sexta-feira, setembro 12, 2008

Sobre a arbitragem. João Mourinha de parabéns!



João Mourinha foi o melhor classificado no Programa de Identificação de Talentos da IRB, realizado em Stellenbosch (África do Sul). Apesar de ser uma notícia já com algum tempo merece destaque este grande feito. Parabéns ao João Mourinha, esperemos que não seja verdade a notícia de que no próximo ano não apitará nos relvados nacionais.

Afonso Nogueira continua a sua progressão e teve oportunidade de apitar vários jogos no Campeonato Mundial Universitário de Sevens, realizado em Córdoba (Espanha) em Julho. Arsénio Tomás e Tiago Sousa e Silva participarem no estágio de arbitragem organizado pela congénere Espanhola. O estágio de arbitragem de início de época está marcado para os próximos dias 19-21 de Setembro.

A Direcção da FPR aprovou a implementação das Variações Experimentais às Leis (VEL) com os seguintes condicionalismos:

Todas as 13 VEL serão integralmente aplicadas nas competições organizadas pela FPR (sub-16, sub-18, sub20 e Seniores);
- A VEL que permite o derrube do maul não será aplicada nos escalões de formação (sub-8, sub-10, sub-12 e sub-14) por motivos de salvaguarda da integridade física dos jovens praticantes.
- A aplicação do derrube do maul no rugby feminino ainda está em fase de discussão.

(Fonte Boletim da FPR)

Baixas na arbitragem: Pedro Murinello, que ainda está suspenso por causa de um torneio feminino que teve lugar nos Arcos de Valdevez tem manifestado a sua indisponibilidade para continuar a arbitrar enquanto este caso não for resolvido. António Moita, contrariamente ao anunciado originalmente, não terminou a sua carreira de árbitro, aliás dizem que está mais magro e em grande forma, 4ª feira será liner no jogo de Portugal contra Cambridge, e Bernardo Caupers foi estudar para Inglaterra suspendendo a sua promissora carreira de árbitro.

Afinal os árbitros portugueses não são tão maus como os pintam, então o que está mal? Se calhar alguns jogadores, técnicos e dirigentes deverão rever o seu comportamento durante os jogos?

Sem comentários: