sexta-feira, dezembro 15, 2006

FINAL DA TAÇA IBÉRICA DIREITO - SANTBOIANA

António Aguilar publicou no seu blog um artigo sobre este jogo e a prevísivel pouca afluência de público para assistir ao mesmo. Tentei comentar a notícia mas por motivos que desconheço não consegui. Não percebo se é problema meu, pois apareceu um comentário do Miguel Portela posto às 11.21 horas ou se é uma inibição criada pelo administrador do blog. No entanto os seus comentários são bastantes pertinentes e como quero dar a minha opinião sobre o assunto, na impossibilidade de o fazer no seu blog, faço-o aqui.
Aguilar acusa a FPR porque decidiu marcar uma jornada do campeonato nacional no fim de semana em que se decide o campeão ibérico de clubes, vai mais longe e diz que a FPR não está sozinha porque nisto de dar tiros nos pés toda a gente participa e os clubes também não estão isentos de culpa porque poderiam ter marcado os seus jogos para domingo para assim poderem assistir a este grande jogo.
No que toca à FPR estou de acordo, a coordenação é deficiente, até marcaram um Convívio Nacional para o Estádio Nacional (que acaba às 16 horas), em vez de ser no EUL. Para todos os efeitos o Direito representa Portugal neste embate internacional. Mas sabendo das deficiências da FPR, será que a Direcção do Direito chamou a atenção para este problema?
Quanto à segunda afirmação só fará sentido se a Direcção do Direito tiver contactado as Direcções do Cascais e do Técnico (o Benfica não marcou o jogo para sábado) para tentar adiar os jogos para domingo e tenha recebido uma resposta negativa. Se não contactaram ninguém, então as culpas são da Direcção do Direito ou são os outros clubes que têm de tomar a iniciativa numa questão em que o interesse principal é do Direito?
Relativamente ao segundo tema abordado estou totalmente de acordo e já escrevi sobre o assunto neste blog (COMEÇA BEM O CAMPEONATO NACIONAL DE RUGBY - DIVISÃO DE HONRA).

Espero que o Direito faça uma grande exibição e que a Taça Ibérica fique em Portugal.

3 comentários:

Rui Silva disse...

Compreendendo totalmente as razões que levam o António Aguilar a escrever aquilo que se pode ler no seu blog, devo dizer que não considero a Taça Ibérica de Rugby, que se disputa anualmente entre os campeões dos dois países, um «desígnio nacional» no que ao Rugby diz respeito. Apesar disso, creio que o calendário poderia ter sido adaptado, de forma a que todos pudessem estar presentes no EUL para apoiar a equipa portuguesa, neste caso o GDD.

Bem mais grave é a marcação de jogos de competições nacionais em dia de jogo internacional de selecções, como aconteceu nas últimas partidas do Play-Off, com a Rússia e com a Geórgia.

O Campeonato nasceu coxo, o modelo competitivo é - na minha opinião pessoal - desajustado e o calendário absolutamente submetido aos superiores interesses da selecção de XV.

Sobre os adiamentos, utilização de jogadores menos utilizados e afins... Eu por mim recriava o Torneio de Abertura, ou dava à ARS a possibilidade de criar um Torneio Regional de Lisboa Senior (ou sub-23, por exemplo), no qual os jogadores menos rodados (e outros a reentrar na competição, depois de lesões) pudessem ganhar ritmo competitivo e experiência.

Divisão de Honra é para disputar entre os «primeiros XV's» dos clubes envolvidos. Quero dizer, nos jogos a doer devem estar disponíveis todos os jogadores inscritos pelo clube, excepto naturalmente aqueles que se encontram lesionados.

Nenhum clube deve ficar prejudicado por contribuir com vários jogadores para as selecções, como tem acontecido com o Direito, o Belenenses ou a Agronomia (no passado foram outros os prejudicados).

Um abraço
Rui Vasco

Anónimo disse...

pois é...mas quando foi com a taça ibérica a dois anos em que participava a A.A.C..FOI SEMPRE ADIADA ATÉ MAIO ,DEVIDO PRINCIPALMENTE A F.P.R. QUE N QUERIA ADIAR O JOGO DA ACADEMICA DO CAMPEONATO..E LÁ SE FEZ EM MAIO..CAMBADA DE ..NEM SEI DE QUE..ERA PARA VER TRASMISSÃO TELEVISIVA...UM DIA ANTES DISSERAM QUE N ..PEDIRAM DINHEIRO Á A.A.C!!!

miguel rodrigues disse...

Caro Rui,

O que afirmei nada tem contra o Direito ou contra o Aguilar, de quem aliás tenho a melhor impressão como pessoa e como jogador, o que quis foi chamar a atenção para não encontrarmos sempre bodes expiatórios (FPR) quando eventualmente os clubes também têm algumas responsabilidades:

• A falta de comunicação entre as Direcções dos Clubes, são tão poucos e toda a gente se conhece;
• a falta de comunicação com a FPR (apresentando propostas construtivas e exequíveis);
• a falta de um plano de divulgação do rugby pela FPR e também pelos clubes.

Já agora registe-se positivamente a divulgação dos resultados dos jogos da Divisão de Honra e da 1ª Divisão, ontem no site da FPR.

Também compreendo o Aguilar, pois existe sempre falta de coordenação e ninguém é culpado, mas se olharmos com cuidado para as actividades do rugby nacional deste fim de semana constatamos que seria impossível desviar todos os eventos para horários não coincidentes com o jogo da Taça Ibérica. Mas fica sempre a sensação de que nada foi feito para tentar compatibilizar calendários, nem pela FPR e presumo que nem pelos clubes, começando pelo Direito que era o primeiro interessado em ter muita gente a assistir ao jogo.

Quanto ao campeonato na teoria concordo que os clubes não podem ser prejudicados, e a criação de um Torneio Regional pode minimizar o problema, mas tenho dúvidas que exista calendário que permita aos clubes jogarem sempre com todos os seus titulares, isto é, só haver jogos quando a selecção não tiver compromissos (Campeonato Europeu de XV e de Sevens, jogos de apuramento e de preparação para o Mundial e Circuito Mundial IRB de Sevens).

Se o Direito, Belenenses e Agronomia são os clubes mais prejudicados no plano desportivo, também é verdade que são os mais beneficiados no plano material recebendo grandes subsídios, que têm a ver com o número de jogadores seleccionados, gostava de saber quanto receberam os clubes acima mencionados.

O CDUL também é afectado pela colaboração com a selecção, Tiago Girão e Gonçalo Foro estavam nos Sevens, no Dubai e George, quando fizemos o primeiro jogo do campeonato contra o Benfica, que não sei porquê deixou de dar jogadores para as selecções, estando por isso beneficiado em relação ao CDUL. Pedro Cabral lesionou-se ao serviço da selecção, estando parado há 4 meses e agora o Gonçalo Foro também se lesionou. Para um clube que ainda está em reconstrução depois de um período conturbado é muito mais complicado gerir estas ausências do que para clubes com a dimensão do Belenenses ou do Direito.

Um abraço,

Miguel Rodrigues