sábado, setembro 08, 2012

Delfim Barreira, um exemplo


No decorrer do Algarve Sevens fui confrontado com a notícia de que o Delfim Barreira, pessoa que conheço há alguns anos e por quem nutro um enorme respeito e amizade, tinha sido dispensado da FPR.

Mais uma vez Delfim deu um grande exemplo, foi enorme, mostrou todo o seu amor pela modalidade pois apesar de já lhe ter sido comunicada a decisão da Direcção da FPR, não deixou de estar presente no evento e contribuir para o seu êxito.


Vou sentir a sua falta quando entrar na sede da FPR, vou sentir a sua falta na preparação das Assembleias Gerais da FPR, vou sentir falta das suas histórias, vou sentir a sua falta nos jogos organizados pela FPR, enfim, acho que quem vai sentir mais falta dele é o Rugby.


Ninguém é eterno nem ninguém é insubstituivel, mas toda a gente merece ser tratada com respeito, uns mais que outros pela forma como se comportam a nível pessoal e profissional. Delfim merecia muito mais.


Para conhecimento público fica a posição do CDUL, relativamente a esta questão, em carta escrita pelo Presidente do CDUL, Lourenço Fernandes Thomaz enviada ao Delfim e às Direcções dos clubes da Divisão de Honra.

Caro Delfim,

Foi com muita surpresa que soube desta notícia (aliás se pensar bem desde há uns tempos para cá que já nada me surpreende no Rugby português, basta ver a quantidade de Vice-Presidentes da FPR que são fornecedores da mesma), já falei contigo pessoalmente mas não quis deixar de responder a este mail.

Não percebo como se dispensa uma pessoa que está destacado ao serviço do Rugby há 38 anos.
Não percebo como se dispensa uma pessoa que está a o serviço da FPR e do Rugby Português há 22 anos.
Não percebo como se dispensa a pessoa que em Portugal mais e melhor conhece a FIRA e todas as suas politiquices e pessoas muito "especiais".
Não percebo como se dispensa uma pessoa que é tão querida por todos os clubes em Portugal.
Não percebo como se dispensa uma pessoa que tanto tem trabalhado em prol do Rugby português como eu próprio testemunhei na minha passagem pela FPR.
Não percebo muita coisa, mas enfim ... não me cabe a mim gerir a FPR e nem sequer perceber.

Agora, o que além de não perceber, não posso concordar é a a vergonha de te terem dito para pedires (pelo 39º ano consecutivo) a tua requisição, esta requisição ser aprovada, e 2 semanas depois as mesmas pessoas que disseram para pedires a requisição te dispensam!!! Esta última parte é mesmo a que mais me custa a perceber ... diria mesmo que me custa a acreditar!!!

Consola-me o facto de ter a certeza que várias pessoa do Rugby Nacional e Internacional (FIRA e IRB) também não percebam o mesmo que eu, e já te o tenham transmitido.

Forte abraço e parabéns pelos teus 22 anos de trabalho,
Lourenço F. Thomaz

3 comentários:

Manuel Cabral disse...

Subscrevo inteiramente o comentário e a carta.
Grande abraço

Anónimo disse...

O Delfim era alguem que nos ajudava sempre, que nos resolvia os problemas, que estava sempre disponivel para nos esclarecer duvidas, que quando ninguem sabia já o que ou como fazer ele lá estava para resolver ... ...eu sei lá ! Ele sabia interpretar a modalidade e o seu espirito, tanto colaborava com um clube emergente como com os presidentes de grandes federações ; era sempre o mesmo e sempre disposto a colaborar.
Amigo Delfim, vou sentir muito a tua falta!Forte abraço e muito obrigado por tantas e tantas ajudas que me deste!Zé Maria Caupers

Anónimo disse...

delfim barreira, um grande professor.
nuno lopes