quinta-feira, abril 26, 2007

SOBRE O JOGO CDUL - DIREITO

É legitimo que os clubes tentem que as suas equipas tenham o máximo de condições para conseguirem atingir os seus objectivos, o que não é legitimo é que a FPR ignore o Regulamento Geral das Competições, baseando-se em pormenores gramaticais e erros cometidos por ela própria ao não adaptar o conteúdo do RGC à alteração da denominação da competição principal.

Numa reunião que o CDUL teve na FPR, alertámos para a irregularidade da antecipação do jogo Agronomia – Cascais, e para a vantagem que os dois clubes estavam a adquirir sobre os outros, foi-nos dito que as duas últimas jornadas eram as meias finais e finais, e que portanto não havia qualquer ilegalidade na antecipação do referido jogo, referente à última jornada desta fase do campeonato.

Agora, como se nada se passasse, as ½ finais e as finais são marcadas para dias e horas diferentes, escreve a FPR:

"As marcações dos jogos das ½ Finais do Campeonato Nacional de Honra, serão da responsabilidade dos clubes visitados, e de acordo com o fim de semana 28-29/Abril/07.”

Afinal as pseudo duas últimas jornadas podem ser marcados para dias diferentes, a FPR faz tábua rasa da argumentação que tinham utilizado anteriormente para justificarem a autorização para o referido jogo ser antecipado.

Ou na FPR só sabem ler os regulamentos aos bocadinhos, ou então está tudo viciado pelos favores e pelos jogos de influência. Não brinquem com os clubes com trocadilhos de português, não passem atestados de estupidez às pessoas.

O CDUL vai jogar contra a Agronomia, na Tapada no próximo sábado, depois de ter jogado contra o Direito ontem, enquanto o seu adversário descansou. Não quero retirar o favoritismo óbvio da Agronomia, mas estamos a falar de um jogo a eliminar, em que tudo é possível e em que estes pormenores se tornam muito importantes.

Por estes motivos, o CDUL entendeu fazer descansar a maioria dos seus titulares, para que possam defrontar a Agronomia em pé de igualdade no que diz respeito à disponibilidade física.

Logicamente, o jogo contra o Direito foi de sentido único, os nossos adversários jogaram sempre com todo o empenho e correcção (áparte uma pisadela na cabeça que o árbitro devia ter castigado), os nossos jogadores não tiveram argumentos para contrariar a superioridade do Direito, mas no entanto nunca deixaram de lutar e de tentarem marcar pontos, por isso merecem o nosso respeito.

Depois passaram-se cenas tristes e evitáveis, com a exaltação e a irracionalidade a imperar. Mesmo não concordando com as decisões do CDUL nada justifica as ofensas e provocações, que acabaram por culminar em agressões. O caso do juvenil do CDUL é mais grave e esperamos sinceramente que o agressor e o agredido se entendem e que ultrapassem este problema que ninguém quer ver associada ao rugby, ao CDUL e ao Direito. O CDUL demarca-se da pouca vergonha, que se está a passar no blog do Zé do Melão e apela a todos os seus adeptos que não alimentem aquela discussão inqualificável.

A gestão do CDUL só a nós diz respeito, não admitimos que venha alguém pôr em causa esse nosso direito, seja jogador ou dirigente de outro clube, ou seja jornalista, essa decisão foi tomada para defender os nossos interesses e nunca com o intuito de desrespeitar os nossos adversários. Só um louco acha que temos prazer em sofrer uma derrota como a de ontem e fazer os nossos jogadores passar por uma provação daquelas. O que o CDUL fez fizeram outros clubes: Agronomia contra o Técnico na semana passada, e segundo dizem ontem o Belenenses e o Benfica, também terão feito descansar jogadores.

Tudo isto só é possível porque o rugby nacional é gerido por uma FPR enfraquecida, sujeita a pressões e manipulações exteriores e com uma incapacidade assustadora de controlar e fazer cumprir os regulamentos.

Espero que nos jogos de sábado, as equipas preocupem-se em proporcionar ao muito público que vai estar presente, bons jogos, com correcção, bem arbitrados e que seja uma grande festa do rugby.

Que ganhem os melhores em campo, e que no nosso jogo o melhor seja o CDUL!!!

29 comentários:

Anónimo disse...

os nossos adversário foram correctos? o vasco uva capitao da selecçao dava murros atras de murros e murros ate a juniores e tu vens dizer isso?se um saisse de lá com o nariz partido e nao pudesse ir ao porto? há que saber ser racional mas saber defender os interesses miguel. para quem viu o jogo foram claras as agressões desde os 5 m do jogo

miguel rodrigues disse...

Sabes que lá em baixo a tirar fotografias a minha visão de jogo reduz-se às jogadas ao pé de mim.

Se assim foi é lamentável e é mais uma atitude que fica para quem a pratica, sem mais comentários, não vale a pena continuar a alimentar polémicas.

A nossa hora há-de chegar. Força CDUL.

Um abraço

Anónimo disse...

Tenho a certesa que no próximo Sábado nada disso vai voltar a acontecer e que vai ser um belo jogo. Irão ser concertesa muito bem recebidos na Tapada e que o dia seja de festa. Qualquer que seja a equipa a ganhar.

Adepto de Agronomia

Anónimo disse...

A dsicussão das horas de jogo, é ridiculo, porque com a quantidade de adeptos desta modalidade em portugal, se marcasse-mos os dois jogos ao mesmo tempo, as bancadas não iriam estar cheias, alem de que a festa do rugby fica a ganhar, porque todos os jogadores e adeptos, de qualquer que seja a equipa, querem ver os 2s jogos.
Amaração para horas diferentes faz assim toda a lógica e faz destes jogos uma festa de rugby com enchentes de amantes da modalidade!!
Assim ganha o rugby!

como adepto de agronomia, espero que ganhe, mas sobretudo que seja um grande dia de RUGBY!!

Anónimo disse...

Miguel, nao podia publicar a equipa do CDUL? abraço e parabens pelo excelente blog. Abraço azul paste

Anónimo disse...

Miguel percebo onde queres chegar ao criticar o que se passa no ze do melão, mas acredita que quem faz aquilos são miudos sem maldade, o que se passou no campo por parte dos jogadores do direito foi uma autentica vergonha, mau caracter e má formação. O vasco uva batia batia batia, nao o conheço e pensei que fosse mais crescido, batia em juniores fechava a mao para dar murros. O portela mordia as pessoas. Ainda critiquei eu a atitude dos jogadores do Uruguai. De salutar a atitude do pipoca fez o jogo sem essas merdas

miguel rodrigues disse...

Quanto aos coments no Zé do Melão, acho que lá por serem míudos não quer dizer que não possam ser responsabilizados, e se julgam que por escreverem anónimamente que não são identificáveis estão muito enganados. Portanto, tenham cuidado.

Quanto às atitudes do Portela e do Uva, não ponho em causa que tenham ocorrido, mas como referi não vi. Acho muito esquisito que o Rohan Hoffmann, que é um excelente árbitro, não se tenha apercebido dessas agressões e não tenha agido em conformidade.

Se efectivamente ocorreram, acho que a Direcção do CDUL, que viu o jogo das bancadas, deve fazer queixa desses jogadores à Direcção do Direito e, eventualmente, à FPR.

Um abraço

miguel rodrigues disse...

Os jogos das meias finais jogam-se amanhã às 17 horas Agronomia - CDUL, na Tapada e vai ser arbitrado por Michel Bakus, e em Monsanto, às 15 horas, joga-se o Direito - CDUP que vai ser arbitrado por Victor Martinez.

Anónimo disse...

Peço a todos os adeptos do CDUL que no próximo sábado compareçam em peso na Tapada para apoiar o nosso clube. Relembro que o CDUL não luta pelo título à mais de 10 anos. Esta equipa, e refiro-me aos seus jogadores, merece o vosso apoio. Apesar do favoritismo da Agronomia (líder incontestado da 1ª fase do campeonato e que joga em casa)nós CDUL tudo faremos para dignificar a camisola e VENCER a partida. Grande abraço a todos e que amanhã seja um grande dia de Rugby e de preferência com uma grande vitória do CDUL.

Anónimo disse...

Força CDUL!!!
Amanha é a nossa hora! Apesar d relativamente novo na equipa (desde Setembro) o CDUL está-m desde miudo cá dentro! Que o grande trabalho q tem vindo a ser feito, amanha seja recompensado! Já faltam poucas shuttles pó fim! eheh
Força nisso!

