quinta-feira, abril 05, 2012

Sábado começa a festa do Rugby?

Sábado começam as fases finais, designadas por Final Four, dos Campeonatos Nacionais de Rugby de XV nos escalões de Seniores e U21.

Curiosamente, as equipas participantes são exactamente as mesmas e vão ter o mesmo calendário, a única diferença é que nos seniores vai haver uma final entre os 2 primeiros classificados e nos U21 o campeão será a equipa que chegar ao fim das 6 jornadas tiver mais pontos.

Apesar das equipas partirem para esta fase já com uma diferença pontual, no caso dos seniores 4 pontos para a Agronomia, 3 para o Direito, 2 para o CDUL e 1 para a Académica e nos U21 4 para o Direito, 3 para a Académica, 2 para o CDUL e 1 para a Agronomia, não se pode afirmar que haja favoritos tal o equilíbrio que existe entre as equipas.

Vão ser 6 jornadas espectaculares, 12 jogos intensos em cada escalão, autênticas finais e montras do melhor rugby que se pratica em Portugal.

Estão reunidos todos os ingredientes para que sejam verdadeiras festas de rugby, a exemplo do que acontece noutros países, com os adeptos dos clubes a conviverem e a beberem copos juntos, a apoiarem as suas equipas respeitando os adversários e as decisões dos árbitros, os jogadores a deixarem tudo em campo com respeito pelos adversários e pelas decisões dos árbitros, as equipas técnicas permanecendo nos locais que lhes estão destinados e sem tentarem condicionar e respeitando as actuações das equipas de arbitragem, e os árbitros a exercerem a sua autoridade se for necessário sem olharem a nomes e a camisolas apoiados pela rigorosa e pesada mão do Conselho de Disciplina. Parece impossível mas não é, no fundo estamos a falar de alguns dos tão apregoados valores do rugby, basta controlarmos o nosso temperamento latino.

Tantas vezes se fala que não há um plano de promoção do rugby, está aqui, são 12 grandes eventos, nada melhor para promover o rugby que o próprio rugby, a escolha é nossa, só faltam as transmissões televisivas para levarem os jogos para além de Lisboa e Coimbra.


3 comentários:

Anónimo disse...

nos sub 21 nao ha final??

miguel rodrigues disse...

não

Anónimo disse...

quando vao por os convocados??