quarta-feira, julho 21, 2010

Jamie Helleur nos Auckland


Depois de ter sido titular pela Samoa na vitória da Pacific Nations Cup, Jamie Helleur, que no ano passado envergou a camisola do CDUL, está confirmado no plantel dos Auckland que vai disputar a NPC (começa no final de Julho), tendo sido titular em vários jogos de preparação e marcado alguns ensaios.

Força Jamie, um abraço do CDUL!!!

terça-feira, julho 20, 2010

Academia Super Bock U19 - Academia Sale Sharks, dia 31 no Estádio do Algarve

A Academia Super Bock irá defrontar a " Sale Sharks Academy", aproveitando uma oportunidade associada à realização do jogo particular entre as equipas principais dos Sale Sharks e do Newcastle Falcons.

O jogo entre estas 2 Academias, insere-se na preparação da nossa Selecção Sub 19, que irá competir no Campeonato da Europa, em Bruxelas de 23 a 31 de Outubro.

O jogo realizar-se-á no Estádio do Algarve, dia 31 de Julho, pelas 19:00, antecedendo o evento principal entre os "Sharks" e os "Falcons".
A Lista de convocados para o jogo entre a Academia Super Bock e os "Sale Sharks Academy", a realizar no próximo dia 31 de Julho, pelas 19:00, no Estádio do Algarve, é a seguinte

Pilares
Bruno Rocha, Técnico; Francisco Amaral, CDUL; João Almeida, CDUL; José Leal Costa, Inglaterra; Lourenço Thomaz, Direito; Pedro Ventura, Agronomia; Ricardo Gonçalves, Académica
Talonadores
André Menezes, Direito; Duarte Foro, CDUL; Filipe Pereira, Benfica
2ª Linha
Duarte Gil, CDUL; Fernando Almeida, V. Setúbal; Guilherme Ribeiro, Académica; Manuel Lima, Belenenses
3ª Linha
António Peixoto, Guimarães; Eduardo Macedo, CDUP; João Barreto, Belenenses; João Cabral, Direito
Formações
João Oliveira, Évora; José Ferrão, Académica; Lourenço Ribeiro, Agronomia;
Aberturas
António Marques, Técnico; Francisco Onofre, Agronomia; Rodrigo Figueiredo, CDUP
Centros
Bernardo Campelo, Agronomia; Francisco Almeida, Belenenses; Francisco Otto, CDUL; José Lima, Évora; Tomás Rosado, CDUP
Pontas
Albertino Santos, Lousã; Alexandre Cisneiros, Académica; Francisco Correia, Direito; José Branco, Belenenses; Nuno Campos, V. Setúbal; Pedro Castro, Técnico; Rodrigo Verdes, V. Setúbal
Defesas
Manuel Castro Pereira, Cascais; Miguel Costa, Direito

Fonte site da FPR

segunda-feira, julho 19, 2010

Académica vence Campeonato Europeu de Sevens Universitário


Na final a Académica bateu a Universidade de Montpellier por 7-0, parabéns e grande abraço à Briosa! Ler mais aqui

Entretanto, já é conhecida a convocatória para o Campeonato do Mundial Universitário de Sevens, que vai ter lugar nos dias 21 a 24 de Julho, no Porto. Foram convocados os seguintes jogadores:

Selecção Nacional Masculina
Diogo Miranda, Francisco Appleton, Francisco Serra, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro, Joseph Gardener, Luís Sousa, Pedro Leal, Rui Rodrigues, Sebastião Cunha, Sérgio Franco e Vasco Uva.
Reserva: João Lino, Luís Castro e Pedro Silva.

Selecção Nacional Feminina
Ana Antunes, Carlota Gouveia, Catarina Antunes, Cátia João, Daniela Andrade, Isabel Ozorio, Joana Borlido, Joana Vieira, Leonor Amaral, Mara Silva, Maria Vasquez, Marta Ferreira, Daniela Correia e Maria Heitor.

Força Portugal!

quarta-feira, julho 14, 2010

Tiro no Pé?


Segunda feira, realizou-se na FPR o sorteio para os Campeonatos da Divisão de Honra e da 1ª Divisão impostos pela Direcção da FPR aos clubes.

No passado dia 1 de Julho, realizou-se uma reunião entre a Direcção da FPR e os clubes, na qual o Presidente da FPR apresentou a sua proposta afirmando que aquela era a que entendia ser a melhor para o rugby português, mas que não iria contra a vontade da maioria inequívoca dos clubes. Estiveram presentes todos os clubes da DH, o Évora, o Cascais e o Vitória.

Da reunião saimos todos convencidos que o calendário aprovado era a 2ª hipótese (parecido com o deste ano) que não previa o seu inicio em Setembro e término em Janeiro.

6ª feira passada fomos confrontados com uma carta do Presidente da FPR a dar o dito por não dito, porque afinal verificou que a maioria não era tão maioria assim, 6 clubes contra a proposta da Direcção que era mais ou menos apoiada por 5 clubes (Académica, Vitória e Cascais também manifestaram a sua apreensão por o campeonato começar tão cedo, na 1ª proposta a meio de Setembro), o que é certo é que a maioria inequívoca dos clubes da DH estiveram contra a proposta, Belenenses, Direito, CDUL, Técnico e CRAV, apoiaram inequívocamente a proposta da FPR a Agronomia e Benfica.

No sorteio do calendário, na presença do Presidente da FPR, foi reafirmada a insatisfação dos referidos clubes perante todos estes mal entendidos, tendo por vezes a discussão ultrapassado os limites da urbanidade que se exige neste tipo de reuniões.

Relativamente à posição da Direcção da FPR, há que ter em conta que o calendário imposto era o que constava do seu programa eleitoral e que segundo os novos estatutos o Presidente não precisa do acordo dos clubes para decidir nestas matérias.

Relativamente à posição dos clubes que são contra esta proposta, as suas principais razões são as seguintes:

Não se entende para que foi a reunião do passado dia 1 de Junho, se como foi afirmado esta proposta constava do programa eleitoral do actual Presidente, acabou por só servir para acicatar os ânimos, por ter ficado subentendido que estava aprovada a segunda proposta, apresentada pelo presidente da FPR, com ligeiras alterações e posteriormente ter voltado à proposta inicial.

Na próxima época, segundo o Presidente da Direcção da FPR, Carlos Amado da Silva, o modelo competitivo vai mudar para uma fórmula 6 + 6, o que implica que este ano descem 3 clubes.

Este pormenor de descerem 3 clubes faz toda a diferença na postura dos clubes relativamente a jogarem quando tiverem jogadores nas selecções, e isso vai acontecer por 5 vezes. Em Novembro 3 jogos de preparação, enquanto decorrem as jornadas 8, 9 e 10, e em Dezembro 2 torneios IRB Sevens que coincidem com as jornadas 11 e 12. Se se pretende verdade desportiva com a proposta de o campeonato se jogar todo de seguida, então todos os clubes também devem ter todos os seus jogadores disponíveis para disputar o mesmo.

Com o campeonato a ser disputado em 4 meses, vamos ver alguns clubes a fazerem contratações de estrangeiros a granel para colmatarem a inexistência de escolas, veja-se o exemplo do Benfica, que já anunciou a contratação de Conrad Stickling e Michael Lubbe e tem sido acusado por outros clubes de andar a assediar jogadores à revelia das suas Direcções.

Começar em Setembro, mesmo que seja na última semana, implica que os treinos comecem a meio de Agosto, o que para a realidade do perfil dos jogadores nacionais é uma violência, tornando muito dificil os clubes conseguirem reunir os planteis nesta altura.

O campeonato nacional é a competição com maior visibilidade, é a única que atrai público e consequentemente patrocínios, acabar em Janeiro, em pleno inverno, correndo o risco de a final se disputar num dia de temporal, com chuva, vento e frio e ter meia dúzia de pessoas a assistir à festa do rugby é o equivalente a dar um tiro no pé, sem visibilidade ficam em risco os poucos patrocínios que os clubes ainda vão conseguindo arranjar.

