quinta-feira, março 05, 2009

From Dubai with ... Reporter Rodrigues


Para quem não saiba, este pequeno emirato, um dos 7 que constituem os Emiratos Árabes Unidos, era bastante pobre. Foi só depois de descobrirem petróleo, em 1966, que se tornaram um dos países mais ricos do mundo, mas ainda longe de Abu Dabi, outro emirato cuja cidade com o mesmo nome é a capital dos EAU, que dizem é 70% mais rico!
No Dubai tudo é novo e à grande, a cidade enorme e muito bem planificada fervilha de construções, cada torre mais alta que a outra, os hotéis e os resorts são espectaculares e altamente luxuosos.
O emirato é pequeno e tem cerca de 5 milhões de habitantes, dos quais cerca de 1,8 milhões habitam na capital. Dos 5 milhões de habitantes, 4 são estrangeiros, maioritariamente indianos e paquistaneses. Tentei saber porquê, julgava que os prefiriam porque eram muçulmanos,mas a expliação que me deram é que estes são pessoas habituadas a trabalhar sob calor intenso e porque são bons trabalhadores (a temperatura hoje foi de 27º e ao fim do dia estavam 18 frsquinhos graus, no verão a temperatura máxima vai aos 50º).


Os Dubaianos (?) são riquíssimos e competem entre si em ostentação, dão-se ao luxo de mandarem fazer perfumes exclusivos que custam 5.000 € cada garrafinha! Gostam imenso de corridas de cavalos e de camelos, e preservam com unhas e dentes a sua identidade, os estrangeiros não podem casar com mulheres do Dubai, mas os homens podem casar com estrangeiros! Mai nada!
Mas o que é certo é que a sua economia, apesar da crise mundial, cresce e há muito trabalho e bem pago. O Principe Sheik que governa o emirato, Mohamed Bin Raschid Al Maktoum é também Primeiro Ministro dos Emiratos Árabes Unidos, é querido da população e muito inteligente, entre várias medidas permitiu a criação de empresas com capital 100% estrangeiros, que estão isentas de impostos nos lucros e não têm restrições comerciais, 500 empresas estrangeiras instalaram-se no Dubai.
Para além da famosa Palm Island, a primeira de 3, fizeram um enorme rio artificial, que atravessa a cidade, e um Ski Resort Indoor com 5 pistas, uma das quais para especialistas (black run). Enfim, só visto.


À tarde desloquei-me para o Sevens, o estádio construído propositadamente para o Mundial, nesta espectacular viatura que me foi posta à disposição, privilégios de um CDULISTA mundialmente conhecido (reparem no assédio escandoloso que as cheerladies me fizeram quando souberam quem eu era).



Apesar do percalço desportivo, amanhã é que é, ou vai ou racha, os Lobos estão cheios de pica e vão encher-nos de orgulho, mas o primeiro dia foi marcado pela presença da nossa claque Tuga, que esmagou, juntamente com os Quenianos fomos de longe os melhores. Foi emocionante, as imagens falam por si.
Sobre o jogo, todos viram que foi por pouco que não faziamos a primeira surpresa do Mundial, fica para amanhã.
A reportagem fotográfica ficou muito aquém das minhas expectativas, pois anoiteceu muito cedo e o equipamente não esteve à altura das circunstâncias. Amanhã os 2 jogos de Portugal vão ser mais cedo pelo que espero apresentar material com maior qualidade. Fica o registo de alguns jogos e do belo ambiente que se vive neste mundial.





























Imagens da abertura oficial do Mundial.







Não, não é sul-africano, é Tuga pois claro.










Sem comentários: