terça-feira, outubro 23, 2007

N€meros do mundial


Cada vez são maiores as receitas geradas pelos grandes eventos desportivos, vejam-se as receitas da TF1 na Taça do Mundo de Rugby.

O grupo TF1 recebeu mais de 48 milhões de euros em receitas publicitárias durante a difusão da taça do mundo! 47 milhões provêm de 974 spots publicitários em 20 jogos tansmitidos em directo. A sua filial Eurosport teve 809.000 euros de receitas (619 spots) na transmissão de 27 jogos em directo, e os 18 programas "Magazines de la Coupe du monde" que passavam à noite geraram 333.000 euros (114 spots).

Para o grupo, que comprou os direitos televisivos das taças do mundo de 2007 e 2011 por 80 milhões de euros, o custo da edição de 2007 eleva-se a 40 milhões de euros, mais uma dezena de milhões de euros referentes a custos de produção. Fonte Rugbyrama.

Entretanto, Bernard Laporte deixou o comando dos Bleus. Tudo indica que vai ser substituido por Marc Lièvremont e Emile N'Tamack. A nova equipa técnica em 2006 levou a França à conquista do título mundial de Sub 21.

Mas não se tenha pena do ex-seleccionador francês, pois acabou de assumir funções como novo Secretário de Estado dos Desportos, e que na sua primeira intervenção na Assembleia Nacional afirmou:

"Não ganhámos, terminámos em 4º. Esta Taça do Mundo foi sobretudo um sucesso popular e económico. Popular porque mais de 3 mil milhões de telespectadores viram esta Taça do Mundo, mais de 2,4 milhões de espectadores estiveram nas 12 cidades onde houve jogos, das quais 10 cidades eram francesas. Económico porque registaram-se o dobro dos lucros previstos inicialmente (5 milhões)". Bernard Laporte informou também que estiveram em França 350 000 visitantes estrangeiros que geraram 150 milhões de euros de receitas suplementares turísticas. Fonte L'Équipe.

Desporto indústria do Séc. XXI?

6 comentários:

Anónimo disse...

Sim com um comentário desses não há dúvida. Ve-se que ficou claramente triste cm a perda da sua Selecção...

Anónimo disse...

Penso que ja nao havia nada a fazer pela seleccao francesa quando foi feito este comentario certo? De que vale a pena dizer que ficou muito triste? Concerteza que ficou, mas de pouco ou nada serviria...
Como responsavel pela area desportiva do pais, compete-lhe analisar o resultado para o pais, mais do que a seleccao, pois como disse anteriormente, nao ha nada a fazer, assim, deve ser salientado os proveitos que este evento trouxe para o pais e a sua economia e para o reconhecimento da modalidade dentro e fora do pais, bem como um maior conhecimento do proprio pais por habitantes de paises estrangeiros (podera gera resultados futuros com ainda mair realce economico).
Penso que se trata de uma declaracao apropriada para um membro do governo.

Anónimo disse...

Claro que se tem que olhar tambem para as despesas, mas depreendo que os custos incorridos (ex. remodelacao de estadios, melhoria das vias de acesso e afins) ja estejam diluidos nos lucros. Se por outro lado, a alocacao destes custos estiver a ser feita com proveitos futuros presumiveis, podera acontecer que se incorra no mesmo erro que em portugal na organizacao do europeu de 2004 especialmente em estadios como o do algarve e aveiro...

Quanto as televisoes como a TF1, penso que fazem aqui um bom negocio, melhor, so a IRB...

Anónimo disse...

miguel , pode fazer um post sobre os jogos que se realizarão no fim-de-semana sffv ?

Anónimo disse...

quando é que os novos equipamentos tao disponiveis?

Anónimo disse...

como e que sao?