terça-feira, junho 29, 2010

CDUL U13 venceu o Torneio Internacional de Madrid



Culminou num estrondoso êxito a viagem a Madrid dos U13, vencedores do Torneio Internacional de Madrid, onde jogamos com as principais equipas da capital espanhola, Alcobendas, Liceo francês e CRC Madrid (as 3 equipas estão entre as 5 melhores de Espanha).

Resultados:
CDUL 30 – CRC Madrid – 10
CDUL 40 - Liceo Frances – 10
CDUL 10 - Alcobendas - 10

Foi chegar, jogar e vencer… A comitiva chegou cedo ao Aeroporto (6 da matina..), mas cedo percebi a alegria e ansiedade e lhes ia na alma. Depois de um voo curto e tranquilo fomos directos para o Torneio. No 1º jogo frente ao CRC Madrid, estivemos ao nosso nível, um bom jogo com uma rotação de todos os 17 jogadores e uma vitoria natural.

No 2º jogo percebemos todos ser o jogo mais difícil e que iria decidir o Torneio, enfrentamos a difícil Equipa do Liceo Frances (Vice-Campeã Espanhola de U13). Mas a grande atitude e concentração dos nossos miúdos superou de forma espectacular o incomodo adversário e fez lembrar aquele jogo este ano contra a Escolinha da Galiza…Raça, e Ambição!

Por fim no 3º embate, a malta descontraiu…já com o Torneio quase ganho, e contra os anfitriões que se afigurava o jogo mais fácil, entramos com uma atitude demasiado passiva.. quase a dormir! Ao intervalo estávamos a perder 10-0, mas na 2ª parte e depois de ouvirem.. das boas dos Treinadores, conseguimos empatar e só não demos a volta ao resultado porque o Treinador do Liceo (árbitro deste jogo) um pouco com “azia” da derrota anterior e do “arrufo” do Duarte com o seu filho, não permitiu a nossa 3ª vitoria consecutiva. Mas já está, o “caneco” já cá canta.

Fundamental nesta deslocação organizada pelos Pais dos Sub 13 com o apoio de varias Empresas era tudo correr bem, que ninguém se magoasse no Torneio era a minha maior preocupação, apesar de termos o Francisco Melo, médico, na comitiva e ter tanto material de primeiros socorros, que parecia apoio Humanitario….melhor assim!

Depois do torneio foi convívio, diversão, alegria e união de grupo! As horas passadas na Piscina do hotel, Novotel unidade de 4* que nos acolheu e na qual me deram os parabéns pelo nosso comportamento (espero que os miúdos não vejam isto!), como fizeram igualmente o director do Nicoletta (gracias Oscar), e da Picanha Madrid, aonde deixamos um Polo da nossa Digressão assinado por toda a comitiva, que vai ser colocado na parede do restaurante, (obrigado Gislaine).

Fabuloso e na memoria de todos está a visita guiada ao Santiago Bernabeu, Casa do melhor clube do mundo, o Real Madrid ,(9 x campeão da Europa), visitamos todas as áreas do estádio de realçar a Zona Vip, o relvado, Banco de suplentes, e a sala de Trofeus, impressionante! E também a simulação da Conferencia de Emprensa…dos adjuntos de Mourinho…João Sousa/João Lérias!!! Para espanto dos outros turistas…

Quero agradecer a todos os que ajudaram e patrocinaram esta deslocação memorável , quero agradecer particularmente ao Alex Grajera, Director das Escolas de Alcobendas , o seu convite pessoal e demonstrar a minha admiração e esforço pelo seu trabalho, naquela que é a maior Escola de Rugby de Formação de Espanha.

Comitiva "Massa azul":
Jogadores: André Duarte, António Paiva, Bernardo Marques Pinto, David Greer, Duarte Gonçalves, Francisco Delgado, Francisco Monteiro, João Bernardo, João Cerqueira, Jorge Abecassis (Capitão), José Maria Dias, Luís Mendes, Martim Mello, Pedro Branco, Rafael Calado, Rodrigo Contreras e Rodrigo Romão.
Treinadores: João Lérias e João Sousa.
Organização: Francisco Menezes e Melo, Jorge Cerqueira, Luís Romão e Vítor Gonçalves (cronista).

AZUL, AZUL, AZUL….ATÉ P'RO ANO CDUL !!!



































sexta-feira, junho 18, 2010

Vários

Jantar da Academia do CDUL

Realiza-se hoje, a partir das 19.30 horas, no Restaurante Frango e Pizza, no Alvaláxia, o jantar de fim de época da Academia CDUL Rugby.

O jantar vai reunir os jogadores e familiares, treinadores e Direcção do CDUL. No decurso do mesmo será feita a apresentação da equipa técnica para a próxima época, vai rver-se a época em imagens e vão ser entregues os troféus desta época, entre muitas outras animações.

Força CDUL!

Beach Rugby

Chegou o Verão e começam os torneios e o Campeonato Nacional de Beach Rugby

O primeiro torneio, não integrado no CN, é organizado pelo Académico de Leiria, cuja Secção de Rugby está a dar os primeiros passos, e vai ter lugar na Praia do Pedrógão, em Leiria, no dia 26 de Junho de 2010.

O torneio está aberto aos escalões U12, U14, Seniores Femininos e Seniores Masculinos. As inscrições devem ser feitas até 22 de Junho, a/c Bruno Neto, através do email neto.academicodeleiria@hotmail.com .

No dia do Torneio decorrerá também a "Festa da Sardinha" na Praia do Pedrógão, pelo que se adivinha uma terceira parte de luxo!

Os torneios integrados no Campeonato nacional são os seguintes:
3 de Julho - Matosinhos, informações: nunogramaxo@gmail.com
10 de Julho – Carcavelos, informações: geral@rugbyspot.pt
17 e 18 de Julho – Figueira da Foz, informações: http://www.figueirabeachrugby.com/

Estágios de Aperfeiçoamento U14 das Associações Regionais

Este Estágio terá lugar na Anadia, nos dias 21, 22 e 23 (Segunda, Terça e Quarta) do mês de Junho. Foram convocados 25 jogadores, do CDUL estarão presentes António Núncio e Rui Baeta.

Bath Rugby Summer Camp - Formação para Treinadores "Coach the Coaches", 7 e 8 Julho, das 18h30 às 20h30, no Hotel Amazónia Jamor

Numa iniciativa conjunta com a Federação Portuguesa de Rugby e a Associação de Rugby do Sul vão realizar-se duas sessões de “Coach the Coaches” para treinadores nacionais de rugby juvenil.
As inscrições nestas duas sessões são gratuitas e cabe aos clubes enviar para a Move Sports os nomes dos treinadores que desejam participar neste evento.

Tópicos de Discussão:
Core Rugby Values - Planning the Season & Planning a Session; Managing Youth Coaches; Managing Parental Expectations; Delivering Coaching; Sessions - Player Specific Sessions; Mini/Midi, Junior & Youth Rugby; Refereeing Youth Rugby; Codes of Conduct; Value of Video Analysis in Coaching e Safeguarding Children

Para inscrição nestas sessões “Coach the Coaches” enviar inscrição via email para bathcamp@movesports.com indicando nome, telefone, email, clube e nº licença de treinador. O nº de inscrições nestas duas (2) sessões é limitado a 30 pessoas.

Esta actividade estará integrada no Bath Rugby Summer Camp que decorre entre 6 e 10 de Julho, no Estádio Nacional, e tem como principal objectivo melhorar as capacidades técnicas dos jogadores (entre os 11 e os 17 anos de idade)

Todos os jogadores que pretendam participar no Bath Rugby Summer podem-se inscrever através do e-mail bathcamp@movesports.com indicando nome, clube, idade, data de nascimento, e nome/telefone/e-mail de encarregado de educação.

Curso de Treinadores Grau 1

O curso, organizado da ARS, está inserido no Plano de Formação de Treinadores de Rugby da Federação Portuguesa de Rugby.

O objectivo será certificar treinadores para os escalões Sub 8, Sub 10 e Sub 12, e está organizado em dois Módulos de um fim-de-semana cada, com sessões teóricas e práticas. O Curso está certificado pela IRB e será emitido certificado IRB. Após aprovação na formação curricular os formandos terão de realizar um estágio acompanhado, num clube, durante a época 2010-2011. Após aprovação será emitida a licença de treinador válida por 4 anos.

