quarta-feira, maio 28, 2008

Lá fora: Munster campeão europeu!

Heineken Cup

Ao bater o Toulouse por renhidos 16-13 o Munster venceu pela 2ª vez (ambas em Cardiff) a Heineken Cup.

Foi um jogo muito disputado mas merecidamente ganho pelos irlandeses, perante um Millennium totalmente cheio e muitos milhares de adeptos que acompanhavam as suas equipas através de écrans gigantes em Limerick e Toulouse.

O Toulouse entrou muito bem e pressionou o Munster nos primeiros 20', mas estes estiveram impecáveis a defender. Na segunda metade da 1ª parte os irlandeses reagiram e instalaram-se na área de 22 francesa, com os seus avançados a controlarem a oval e através do pick and go acabaram por marcar um ensaio, depois de terem instantes antes falhado outro por o jogador irlandês ter deixado cair a bola a 20cm da área de ensaio, depois de ter ludibriado a defesa baixa francesa.

Após o intervalo o jogo esteve muito dividido, e depois do cartão amarelo mostrado a Pelous (por ter dado um pontapé no rabo de um adversário!!!!) seria o Toulouse a marcar ensaio e a empatar o jogo depois de grande jogada de Cédric Heymans.

Aos 65' é transformada a penalidade que viria a fixar o resultado final. Depois, os irlandeses fizeram uma gestão de bola muito boa, usando e abusando do pick and go (foram mais de 40 nos últimos 10') e foram a equipa que esteve mais perto de voltar a marcar ensaio, quando jogavam à mão faziam-no muito bem.

Esta estratégia irlandesa, que levou à "paragem" de jogo durante largos minutos está irritou sobremaneira os franceses que dão como título a um dos principais artigos do Midi-Olympique: "Le Rugby à 4 pattes!". Mas a questão não tem a ver somente com algum mau perder dos franceses, mas com a defesa do espectáculo, é um bocado aborrecido estar a ver o jogo parado ínumeras vezes durante o jogo porque a bola não pode ser disputada nos rucks. Mas os franceses à sua maneira reconhecem que Toulouse foi imprevisível, mas ineficaz e o Munster foi previsível mas eficaz.

Pierre Villepreux (Membro da Comissão do IRB sobre as Regras Experimentais):

"Lamento que a única regra que era preciso implementar entre as regras experimentais: a possibilidade contestar a bola nos rucks não tenho sido tomada. Teria reduzido consideravelmente o número de pick and go, ou peo menos levar a outras formas de pick and go. A decisão de não implementar esta regra é crucial pois ela é o suporte de todas as outras. É como darmos a carta de condução a alguém que depois é impedido de ter carro... Assim, os árbitros vão continuar a "dirigir" os jogos. ... Os jogadores vão cada vez menos disputar os rucks porque sabem que é inútil. Espalham-se mais o que obriga a voltar jogar perto. Vamos cansar o público com estas séries de pick and go, que começaram por durar 1 minuto, depois 2, depois 5. A possibilidade disputar os rucks manteria o principio de igualdade, base do rugby. Não foram os membros da comissão que não quiseram implementar esta regra, mas as federações e treinadores de vários países. Tanto do Sul como do Norte, como por exemplo os Ingleses e os Galeses."

Challenge Cup

O Bath conquistou o título ao bater o Worcester por 24-16.

Super 14

Crusaders - Waratahs jogam a final no próximo sábado.

Crusaders 33 - Hurricanes 22
Os Crusaders apuraram-se para a sua 6ª final dos Super 14. A sua vitória sobre os Hurricanes foi indiscutível, apesar de o marcador não transmitir o seu dominio avassalador: 80% de domínio territorial e 62% de posse de bola. Os Crusaders, conduzidos pelo enorme Daniel carter produziram jogadas impressionantes. Carter teve 100% de eficácia nos pontapés aos postes, destaque para a penalidade que marcou aos 56'. Estiveram a ganhar 33-8 até aos 79', sofrendo depois 2 ensaios (!) o segundo dos quais foi transformado por Jerry Collins (?) gesto que foi interpretado pelos adeptos dos Hurricanes como uma despedida (os franceses dão-no como quase certoi no Bayonne).

Waratahs 28 - Sharks 13
Apesar de terem sido os Sharks a adiantarem-se no marcador cedo os Waratahs conquistaram o domínio do jogo, concretizado por 2 ensaios e a vantagem de 15-5 ao intervalo. Após o descanso os Waratahs entraram muito bem e mataram o jogo com 2 ensaios de rajada.

Super 10

1/2 finais, 1ª mão:
Calvisano 20 - Pádova 18
Viadana 20 - Tréviso 16

Top 14

Com Gonçalo Uva a titular, o Montpellier foi derrotado em Biarritz por 20-0, num jogo que ficou marcado por uma cena de pancadaria generalizada, perante o seleccionador francês Marc Lièvremont, na qual Gonçalo Uva acabou maltratado por Betsen. O Montpellier viu reduzidas as hipóteses de ir à Heineken Cup para o ano. Com o Clermont e o Toulouse já apurados para as 1/2 finais e o Paris quase confirmado (perdeu com o último 9-6), 4 equipas lutam pelo último lugar nas 1/2 finais: Perpignan, Castres, Biarritz e Montauban.

Pro2

O Blagnac de Duarte C. Pinto, C. Spachuk e D. Penalva perdeu com o Grenoble por 15-9, tendo todos os pontos sido marcados pelo Duarte (3P) que foi o melhor jogador do Blagnac, tendo-lhe sido atribuídas 2 estrelas. Nesta jornada só houve 3 jogadores com 3 estrelas e isto apesar de (no melhor pano cai a nódoa) ter feito um avant numa jogada de ensaio para o Blagnac. Cardoso Pinto está em grande, apesar de não jogar a abertura, tem sido titular indiscutível a centro, para o ano a Agronomia já assegurou um grande reforço. O Toulon ao bater o Racing Metro por 31-17 assegurou a subida ao Top 14.

Test Match

Perante 20.000 espectadores, os Barbarians derrotaram em Bruxelas a Bélgica por 84-10.

23 comentários:

Anónimo disse...

acho que o jogo dos sub20 é no EUL 1...

Anónimo disse...

tambem a notar que o portugues Alex de Barros recentemente estreado no Aurillac (PROD2) marcou um ensaio este fim de semana frente ao Pau !

Anónimo disse...

porque é que portugal deixou de jogar o nations cup??

Anónimo disse...

Já é certo que o Duarte Cardoso Pinto vai voltar para a Agronomia para o ano?

No Super 10 italiano o José Pinto esteve no banco na meia final do treviso com o viadana mas nao chegou a entrar.

Anónimo disse...

Para além dos já referidos, o Pierre Correia foi suplente utilizado no Albi na deslocação a Burgoin.
O David Penalva tambem foi suplente utilizado no Blagnac.
O Spachuck nao saiu do banco neste jogo.
E o Fabio Da Silva do Lyon tambem foi suplente utilizado no jogo do Lyon contra o o Grenoble.

Anónimo disse...

quando é q vao ser realizadas as meias finais dos sub20? abraço e bons jogos

Anónimo disse...

equipa de sub 20 para este f-d-s ?

Anónimo disse...

ja se promovia o jogo dos sub20...

Anónimo disse...

e os de sub 18. o cdul a vai jogar para as meias finais da taça de portugal e o cdul b vai ter o ultimo jogo da época.

Anónimo disse...

contra quem é que o CDUL A vai jogar em sub 18? já se sabe?

Anónimo disse...

Miguel, vi a final da Heineken Cup em directo, e tenho consciência de que foram cerca de 15 minutos de bola retida em sucessivos rucks, com os franceses a perderem a paciência, mas sem fazer quase faltas, o que é notável.

Seja como for, os franceses usaram a mesma arma, no mesmo estádio, num jogo com algumas semelhanças... falo do França x Nova Zelândia, dos 1/4 de final do Campeonato do Mundo.

Penso que foi um muito bom jogo, e que a equipa de Munster foi muito justa vencedora, porque jogou melhor com os avançados, e quando abriu o jogo foi bastante mais forte.

Os franceses acabam por marcar um ensaio resultante do génio do Cedric Heymans, mas colectivamente nunca foram muito fortes.

O Kelleher já veio culpar o facto das equipas franceses chegarem a esta altura da época com tantos jogos e por consequência tantas mazelas e lesionados. De facto, galeses e irlandeses (não falo dos escoceses por estão bastante a baixo, de momento) têm melhores condições de preparação da HC, especialmente quando abdicam de ganhar a Magners League, como aconteceu este ano com o Munster.

RVS

Anónimo disse...

O CDUL A joga contra Agronomia ou Benfica. O jogo teve de ser repetido.

CDUL A - Agronomia/Benfica

O jogo será dia 1 de Junho provavelmente.

Anónimo disse...

e sobre os sub 16 nao falam?
vao jogar este sabado contra o direito na final da taça as 17.30 no estadio nacional. era bom eles terem publico. tentem ir ver!!!

Anónimo disse...

Com quem joga o cdul as meias?

Anónimo disse...

com quem joga o cdul sub 20 as meias?

Anónimo disse...

qual a equipa dos sub20 para sabado? ouvi um zumzum que o michael voltou a jogar..

Anónimo disse...

Tiago gonçalves?!? nao havia mais?
bem melhor era termos a equipa que vai tar em monsanto...

seja como for é para ganhar!!

Anónimo disse...

miguel um post do cdul belenenses sub 20 era importante para captar publico.

Anónimo disse...

importante era tu concentras-te no jogo e cagares po publico

Anónimo disse...

ha algum sitio que dê para ver a cena de bilhete do mont. biarritz?

Anónimo disse...

If im in the situation of the owner of this blog. I dont know how to post this kind of topic. he has a nice idea.

Anónimo disse...

Yutarets! kasagad bah!

Anónimo disse...

Whoever owns this blog, I would like to say that he has a great idea of choosing a topic.