sábado, setembro 24, 2011

CDUL perde duplo confronto com o Direito


Os primeiros 25' foram de domínio do Direito que rapidamente chegou a 12-0, ensaios de Pedro Leal e Vasco Fragoso Mendes perante um CDUL "preso" e a cometer muitos erros.

O CDUL conseguiu reagir e marcou um ensaio por Carl Murray, não transformado, Pedro leal volta a aumentar a vantagem ao converter uma penalidade, e, em cima do intervalo João Mussolo marcou um belo ensaio que Pedro Cabral transformou.

Ao intervalo o resultado era um empate a 15 e com o CDUL a dominar.

Após o intervalo o CDUL voltou a pressionar, teve 2 penalidades relativamente fáceis que desperdiçou e a seguir passou a jogar contra 14 por expulsão (vermelho) do capitão do Direito, João Correia.

Apesar de jogar em inferioridade numérica o Direito, com grande atitude, jogou com grande serenidade e conquistou uma penalidade que Pedro Leal, mais uma vez, transformou.

Pouco depois o jogo fica decidido com um ensaio marcado por Adérito Esteves que aproveitou muito bem um erro dos 3/4 do CDUL, ensaio transformado por Pedro Leal e num ápice o Direito estava com 10 pontos de avanço.

Cabeça fria, grande atitude defensiva, mais 2 penalidades transformadas pelo inevitável Pedro Leal, 31-15 e o Direito matou definitivamente o jogo.

O CDUL ainda marcou um ensaio por Lourenço Machado, transformado por Carl Murray.

Resultado final 31-22 para o Direito.

Nos outros jogos da Divisão de Honra, a Agronomia venceu com alguma dificuldade o CDUP por 20-12, Benfica e Académica empataram a 11 e o Belenenses, apesar do enorme rombo nos avançados, bateu o Técnico por 58-8.


Os U21 do CDUL também não tiveram pedalada para os seus adversários de Monsanto, começaram bem,  estiveram próximos do ensaio e Tomás Noronha falhou uma penalidade.

O Direito equilibrou a partida e marcou um ensaio transformado, a partir daí dominou e aumentou a vantagem através de mais um ensaio transformado.

Antes do intervalo o CDUL reagiu e Tomás Noronha marcou um belo ensaio que o próprio transformou, ao intervalo o Direito vencia 14-7.

O jogo recomeçou com o Direito a marcar mais um ensaio e pouco depois a aumentar a vantagem através de uma penalidade. A perder por 22-7 o CDUL reagiu e Bruno Medeiros reduziu a diferença para 22-12, Tomás Noronha falha a transformação.

Entretanto, o jogo acabou porque a bancada nova do Direito foi invadida por um grupo de arruaceiros armados de facas que começaram a agredir os adeptos do CDUL, valeu a atitude corajosa de alguns dirigentes do Direito que evitaram o pior.

sexta-feira, setembro 23, 2011

O ABC do Rugby







Caros Amigos,


Informamos que já podem adquirir a 3ª edição de ABC do Râguebi, de C. K. Saxton, obra traduzida e editada em Portugal pelo principal responsável do desenvolvimento do râguebi no nosso país, Eng. Vasco Pinto de Magalhães (autor da introdução e notas).

Esta é sem dúvida uma das obras mais valiosas para aprender o que é o râguebi, a sua técnica e o seu espírito. Esta obra inclui uma abordagem filosófica O Râguebi, um Desporto Completo, do jesuíta Padre Vasco Pinto de Magalhães e é apresentada pelo seu irmão João, a quem se deve a reedição:

“O presente livro destina-se a todos os que gostam do Râguebi, o viveram ou o estão a descobrir e nele encontram uma boa escola de humanismo, de alegria, de honra, valentia e humildade. Parece que nos últimos anos, acompanhando a sua maior difusão e popularidade, o Râguebi mudou muito. Mas mantém e deve manter-se o mesmo espírito de jogo, a mesma atitude que o torna um desporto e uma escola de vida incomparáveis. Não é apenas a reedição de um livro clássico, mas a compilação de dois, que se complementam e mantêm a frescura e os traços característicos para a compreensão do desportivismo e deste desporto: um é O ABC do Râguebi,de C. K. Saxton, que o meu Pai traduziu para português e o outro é da autoria do meu irmão mais velho, Vasco, uma reflexão sobre o Râguebi e o seu espírito”

João Pinto de Magalhães

A 3ª edição de“ABC do Râguebi” pode adquirir-se no CDUL por 15 ensaios.

Direito - CDUL, seniores e U21 amanhã em Monsanto

Amanhã, o CDUL desloca-se a Monsanto para disputar com o Direito a 1ª jornada do CN-DH. O jogo tem lugar às 14 horas seguido do jogo dos U21.


Os seniores convocados do CDUL são:
Bernardo Silveira, Carl Murray, Duarte Foro, Duarte Gil, Francisco Coimbra, Francisco Appleton, Frederico Melim, Frederico Oliveira, Frederico Vasconcelos, Gonçalo Foro (c), João Junior, João Lino, João Mussolo, João Sacadura, Francisco P. Magalhães, Lourenço Machado, Miguel Vilaça, Michael Dias, Nuno Ferreira, Pedro Cabral, Tito Caldeira e Veltioven Tavares.


O jogo vai ser arbitrado por Paulo Duarte, auxiliado por Adelino Coelho e Pedro Alegre.


O jogo dos U21 vai ser apitado por Bruno Rodrigues. O CDUL vai apresentar s U21 o seguinte XV:
1. Bruno Medeiros, 2. Francisco Amaral, 3. José Monteiro
4. Pedro Mello, 5. António Stillwell
6. Guilherme Santos, 7. Miguel Seabra, 8. Bruno Morais (c)
9. Nuno Abecassis, 10. Diogo Oliveira
11. Tomás Appleton, 12. Gustavo Rodrigues, 13. Tomás Botelho, 14. Miguel Rego e 15. Tomás Noronha
Suplentes:
16. Francisco Vilaça, 17. José Soares, 18. Bernardo Felix da Costa, 19. Bernardo Tello Gonçalves, 20. Bernardo Megre, 21. José Sacramento, 22. Bernardo Canas