quarta-feira, abril 15, 2009

Final Four do Campeonato Nacional da Divisão de Honra

Ontem, os 4 clubes envolvidos na luta pelo título, representados pelos seus treinadores e capitães, promoveram uma conferência de imprensa para divulgação da Final Four.

O Rugby ainda não é uma modalidade suficientemente implantada em Portugal que justifique a presença dos meios de comunicação social em eventos deste tipo. Apesar de os clubes terem trabalhado em conjunto e divulgado o evento, somente esteve presente a Bola, que hoje publicou um artigo sobre a mesma.

O facto de existir um "conflito" de interesse entre um dos principais patrocinadores dos clubes (Sagres) e o patrocinador oficial da prova (Superbock), inviabilizou que a conferência fosse organizada como devia ter sido, sob a tutela da FPR. Esta por sua vez está em vias de garantir a transmissão televisa da final.

Independentemente do sucesso ou não da mesma, os clubes estiveram bem, fizeram o que deviam, promoveram a modalidade e deram exposição aos seus patrocinadores.

Pelas palavras dos representantes dos clubes, notou-se muito respeito entre todos, coisa que infelizmente não acontece na maioria dos comentários nos blogues sobre rugby. Era bom que os anónimos seguissem o exemplo de quem treina e joga ao mais alto nível.

Foram focados aspectos muitos importantes sobre o modelo competitivo, na generalidade ninguém se mostrou muito preocupado com o modelo A ou B, desde que as regras sejam claras. O calendário foi criticado por causa das interrupções excessivas. Houve quem defendesse a Final Four todos contra todos a 2 voltas, tal como a FF dos Sub 20, e quem defendesse o actual modelo, pois a espectacularidade das 1/2 finais e final dão mais visibilidade à modalidade.

Num aspecto todos estiveram de acordo, a ausência prolongada de jogadores ao serviço das selecções prejudica os clubes que mais atletas dão às mesmas.

Na organização dos jogos das 1/2 finais houve o cuidado não haver jogos no mesmo dia e de garantir algumas condições básicas para que os mesmos decorram da melhor forma possível.

Dos jogos deste fim de semana ainda poderá ocorrer uma alteração, que é a antecipação do Belenenses - Direito, para uma hora mais cedo, conforme tinha sido acordado entre todos e é assim que está no flyer que vai ser distribuido nas escolas e universidades.

Um último comentário ao local onde se vai jogar o CDUL - Agronomia, do próximo sábado.

O CDUL tomou conhecimento de que não podia jogar mais no campo de honra até ao final da época, apesar de ter feito com enorme antecedência a reserva do mesmo, porque o EUL decidiu fazer obras na pista de atletismo.

É uma situação que nos ultrapassa (é do estilo IDP - ARS, só que menos grave), lamentamos a forma como fomos tratados e os prejuízos inerentes, nomeadamente uma hipotética transmissão televisa.

Foram analisadas várias alternativas, INATEL e Estádio Nacional, mas foram descartadas porque o CDUL iria perder a vantagem factor casa. Assim, restou o campo 2, péssimo para os espectadores, ainda se pensou montar uma bancada, mas essa hipótese também foi descartada por não haver espaço, pois o campo está todo rodeado por árvores.

Lamentando não poder proporcionar melhores condições aos espectadores, esperamos que seja um grande jogo de rugby, antecedido por um convívio entre as escolas dos 2 clubes, e que tal como os jogadores e técnicos se respeitam, haja um comportamento correcto por parte dos adeptos, para que este jogo seja mais uma grande festa do rugby
.

Sem comentários: