terça-feira, janeiro 02, 2007

TRABALHOS DAS SELECÇÕES

No final de 2006 registaram-se diversas iniciativas da FPR, no âmbito das selecções nacionais, que deixam boas indicações de que algo está a mudar.

Selecção de Sub 17


A selecção de Sub 17 esteve em grande actividade na segunda quinzena de Dezembro, estando a ser feito um trabalho de fundo muito interessante e que poderá vir a ser muito rentável no futuro.

Os jogadores do CDUL, Luis Dias, Miguel Vilaça, Hugo Castelo Branco, Pedro Sarmento, Francisco Apleton, Jerónimo Kopke, João Gomes e David Araújo estiveram no estágio de aperfeiçoamento que decorreu no passado dia 17 de Dezembro no Estádio Universitário de Lisboa, sob a supervisão de Pierre Villepreux.

O coordenador Henrique Rocha e o seleccionador, Henrique Garcia escolheram os seguintes jogadores do CDUL para integrarem o estágio de aperfeiçoamento técnico que decorreu nos dias 20, 21 e 22 em Abrantes: João Gomes, Francisco Apleton, Luís Dias, Pedro Sarmento e Hugo Castelo Branco.

Estiveram presentes em Abrantes 42 jogadores, em representação dos seguintes Clubes: Belas, Belenenses, Benfica, Caldas, Cascais, CDUL, CDUP, CRAV, Direito, Loulé, Lousã, Santarém, Técnico, e Vilamoura.
Segundo a equipa técnica nacional os jogadores apresentaram uma excepcional capacidade de apreensão dos conteúdos técnico-tácticos do treino. Revelaram boa capacidade física, mas devem realizar treino de força em máquinas com cargas incorporadas.

CENTRO NACIONAL DE ESTÁGIOS



No âmbito do protocolo celebrado com a IRB, a FPR criou o Centro Nacional de Treino, sob a direcção e o supervisionamento do Seleccionador Nacional Prof. Tomaz Morais, formado por dirigentes, técnicos, administrativos e de apoio médico, será o primeiro passo para a criação de uma Academia Nacional de Rugby.

Pretende-se com este projecto dar seguimento ao crescimento do rugby nacional nos últimos anos criando um grupo de 45 a 50 jogadores de idades compreendidas entre os sub18 e os sub21 com capacidade de jogar a prazo a Selecção Nacional Sénior, e que irão ser integrados no Centro Nacional de Treino, onde estarão constantemente em contacto com os processos de treino mais evoluídos e com os treinadores nacionais. Foram constituídos dois grupos de trabalho (Centros Regionais de Treino), em Lisboa e em Coimbra.

Durante o mês de Janeiro irão integrar este Centro um grupo alargado de jogadores, dos quais sairá o grupo definitivo de 45 a 50 jogadores.

Este é certamente um projecto complicado de implementar dado o perfil dos praticantes de rugby em Portugal, mas fundamental para a sua evolução.

Do CDUL foram convocados: Diogo Alves, Nuno Valle, Vasco melim, Bernardo Silveira, Pedro Snow, José Maria S. Nunes, Nuno Penha e Costa, Vasco Cabral, Gonçalo Paiva, Afonso Sousa, Francisco Pinto de Magalhães e Frederico Figueiredo, podendo os treinadores indicar outros jogadores que entendam estarem em condições de participar nesta primeira avaliação.

SELECÇÃO NACIONAL DE SENIORES


A selecção principal retoma os treinos amanhã (dia 3) com vista à preparação dos jogos contra Marrocos (20 de Janeiro em Casablanca e 27 em Lisboa). Foram convocados os seguintes jogadores:

João Correia, Vasco Uva, José Pinto, Diogo Coutinho, Miguel Portela, Pedro carvalho e Pedro Leal (Direito). Frederico Sousa e António Aguilar aguardam parecer da equipa médica; Cristian Spachuk, Paulo santos, Manuel Mata Pereira, João Uva, Sebastião Cunha e David Mateus (Belenenses); Gustavo Duarte, Juan Severino, Luis Pissarra, Duarte Cardoso Pinto, Felipe Saldanha e Adérito Esteves (Agronomia); Joaquim Ferreira, Marcelo D’Orey, Gonçalo Malheiro e Francisco Fragateiro (CDUP); Rui Cordeiro (Académica); Tiago Girão (CDUL); Nuno Taful (Técnico); Diogo gama (Benfica); Paulo Murinello (Cascais); Gonçalo Uva (Montpellier); Diogo Mateus (Munster) e David Penalva (Blagnac).

VAMOS A CASABLANCA APOIAR PORTUGAL. FPR em parceria com uma agência de viagens promove o apoio à Selecção Nacional e lançou um Package para o jogo Marrocos Portugal, no valor de 527 € que incluí viagens de avião, de e para o hotel e estádio, estadia 2 dias em hotel de 4 estrelas (APA), bilhete para o jogo e 1 cachecol de Portugal.

Contacto para Informações: Ana Gonçalves (media@fmgeurope.com). 21 417 02 83. Programa limitado à oferta disponível – Limite até ao dia 2 Janeiro.
Aproveite e conheça Casablanca, a capital económica de Marrocos. Um país misterioso e exótico, um povo muito simpático que não gosta de vender sem uma boa negociação...

1 comentário:

miguel rodrigues disse...

Tomaz Morais convocou à última hora os seguintes jogadores:
Francisco Mira, da Agronomia, Filipe Grenho, do Benfica, António Pinto, do Cascais e Gonçalo Foro e Pedro Cabral do CDUL