Dá-se grande ênfase ao facto de a Taça de Portugal se jogar sem interrupções, quando é uma competição que normalmente serve para gerir o calendário, não faz sentido nenhum jogar tudo seguido, uma equipa que seja logo eliminada vai ficar várias semanas parada. Idêntica situação para os clubes que não sejam apurados para a Final Four, param a 9 de Janeiro, só recomeçando a 19 de Fevereiro, com a Taça Patrocinador. Portanto 5 semanas sem competição. Depois se tiverem o azar de serem eliminados nos 1/8 finais da TP (26 de Março) acaba-se a época para muitos jogadores.

Dia 26 de Março vai ser o último dia de competições para, 90% dos primeiras linhas, 50% dos plantéis entram de férias, recomeçando os treinos em Agosto... Actualmente já é dificil segurar muitos atletas até ao final das épocas, com esta proposta a situação vai ser muito mais complicada.

Uma das razões apontadas para justificar começar mais cedo e conseguir meter o campeonato todo antes do interregno para os compromissos internacionais, é que lá fora os campeonatos também começam nesta altura, esquecem-se é que lá fora são profissionais, lá fora o campeonato não acaba em Janeiro e lá fora os campeonatos prolongam-se até Maio/Junho.

Termino com as palavras proferidas pelo Presidente da FPR quando apresentou, contrariado, a segunda opção de calendário na reunião de 1 de Julho, "os senhores fazem as asneiras que quiserem..."

domingo, julho 11, 2010

Portugal campeão europeu de Sevens

Portugal bateu bateu a Franca na final por 12 a 5, ver mais no blog Mao de Mestre e site da IRB e da FPR.

Vasco Uva, Diogo Mateus, Frederico Oliveira e Pedro Leal entraram sempre como titulares.

Pedro Leal foi o melhor marcador da selecção com 50 pontos (4 ensaios).
Frederico Oliveira e Joe Gardener marcaram 5 ensaios cada (Joe mais uma conversão), Vasco Uva, Diogo Mateus e Sebastião Cunha 3 ensaios, Hugo Valente 2 ensaios e António Aguilar e João Mirra 1 ensaio cada.

A seleção feminina venceu a Alemanha por 33-7 e conquistou o sétimo lugar.

Parabéns, grande abraço

quinta-feira, julho 08, 2010

Vem aí o Tri Nations, obrigado Sporttv

Sábado começa o Tri-Nations, primeiro jogo All Blacks - Springboks, em Auckland com transmissão em directo na Sporttv2, às 8.30 horas e às 19.30 horas.

Constituição das equipas:

Nova Zelândia
1.Tony Woodcock, 2.Keven Mealamu, 3.Owen Franks,
4.Brad Thorn, 5.Tom Donnelly,
6.Jerome Kaino, 7.Richie McCaw (captain), 8.Kieran Read,
9.Jimmy Cowan, 10.Dan Carter,
11.Josevata Rokocoko, 12.Ma'a Nonu, 13.Conrad Smith, 14.Cory Jane, 15. Mils Muliaina.
Suplentes:
16.Corey Flynn, 17.Ben Franks, 18.Sam Whitelock, 19.Liam Messam, 20.Piri Weepu, 21.Aaron Cruden, 22.Richard Kahui.

África do Sul
1. Gurthro Steenkamp, 2. John Smit (c), 3. Jannie du Plessis,
4. Bakkies Botha, 5. Victor Matfield,
6. Schalk Burger, 7. Francois Louw, 8.Pierre Spies,
9. Ricky Januarie, 10. Morne Steyn,
11. Bryan Habana, 12. Wynand Oliver, 13. Jaque Fourie, 14. Jean de Villiers, 15. Zane Kirchner
Suplentes: 16. Chiliboy Ralepelle, 17. BJ Botha, 18. Andries Bekker, 19. Danie Rossouw, 20. Ruan Pienaar, 21. Butch James, 22. Gio Aplon.

quarta-feira, julho 07, 2010

A não perder, a derrota dos Lobos frente à Escolinha de Rugby da Galiza contada por este puto


Ver o artigo em: http://escolinhaderugbydagaliza.blogspot.com/ de onde a foto foi surripiada.

10 Raposas em Moscovo


Também a Selecção Feminina de Sevens vai a Moscovo disputar o Campeonato Europeu. Rui Carvoeira e João Catulo convocaram as seguintes jogadoras:

Alexandra Goncalves, Ana Antunes, Arlete Goncalves, Catarina Antunes e Iris Silva, do Benfica
Daniela Andrade e Joana Borlido, da Agrária
Isabel Ozório e Joana Vieira, do Técnico
Benedita Abreu, do CDUP

A restante comitiva é composta por:
Manager: Miguel do Carmo
Treinadores: Rui Carvoeira e João Catulo
Fisoterapeuta: Gonçalo Ramos

A Selecção Nacional terá os seguintes jogos, na fase de grupos:
Holanda, Rússia, Finlândia e Espanha.

No outro grupo estão a Alemanha, França, Itália, Suécia e Inglaterra.

Pedro Sousa Ribeiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, chefia as 2 comitivas lusas.

A selecção tem preparado com enorme cuidado este campeonato, esperemos que tudo corra bem, sem lesões e com grandes exibições e consigam um resultado, pelo menos, tão bom bom como o do ano passado, abraço.

Força Portugal!

terça-feira, julho 06, 2010

Os 10 para Moscovo


São já conhecidos os convocados para o Europeu de Sevens:

1. Sebastião Cunha, Belenenses
2. Diogo Mateus, Belenenses
3. Frederico Oliveira, CDUL
4. Pedro Leal, Direito
5. Joseph Gardener, Agronomia
6. Gonçalo Foro, CDUL
7. Hugo Valente, Belenenses
8. Vasco Uva, Direito
9. João Mirra, Belenenses
10. António Aguilar, Direito

A restante comitiva é composta por:
Manager: Francisco Martins
Seleccionador: Tomaz Morais
Treinador: Pedro Fernandes
Fisioterapeuta: Luís Ramusga

No sábado Portugal defronta a Geórgia, Itália, Moldávia e Rússia, no domingo a Polónia, depois é conforme os resultados obtidos.

FORÇA PORTUGAL!!!

sexta-feira, julho 02, 2010

Francisco Appleton, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro e João Lino convocados para o estágio de preparação para o Europeu de Sevens


Grande época de João Lino, na foto um bocado mais novinho

O Seleccionador Nacional de Sevens, Tomaz Morais, divulgou a lista dos jogadores que vão participar no estágio de preparação para a Final do Circuito Europeu de Sevens, a ser disputado nos próximos dias 10 e 11 de Julho, em Moscovo.

António Aguilar, José Guerreiro, Luís Macedo, Pedro Leal e Vasco Uva, do Direito
Diogo Mateus, Diogo Miranda, Hugo Valente, João Mirra e Sebastião Cunha, do Belenenses
Francisco Appleton, Frederico Oliveira, Gonçalo Foro e João Lino, do CDUL
Francisco Serra e Rui Rodrigues, da Académica
João Mestre e João Ventosa, do Benfica
Joe Gardener, da Agronomia
Luís Castro, do Técnico

Registem-se algumas estreias na convocatória, Luís Macedo, João Lino, João Mestre, João Ventosa e Luis Castro, foram convocados 20 jogadores, 8 vão ficar de fora.

Contava ir a Moscovo fazer a reportagem fotográfica, mas infelizmente afazeres profissionais não me permitem, fica para a próxima.

FORÇA PORTUGAL!

quinta-feira, julho 01, 2010

O rugby português não está no Mundial mas está no mundo!

O blog Rugby de Portugal/Lobos em França, de Brian de Freitas, mudou a sua imagem, gostei e achei interessante divulgar um pouco mais o que fazem alguns blogers Tugas pelo mundo fora.

Bryan de Freitas, tem contribuido muito para a divulgação do rugby nacional em França, despertando o interesse de muitos luso descendentes para um dia poderem vir a representar Portugal, é também uma autêntica montra dos jogadores elegíveis que jogam por terras de França.

