quarta-feira, maio 06, 2009

Que Rugby queremos?

Não pretendo com este texto atacar nenhum clube em especial, mas fazer um apelo a TODOS para que regressem ao verdadeiro espírito do Rugby, de forma a que esta modalidade possa continuar a afirmar-se em Portugal e a atrair cada vez mais adeptos e patrocinadores, caso contrário será um retrocesso perigoso, correndo o risco de voltar a ser um jogo para meia dúzia de carolas.

Muitos jovens parecem estar mais interessadas em mostrar que são mais arruaceiros e valentões que os outros. É só bazófias e ordinarices nalguns blogs, p.e.: CN18, cuja caixa de comentários é um chorrilho de idiotices.

Quero crer que é uma minoria, mas que criam um ambiente de cortar à faca e depois nos jogos passam-se facilmente uns com os outros, como aconteceu na passada 6ª feira na Tapada, no jogo entre os U18 do CDUL e da Agronomia.

Sendo o rugby um desporto de muito contacto físico, é natural (mas indesejável) acontecerem algumas escaramuças entre os praticantes, que normalmente acabam rapidamente, neste caso foi mais grave porque alguns adeptos agrediram cobardemente jogadores. Felizmente não foi pior porque estavam muitos ex-jogadores, de ambos os clubes, que souberam acalmar os ânimos, caso contrário com as bancadas cheias como estavam...

Os exemplos que alguns estão a dar poderão vir a ter repercussões muito negativas nos mais novos. Chamar filho da puta ao árbitro ou aos adversários, dar-lhes porrada ou cuspir-lhes começa a ser banal. Os putos que agora estão nas escolas a assistirem a este espectáculo e animados por rivalidade estúpidas entre os clubes, quando forem maiorzinhos vão ser autênticas feras. É isto que queremos?

Não quero com estas afirmações dizer que são todos uma cambada de arruaceiros, antes pelo contrário, a maioria são jovens exemplares que merecem o maior respeito, mas são jovens e facilmente influenciáveis, principalmente quando os exemplos vêm daqueles que são uma referência para eles.

O Rugby está a ser muito maltratado por aqueles que o amam, que cegos pela ânsia da vitória esquecem-se dos Códigos de Conduta do Rugby, esquecem-se do fundamental, que é o RESPEITO.

O grave é que não percebem que correm o risco de matar as galinhas de ovos de ouro, os patrocinadores, que não querem ver os seus nomes associados a confusões deste tipo.

Não podemos continuar a olhar para estas anormalidades com indiferença, sob pena de se generalizar cada vez mais este tipo de cenas, a FPR e o clubes têm de intervir junto dos seus atletas e adeptos. A FPR regulando devidamente as competições e actuando rapida e exemplarmente em qualquer situação de forma isenta e transparente. Os clubes impondo regras de conduta aos seus atletas, condizentes com o espírito do Rugby e trabalhando em conjunto como muito bem fizeram na organização das 1/2 finais da Final Four.

No sábado vai jogar-se mais uma grande Final, desta vez da Taça de Portugal entre Agronomia e Belenenses, estou certo que vai ser uma grande festa do Rugby, e que todos estarão à altura para mostrarmos que a nossa modalidade é mesmo diferente, para melhor, que as outras.

Para terminar publico um comentário de um anónimo no blog Raguebi Tuga, que felizmente acabou com a publicação livre de coments, que se estava a tornar um veículo cobarde de ofensas torpes e incentivo à violência:

"... Vem aí mais um jogo de nervos (FINAL DA TAÇA) pelo que é preciso serenarmos um pouco. Aos intervenientes deseja-se um bom espectáculo. Que lutem do principio ao fim, com bravura e espirito guerreiro, mas respeitando os principios que movem este desporto. Haverá falhas da arbitragem com certeza... Mas não pensem nisso. Marquem bons ensaios, façam grandes placagens, contruam boas plataformas de ataque e divirtam-se. Aos adeptos pede-se que, de uma vez por todas, vão para as bancadas a apoiar as suas equipas, sem insultos aos arbitro, jogadores adversários etc... Bebam álcool para se divertirem e não para deitarem cá para fora frustações ou outras preocupações do vosso dia a dia. Façam a festa, confraternizem!!! É possível e vão ver que, quer a derrota quer a vitória, terá uma sabor bem mais agradável... RESPEITO."

VIVA O RUGBY!!!

Sem comentários: