terça-feira, dezembro 14, 2010

...e quanto ao respeito

No último boletim da FPR vinha o castigo aplicado ao Felipe Grenho do Benfica, 20 semanas!!!

12 foi pela agressão ao jogador do Belenenses, 4 por ofensas ao árbitro e mais 4 por ofensas ao árbitro auxiliar, exemplar.

Mas, infelizmente, a falta de respeita continua.

No jogo Agronomia - Belenenses (U21) houve uma cena de pancadaria generalizada com adeptos a distribuirem chapeladas de chuva...

Também em U21, mas no passado sábado em Coimbra, a vergonha continuou com o comportamento execrável do banco da Académica, que ofendeu na cara o árbitro repetidamente, ofendeu os jogadores adversários, comportamento que estendeu a alguns dos seus jogadores que trataram de forma desrespeitadora o árbitro.

O árbitro destes 2 jogos foi Pedro Alegre, de quem se espera, para bem do rugby e da arbitragem, que tenha a coragem de fazer relatórios que denunciem o que se passou realmente nestes campos.

32 comentários:

Anónimo disse...

Miguel, a culpa (como falei com o Pedro) nem é dos árbitros...

Há três anos que se anda a falar nas áreas técnicas. Não tem? Fora da Rede! E assim devia ser em todos os campos.

Arbitrar qualquer jogo em Coimbra sem fiscais e sem áreas técnicas definidas, torna-se sempre complicado.

O Pedro até poderia meter no relatório tudo o que aconteceu? And then? O que acontecia? Nada...

Uma das razões que me levou a abandonar foi precisamente essa! Sentia-me parvo ao escrever relatórios pois nunca acontecia nada! Desde o Presidente de um clube a ofender-me até a um jogador ameaçar-me...aconteceu de tudo e ao mesmo tempo nada aconteceu..

É triste que apenas uns sirvam de exemplo...

BCaupers

Anónimo disse...

um arbitro tambem tem que se dar ao respeito e manter crietrios um jogo inteiro, mostrando a sua autoridade e coerencia. Este arbitro fez uma arbitragem muito insegura no jogo belenenses-agronomia. E, pernate publicos dificeis como sao agronomia e acc claro que houve reaccoes negativas. No entanto, e pena a falta de respeito pelos arbitros.

Anónimo disse...

Miguel peço imensa desculpa mas, este castigo ao Filipe é um exagero, ou seja, quem lá estava viu que o Filipe não acertou no David Mateus . aliás o próprio David Mateus disse que não lhe tinha acertado.
Ora o Diogo Mateus leva menos de metade das semanas (5) quando agrediu efectivamente um jogador do CRAV, ora isto também não é a verdade desportiva!!!!

Quanto às semanas que apanhou por injúrias aos árbitros, acho muito bem!

O Filipe é capitão do Benfica e tem o dobro das obrigações. Por mais injusto que seja, não pode reagir assim!

Anónimo disse...

Concordo na totalidade com esta publicação e sei melhor que ninguem que os jogos em coimbra nem sempre são agradaveis devido aos excessos de certos adeptos mas ha que lembrar que dois jogadores do CDUl agrediram deliberadamente jogadores da Académica coisa que o arbitro deixou passar impune.É o rugby que temos nosso país...

Anónimo disse...

Realmente algumas atitudes das pessoas que estavam na bancada de Coimbra deixou-me bastante triste mas nao vi por parte dos jogadores ameaças aos árbitros... (mas nao digo que nao as tenha havido e se as houve é realmente muito triste)

Anónimo disse...

Estou de acordo com o Post mas apeteceu-me fazer um simples comentário...o mesmo arbitro em duas situações diferentes? O problema pode estar nele...
Abraço

Zeca

miguel rodrigues disse...

Acho que é obrigação dos árbitros relatarem tudo o que de anormal aconteça que prejudique o normal funcionamento dos jogos. Este é o princípio básico para poder começar a pedir responsabilidades a quem de direito, depois se é o Conselho de Disciplina que não actua, pressão para cima deles e da Direcção da FPR que tem de ser o garante do normal funcionamento dos diversos orgãos.

Os árbitros tal como os jogadores têm dias melhores e piores, o que não é admissível é a pressão que os bancos fazem sobre os mesmos perturbando o seu desempenho, numa atitude totalmente contrária aos princípios do rugby.

Nada justifica a agressão por parte de adeptos numa escaramuça de jogadores, o público da Tapada ou de Coimbra são dificeis porque os deixam, por causa desta permissividade reinante.

Quanto ao castigo aplicado ao Felipe Grenho não estive lá não posso dizer se é justo ou não, espero é que aplicam os castigos de forma homogénea.

Não disse que jogadores da Aacdémica ameaçaram o árbitro mas que lhe faltaram ao respeito.

O problema pode estar no árbitro ou se calhar não, se calhar tem a ver com a cultura daquelas equipas naqueles escalões.

Anónimo disse...

Não percebo o porquê de se estar a centralizar a discussão em torno do publico de Agronomia ou da AAC, porque em todos os campos se ve falta de respeito e ofensas por parte do publico para com os arbitros e auxiliares.

Penso também que devia haver um maior controlo por parte da federação através dos arbitros em relação ao número de pessoas permitidas nos bancos, estou me a lembrar do exemplo do Direito que tem sempre no banco uma equipa "técnica" de 4/5 pessoas.

miguel rodrigues disse...

Se souberem de outros casos digam, fala-se daqueles 2 porque foram os que tive conhecimento.

Anónimo disse...

Técnico vs CRAV em séniores... Árbitro, João Erse.

miguel rodrigues disse...

o que é que se passou?

Anónimo disse...

Técnico vs CRAV??? who cares?

Anónimo disse...

O problema em Coimbra, nos jogos do Universitário começa por os espectadores estarem do lado de dentro da rede. Os lances desenrolam-se a 2 metros deles e depois o que querem. Olha, passam-se da tola e aí vai disto.

Anónimo disse...

Miguel tenho muita pena de algumas coisas que aconteceram em Coimbra até porque o exemplo deve vir dos mais velhos e isso nao aconteceu, ainda por cima nestes escaloes, onde nao nos podemos esquecer que estamos a formar homens! mas olhe eu sou um miudo tinha tanta coisa para dizer sobre isto mas nem vale a pena!

Anónimo disse...

Já espreitou o boletim n14? Veja lá que parece que o conselho disciplina só actua onde apetece. Não vem lá também possíveis sanções a clubes através dos seus agentes? Mas não se passa nada. Ate o dia em que haja uma desgraça a serio , a boa maneira portuguesa. Por mais que queira o respeito só há quando apetece ao conselho de disciplina . Começo a perceber os árbitros

Anónimo disse...

Não sei quem é o Pedro Alegre, mas pelo que percebo é um jovem que tem a coragem de arbitrar jogos de rugby em Portugal.

Arbitrar jogos de rugby em Portugal é muitas vezes razão suficiente para se ser insultado e ameaçado fisicamente por grupos de holligans (sim, isso mesmo) e por "experts" que, apesar de terem jogado durante muitos anos, nem sequer conhecem muitas das Leis do Jogo.

Tu farás o que entenderes, mas a minha opinião é esta:

1) escreve nos relatórios tudo o que viste;
2) se isso for ignorado ou desvalorizado, deixa a arbitragem do rugby; em muitos outros desportos, os árbitros são mais respeitados do que no rugby português;
3)os holligans e os "experts" que apitem os jogos.

Anónimo disse...

Desculpem a "intromissão"... sou benfiquista e nada tenho a ver com o Rugby, apenas aprecio a modalidade. Gostava só de saber se não é inédito tamanho castigo? E ainda por cima estamos a falar de um jogador com carreira exemplar, certo? Por fim, gostava só de expressar o desejo de não ver terminar o rugby no Benfica, o segundo clube mais titulado do rugby português. Um abraço a todos.

Anónimo disse...

Caro Bernardo Caupers, então saíste em má altura, como vês esta FPR protege os àrbitros.
A FPR está com mão pesada para com a indisciplina e se o àrbitro não escreveu devia ter escrito porque de certo que os pervericadores iam ser castigados.
O Grenho foi um acumular de actos de indisciplina enquanto o Mateus foi um unico acto.
Agora os arbitros teem o apoio da FPR é bom que escrevam o que se passa porque senão estão a permitir a indisciplina.

Abraço

Miranda disse...

Também há árbitros que agridem treinadores e no entanto continuam no activo sem que nenhuma sanção lhe tenha sido aplicada...

Anónimo disse...

Olá Miguel, parabéns pelo Post.

Aproveito para acrescentar que enquanto os clubes não exigirem maior rigor e respeito aos seus dirigentes, treinadores e jogadores, por forma a dar o exemplo aos espectadores, não vamos conseguir alterar o estado das coisas.

Um dos factores que também ajudaria, seria a criação da figura do Delegado ao jogo nomeado pela FPR. Este sim, teria de ser o garante da segurança de todos os intervenientes do jogo, bem como o relator, eventualmente complementando o relatório disciplinar do árbitro, das incidências durante o jogo.

Desde sempre defendi esta situação, mas sem sucesso. Para que isto aconteça, os clubes teriam de ajudar com a indicação no inicio da época de pessoas idóneas disponiveis para o fazer.

Ao árbitro é praticamente impossivel conseguir controlar o jogo de forma concentrada, e ao mesmo tempo estar a ser bombardeado com ofensas e ameaças vindas de todos os lados.

Tenho no enatnto de concordar com quem diz que os árbitros deviam preparar-se mais e melhor e que diam ser muito mais exigentes com todos os intervenientes. No que concerne ao respeito e comportamento exemplar dos intervenientes, sempre defendi para os árbitros que aplicassem tolerância zero. Seria mais fácil resolver as coisas se os árbitros aplicassem tolerância zer a todas as situações, do que haver uns que sim e outros que nim. Desta minha posição tenho cerca de 50 testemunhos, durante o período que estive ligado à arbitragem

Algumas coisas podiam ser implementadas se houvesse vontade de FPR e clubes, a saber: Definição de àreas técnicas; nomeação de delegados aos jogos; identificação real das pessoas envolvidas nos jogos; responsabilização dos clubes pelos comportamentos dos seus adeptos e/ou pelo comportamento do publico no seu campo; Eventualmente policíamento obrigatório dos jogos; um regulamento disciplinar inequívoco e exemplar; obrigatoriedade do pagamento de multas e cumprimento de penas (os exemplos de incumprimento são muitos e alguns bem marcantes, comportamento exemplar dos dirigentes, treinadores e jogadores; aproximação dos árbitros aos clubes e dos clubes aos árbitros durante a semana e o defeso (tentámos iniciar estas aproximações, com alguns sucessos), são apenas alguns exemplos.
E porque sempre fui contra o anonimato destes comentários, deixo um grande abraço e parabéns pelo trabalho desenvolvido

Manuel Barros

Anónimo disse...

Sou jogador sénior da académica e acabei de ler todos os comentários que estão aqui escritos...
Podia estar aqui a defender isto ou aquilo..todos temos os nossos pontos de vista..os nossos interesses e os nossos clubes..
Sendo um ou outro campo mais "dificil" ou não...sendo a gravidade da agressão de um jogador perante outro maior ou menor...ou mesmo sendo a quantidade de asneiras que se dizem hoje em dia por essa blogoesfera do rugby nacional menor ou maior...fugimos da principal questão que é o nosso desporto!
O rugby é uma festa!Há que criar condições para que o seja e o continue a ser no nosso país!Ou queremos ser comparados aos futeboleiros?E ao público que os vê?
Não sou conhecedor das leis nem das regras para estas situações..mas elas devem ser aplicadas e devem ser pesadas para tal não voltar acontecer!
Tanto a publico, tecnicos, dirigentes,jogadores e arbitros..

Anónimo disse...

Boa tarde, eu sou jogador de Agronomia, realmente estas coisas não podem acontecer e teem de ser banidas da nossa modalidade, que faz estas coisas não merece cá estar. Segundo sei o clube expulsou o adepto que se portou mal, do clube, fico contente que o meu clube tenha agido assim, demonstrou-me que afinal ainda há valores mais altos no rugby e no meu clube.

abraço

(não me identifico por razões internas)

Anónimo disse...

Geralmente o publico é sempre quem "aparece no cornos do touro" quando há desacatos, mas, na minha opinião, serão os menos culpados.Isto é, tal só acontece porque a "atual" desorganização do rugby o permite.

Como já aqui foi escrito, se :
» os clubes respeitassem os regulamentos em relação a quem pode estar nos bancos
» as equipas de arbitragem tivessem tolerancia ZERO para quem nos bancos não respeitasse os regulamentos
» as penalizações para esses casos fossem pecuniárias e FORTES e terem que ser pagas antes do proximo jogo sob pena de falta de comparencia (p.e.)
» TODOS os campos tivessem que ter áreas técnicas definidas e fosse penalizado quem as violasse
» policiamento obrigatório não podendo os jogos recomeçar enquanto as pessoas que forem expulsas não abandonarem a área técnica ou recinto de jogo
» os relatórios dos árbitros fossem respeitados por quem de direito e não desvalorizados quanto toca a este aspeto (já houve casos este ano de participações que depois se resumem em "chamadas de atenção" completamente desajustadas, por defeito, ao que se passou)
» em todos os jogos, para começar pelo menos na Honra, a existencia de um Delegado (4 por fim-de-semana)que fariam o seu relatório,
estou convencido que muito mudaria.

É claro que há outras vertentes em que tambem se tem que atuar :
» papel dos clubes na responsabilização dos seus dirigentes , treinadores e jogadores
» esclarecimento de duvidas por parte da FPR/CD quando há casos , no minimo, duvidosos como o cumprimento dos castigos da final do CN 10/11 pois a falta de esclarecimento das mesma só contribui para a descredibilização de quem deve zelar pela justiça desportiva e incentiva quem preverica
» ações de sensibilização e aproximação promovidas pela FPR junto dos clubes no que aos regulamentos, árbitros e Leis do jogo respeita
» mais cursos de formação para dirigentes e maior peso de matérias relacionadas com as leis do jogo - nomeadamente "bancos" e comportamentos durante os jogos" nos cursos de treinadores
» irradiação de dirigentes e treinadores que durante os jogos tivessem atitudes graves para com outros intervenientes, sejam equipa de arbitragem ou elementos da outra equipa
e muito mais haveria para dizer ...

Há muitos anos que vou a Coimbra e nunca vi nada que não tivese já visto noutros campos,às vezes até cenas menos dignas protagonizadas por pessoas ligadas ao meu clube.O mal é geral e tem que ser combatido de uma forma global.

Estive numa reunião no inicio desta época em que foram prometidas as áreas técnicas e jogos só em campo homologados.Promessas ... ...

Para mim um dos grandes problemas do nosso rugby, que está na origem destas situações e de muitas outras com ele relacionadas, é que "vivemos acima das nossas posses" (onde é que eu já ouvi isto ...) : o rugby em Portugal não é um desporto de massas, não temos publico, não temos infra-estruturas, não temos árbitros, não temos dirigentes, não temos treinadores,em numero suficiente.Quer dar-se uma imagem do rugby português em A3 quando ela cabe (e sobra) numa A4.
Já nem falo nos patrocinios, nos verdadeiros patrocinios : que retorno oferecemos, neste momento, a eventuais patrocinadores ? Quantos jogos tem realmente interesse competitivo durante a época?
Olha-se e gasta-se demais no cume da piramide e não na base e, para um desporto sem enraizamento nacional/popular, assim nunca lá chegaremos.
Olhe-se para o desporto escolar (sei que são anos até que apareçam resultados em "competição" mas se não se fôr por aí nunca passará de um desporto para uma minoria), OBRIGUE-SE, NA PRÁTICA, NÃO APENAS NAS INTENÇÕES, a que apenas clubes com os escalões de formação organizados e a "competir" possam disputar os nacionais ou a Honra.
Muita coisa há a discutir e a fazer, mas acima e primeiro que tudo, para mim, há que se definir :
» que rugby queremos e PODEMOS ter em Portugal?

JMCaupers

Anónimo disse...

Caro JMCaupers, quando fala que a FPR faluo em jogos em campos homolgados, sabe qual é a realidade do nosso rugby?Quantos campos de rugby estão homolgados...se soubesse só 2 clubes poderiam jogar...às vezes para criticar temos que saber do que falamos..

miguel rodrigues disse...

Há um senhor que se diz membro da Direcção da Académica que já tentou por 2 vezes comentar este artigo de forma a tentar pôr o problema todo em agressões entre os jogadores, quando não é isso que está em causa, talvez o artigo seja em grande parte dedicado a si.

Anónimo disse...

Caro Anónimo
1)-não critiquei não se jogar apenas em campos homologados ; critiquei sim uma promessa feita pela FPR(não fui eu ou um clube que avançou com essa promessa, foi a FPR ; mais, posso adiantar que essa promessa contemplava ainda a vistoria de todos os campos da D.Honra, quanto á homologação e quanto à criação de áreas técnicas ANTES do inicio do CN)
2)-informe-se melhor pois são mais (não muito mais mas mais) que 2 os campos homologados)

ás vezes para criticarmos temos que ler com atenção o que estamos a criticar e confirmar o que estamos a opinar
JMCaupers

Anónimo disse...

Os arruaceiros são sempre os outros e vir para aqui aplaudir o castigo aplicado ao capitão do Benfica é de uma demagogia total! Todos sabemos que, infelizmente, em todos os clubes já houve ou há casos destes e o CDUL não é excepção!

Para além disso aplaude-se um castigo sem saber o que se passou realmente em campo, o que revela um enorme sectarismo clubístico, como diria o Sócrates.

O David Mateus confirmou que não sentiu nada, o que revela que não houve agressão nenhuma. Como não houve nada, o capitão de equipa do Benfica perdeu compreensivelmente a cabeça perante a decisão do árbitro de o expulsar. Não o devia ter feito obviamente, mas para informação de quem escreveu esta boa nova, trata-se de um jogador que joga rugby no Benfica há mais de 20 anos (não é como estes dirigentes que cairam de pára-quedas no rugby há 1 ou 2 anos), é visto como os adversários e treinadores que o conhecem como um jogador de enorme fair-play e nunca tinha sido expulso na sua carreira.

Curiosidade é que foi expulso exactamente pelo mesmo árbitro que umas semanas depois decidiu acabar com o Benfica-Agronomia, depois de nesse jogo ter chegado a acordo com os capitães e dirigentes de ambas as equipas em continuar o jogo depois das cenas de porrada, voltando segundos depois com a sua palavra atrás. É tudo coincidência.

Mas já se sabe, só no Benfica é que há indisciplina, os outros clubes universitários são todos formados por gente muito bem educada e de comportamento exemplar.

É rídiculo: se os jogadores são incompetentes, vão para o banco ou não são convocados. Se os treinadores não são competentes são despedidos. Se os árbitros não são competentes, são promovidos para a divisão de honra, recebem como prémio serem fiscais de linha no Portugal-Canadá e ainda são elogiados pela sua coragem em blogs mal informados, cegos, facciosos e anti-Benfica como este!

miguel rodrigues disse...

O adepto do Benfica que escreve o furioso e longo comentário, tenta reduzir o artigo a um ataque pessoal ao Felipe Grenho e ao Benfica quando não é nada disso que se está a falar, não teci nenhuma consideração ao atleta nem ao clube.

O que é aplaudido é a acção do Conselho Disciplinar, se foi injusto ou não, não sei não estive lá.

Mas estive no jogo Benfica - Agronomia, e as ofensas ao árbitro gritadas por um dirigente do Benfica, que estava por detrás do banco, é que são as acções que critico e que acho que tem de ser abolidas, outros dirigentes do Benfica tentaram acalmá-lo, e esse dirigente mandou-os para o c...

É essa excitação e má-criação que deve ser banida do rugby, é isso que está em causa, para finalizar concordo consigo, em todos os clubes há problemas não é de forma alguma um exclusivo do Benfica.

Anónimo disse...

Já que fala nisso, Miguel deixe que o JMCaupers justifique o fez no jogo contra a agronomia quando mandou uma nota para chão....
da parte de agronomia não viu nenhum alarido nem queixinhas...

Rodrigo Silva

Anónimo disse...

Sr.Rodrigo Silva,respondo-lhe pois, não o conhecendo, quero acreditar que é uma pessoa de bem e quero ainda acreditar que o seu , para não o adjectivar da forma que merecia, "infeliz" comentário foi feito apenas por falta de atenção ao que se passou e não por má fé.Quero acreditar, embora não estaja a ser fácil ....

Como pode confirmar com o Nuno Coelho, fiscal de linha/arbitro auxiliar (como queira)o que se passou foi : ficou estabelecido em reunião de inicio de época com a FPR que os delegados ao jogo entregavam na altura das substituições um papel (que a propria FPR criou)com determinadas indicações (nºs das camisolas, motivo, minuto, etc).
Quando me dirigi ao Nuno Coelho para lho entregar, ele negou-se a aceitá-lo ao que respondi que não o podia fazer pois não eram essas as indicações da FPR.Como continuou a não o querer aceitar, então disse-lhe : se não aceita o papel ele fica aqui no chão (pus no chão, não atirei!!) e faça-lhe o que entender.

Isto foi o que se passou, e está desde já convidado para se deslocar ao CDUL onde lhe poderei mostrar o filme deste episodio.

Agora : NOTA!!!!!! Será que o Sr. me julga capaz de isso apenas porque o Sr. mesmo era capaz de o fazer?!

Não quero fazer mais comentários pois teria que ser deselegante como o Sr. foi e não penso que o Sr. mereça mais resposta. Penso mesmo, que, se quizer ser justo, deve uma retratação!
JMCaupers

Anónimo disse...

Sr Caupers de facto a linha do respeito é muito ténue... olhe que está a retratar-se no próprio do post!
Olhe que eu também não gosto do fiscal de linha/arbitro auxiliar. Mas ele ,por uma vez, tem razão. Estive a ver e não há nada que o obrigue a receber esse papel, nem são as suas funções(segundo vi).
Mas fale com o Bernardo Caupers( e pergunte?), apesar de ter abandonado ainda deve perceber alguma coisa.
Mas como vê já estamos a não cumprir com o post ... respeito.
Estas intrigas não são dignificadores para o RUGBY.
PS: Como posso confirmar com ele?

Anónimo disse...

É na realidade dificil de perceber quando é o Sr que faz uma acusação de que "eu mandei uma nota para o chão" à qual respondi acreditando que o Sr. seja uma pessoa de bem, agora ainda vem dizer que eu me estou a retratar ... ..etc,etc

Não foi o Sr.que me acusou de ter mandado uma nota ao chão? Isto é respeito? Uma acusação falsa e grave é respeito ?
Enfim...

O Nuno não tem razão ; não é uma questão regulamentada, foi comunicada , como já lhe disse, na reunião FPR-clubes e a prorpia FPR criou os "papelinhos".É preciso mais?

Mais, tem no seu clube o Salvador, que leva muitos anos como delegado, o Pedro que é agora delegado.Pergunte-lhes, esclareça-se com els.

Não viu nesse jogo o Delegado de Agronomia entregar os papelinhos ao Nuno ? É que o Nuno, depois desse "incidente" aceitou todos os outros 15 papelinhos ... ...tal como todos os outros arbitros auxiliares o fazem.Esteja atento nos jogos e com facilidade verá todos os delegados a "mandarem notas" aos árbitros.

Pode saber como contatar o nuno Coelho informando-se na FPR/C.A. Quanto ao perguntar ao Bernardo, embora não precisasse pois eu estive na reunião e ele não, logo na altura comentei com ele e a resposta foi que ele sempre aceitou, tal como os outros árbitros.

Ainda não mereço um pedido de desculpas pela sua grave acusação ?
JMCaupers