Bryan Freitas, juntamente com o Great Duke (Join the Maul um blog mais lúdico sobre o rugby na filatelia, mas com artigos muito bons e sempre com uma opinião ponderada e respeitadora, que muito irrita alguns anónimos que só querem dizer mal) e o Manuel Cabral, com os seus Mão de Mestre, Portugal XV, Portugal Sevens (estes 2, grandes arquivos dos resultados das selecções), Rugby em Português, Sul Americano e Brasil XV, são a cara do rugby português junto da comunidade lusófona

Um grande abraço a todos, que mantenham os faróis do patriotismo luso sempre acesos.

Rugby juvenil foi de férias

A época de rugby juvenil chegou finalmente ao fim e não podia ter acabado de melhor forma, um estágio de U14, fruto do trabalho conjunto das 3 associações de rugby, que não se deixam envolver em divisionismos, um convívio das espectaculares Escolinhas de Rugby e os V Jogos de Inclusão e Integração. É desta forma que o rugby está a sair do casulo e a ir a todas as camadas sociais e em todo o lado, muito bem, as sementes estão a ser lançadas...

Estágio Final da Época U14

Entre 21 e 23 Junho, estiveram reunidos na Anadia, 75 atletas, 10 treinadores e 3 árbitros, representando as 3 Associações Regionais.

Dia 21 realizou-se um torneio TAG-RUGBY, promovendo técnicas de evasão e o apoio/continuidade de jogo e a interacção dos jovens das diferentes regiões. O segundo dia foi dedicado a trabalho específico: Técnicas de Evasão, Tomada de Decisão, Placagem, Contacto e Jogo Dirigido. No terceiro dia, realizou-se o 1º Torneio Inter-Regional, com as equipas das 3 Associações a jogarem entre si.

Resultados:
CRR Centro 0 - ARN 12
Árbitro: Afonso Machado, auxiliado por Tiago Azevedo e Tiago Gonçalves
ARS 41 - CRR Centro 7
Árbitro: Tiago Azevedo, Juízes de Linha: Afonso Machado e Tiago Gonçalves
ARN 0 - ARS 7
Árbitro: Tiago Gonçalves e Juízes de Linha: Tiago Azevedo e Afonso Machado

O formação António Núncio representou o CDUL na selecção da ARS, tendo sido titular nos 3 jogos.

Parabéns às 3 associações regionais que têm feito um grande trabalho no desenvolvimento e promoção do rugby e dando um excelente exemplo de união.

Escolinhas de Rugby encerram a época em beleza

No passado dia 27 de Junho cerca de 80 jovens reuniram-se no Convívio de Escolinhas, em Monsanto. A festa reuniu as Escolinhas de Rugby da Alta de Lisboa, Bairro da Boavista (Lisboa), Camarate “Desperta para o Desporto” e Peniche.

Antes do início do convívio as Escolinhas da Alta de Lisboa e do Bairro da Boavista receberam os seus novos equipamentos desportivos, oferta feita na sequência do evento I Lawyers Rugby Cup, onde participaram equipas dos mais destacados escritórios de advogados a nível nacional e teve como objectivo principal patrocinar causas humanitárias, apoiando projectos de integração social através do rugby.

150 Jovens tiveram Contacto com o Rugby

No passado Sábado cerca de 150 jovens tiveram a oportunidade de participar nos V Jogos de Inclusão e Integração, que teve lugar no Estádio 1º de Maio (Inatel), em Lisboa, organizados pela Fundação Aragão Pinto e com a colaboração da FPR.

Os jovens de diversos bairros de Lisboa e de instituições de crianças com necessidade especiais como a Cercitop e a Cercioeiras, tiveram oportunidade de ter contacto com o rugby, entre outras modalidades, e de conhecer os jogadores da Selecção Nacional Gonçalo Foro e Francisco Mira.

Grande abraço aos directores e técnicos das associações, assim como aos árbitros e outros que de alguma forma tornaram possíveis estes eventos.