Formação curricular:
Módulo 1 – 3 e 4 Julho – Lisboa
Módulo 2 – 10 e 11 de Julho – Lisboa
Estágio: Época 2010-2011

Staff do Curso
Director: João Moura
Secretário: Mário Pato
Formadores Residentes: João Moura; Mário Pato

Selecção de Sevens Feminino

No fim de semana passado a Selecção Nacional Feminina disputou o Torneio de Sevens feminino em Madrid. A selecção apresentou-se dividida em duas equipas: as Tugas e as Quinas.

A equipa das Tugas era constituida por:
Ana Antunes, Arlete Gonçalves, Carlota Gouveia, Catarina Pires, Daniela Andrade, Daniela Correia, Isabel Ozório, Joana Borlido (Cap.), Mara Silva e Natália Costa.

Resultados:
Tugas 28 - Majadahonda 0
Tugas 45 - Alcobendas 0
Tugas 7- Viator Barbarians (Espanha A) 17
Tugas 20 - Olímpico 0
Final de Prata:
Tugas 0 - Torrevieja VII (Espanha B) 7

Equipa das Quinas:
Benedita Abreu, Catarina Antunes (Cap.), Cátia João, Daniela Caetano, Joana Carvalho, Joana Vieira, Leonor Amaral, Maria Heitor, Marta Ferreira e Raquel Castro.

Resultados:
Quinas 40 - CRC Madrid 0
Quinas 21 - Cisneros 0
Quinas 24 - Torrevieja VII (Espanha B) 0
Quinas 19 - Selecção Catalunha 5
Final de Ouro:
Quinas 0 - Viator Barbarians (Espanha A) 33

Parabéns.

quarta-feira, junho 16, 2010

Sevens em Portugal, que futuro?

O fracasso do último Campeonato Nacional de Sevens, poucos torneios e poucas equipas participantes, obriga a uma reflexão sobre o futuro desta variante de rugby em Portugal. Tem havido alguma discussão nos blogues, na qual participei anónimamente (oops não devia ter dito!), mas vou aproveitar a visibilidade do blogue para tentar lançar uma discussão construtiva.

Com os resultados que temos obtido no circuito IRB e no Campeonato da Europa, muitos são os que sonham com a ida de Portugal aos Jogos Olimpicos, mas esse objectivo vai ser muito complicado de atingir.

A fórmula de apuramento para os JO é diferente da fórmula de apuramento para o Mundial e é-nos desfavorável, apuram-se directamente os 4 primeiros do ranking mundial (actualmente Samoa, Nova Zelândia, Austrália e Fiji), o Brasil está automaticamente apurado sobram 7 lugares, não sei como é que estão distribuidos os restantes lugares (agradeço desde já o contributo de quem tenha esta informação).

Na Europa, a Inglaterra é claramente superior a Portugal, batemo-nos com Gales, Escócia, Espanha e Rússia, temos de contar também com a Irlanda, França, Itália, Roménia e Geórgia e no investimento sério que todos estes países vão fazer nos Sevens.

Portanto, não vai ser nada fácil, antes pelo contrário muito dificil mas não impossível, depende do trabalho que se faça nos próximos tempos, aguardemos que a FPR esclareça qual vai ser a estratégia para conseguirmos chegar aos JO.

Independentemente do apuramento ou não para os JO considero os Sevens o melhor meio para promover o rugby em Portugal (dinâmico, com muitos ensaios, jogos curtos e é mais facil de perceber as regras).

Os Sevens, depois dos magnificos Lisboa Sevens, têm sido desprezados em Portugal, é um facto, não interessa procurar culpados mas tentar inverter esta situação, aqui deixo algumas idéias para tentar dinamizar os Sevens:

- organizar torneios escolares, continuando o trabalho desenvolvido pelas associações regionais;
- organizar torneios de sevens, nos fins de semana em que há jogos da selecção;
- a FPR organizar um CN no qual seja obrigatório todas as equipas federadas participarem, com 1ª fase regional e fase final nacional;
- organizar um circuito nacional para equipas patrocinadas, cada torneio teria o nome de um dos patrocinadores;
- organizar um dos torneios do Campeonato da Europa FIRA (temos que ser ambiciosos);
- organizar um dos torneios IRB (sonhar ainda não paga impostos).

Fotos Lisboa - Andaluzia