Grande Abraco!

Rui Pinto

Anónimo disse...

Grande Pedro Gonçalves!!!

Anónimo disse...

Já agoar e que tal que tal falarem no blog na marcação do jogo do CDUL com o Benfica com violação dos regulamentos (apenas a 4 dias do encontro)quando os regulamentos falam em 10 dias e que foi fundamental para a classificação final?

Anónimo disse...

A TODOS OS QUE FOREM APOIAR OS SENIORES: Malta, levem qualquer coisa do cdul (chapeu, camisola, t-shirt, meias, o que for) para mostrar a nossa força...se no outro jogo contra a agronomia o nosso apoio foi fundamental, neste será ainda mais importante! Pintem o cão de azul se for preciso.
E espero que, qualquer que seja o resultado, estejamos todos no bar da agro a beber umas imperiais.

Em relação aos ditos murros dos jogadores do Direito, eu estava a fiscal e sinceramente nao vi nenhum. Nao digo que nao seja verdade, que até deixaram algumas marcas fisicas, mas que nao se viu, nao viu.

Um abraço
Caupers

Anónimo disse...

concordo que um jogo de rugby deve ser disputado de forma leal sem agressoes no entanto tb fico indignado por fazerem dos vossos supostos juniores uns "coitadinhos" que foram agredidos!sou jogador e nem interessa o clube e por norma nao agrido ng sem ter uma verdadeira razao. enquanto não forem penalizados severamente os jogadores em portugal vao continuar sistematicamente a tentar intimidar. de qualquer forma..juniores ou séniores voçes é que os escolheram de acordo com a vossa politica e obvio que estavam sujeitos a isso sobretudo pelo ressabiamento dos jogadores do direito!!se não tivessem jogado secalhar estavam mais protegidos....assims endo....e como opção vossa aprendama comer e calar!ou vçs tb nao sabem o que é ir a arcos??qq equipa que lá vá é agredida....com jogadores seniores, juniores ou bambis!!um abraço

miguel rodrigues disse...

Portugal real!!!

Anónimo disse...

ja n se fala dos juniores?a taça já n intressa ?

Anónimo disse...

"aprendam a comer e calar"...es ridiculo! ao menos diz quem és pq dentro de campo deves ser daqueles que n placa nao limpa rucks e a unica coisa que sabes fazer deve ser agredidr jogadores no chao qnd nem estes nem o arbitro estao a ver... e por causa de gajos como tu que não andamos para a frente!!

Zé Figueiredo

Anónimo disse...

DEIXEM-SE DE GUERRAS E TRATEM DE COMPRAR O DIÁRIO ECONÓMICO DE HOJE E DE VEREM A REVISTA . FINALMENTE COMEÇAM A DAR IMPORTÃNCIA AO RUGBY.

miguel rodrigues disse...

Espectacular

Anónimo disse...

excelente idéia ... ...uma blusa, tshirt, camisa, um pano ... ....qualquer coisa AZUL CDUL!!!

Vamos cobrir a Tapada de AZUL!

outra excelente idéia : SEJA QUAL FÔR O RESULTADO, VAMOS TODOS FAZER UMA EXCELENTE 3ª PARTE!!!!!!

Anónimo disse...

Antes de mais, quero dar a minha palavra de apreço ao zé por ter retirado aquela bola de neve de insultos e baixo nível que se estava a verificar.

No entanto penso que uma situação destas não deve ser branqueada para bem da modalidade.

O que aconteceu no passado fim de semana, no fim do jogo CDUL-Direito foi um momento triste para o rugby. Um treinador e um jogador envolvem-se em cenas pouco dignificantes. Depois o Jogador Internacional A, Advogado, Pai de filhos, Treinador das camadas jovens (ou seja forma jogadores e molda-os um pouco à sua imagem) agride um adolescente (que sinceramente, como foi dito, não acredito muito que tivesse a dizer "acabou, acabou", o Miguel Portela não será "primata" ao ponto de lhe ter "apetecido" agredir aquele rapaz).

Ponto 1- Como jogador internacional A, representante do seu país além fronteiras, tem de ser um exemplo a todos os níveis. Miguel Portela, é um facto, já deu muito a Portugal no que a rugby concerne, no entanto eu faço o paralelismo desta situação com o que ocorreu com Cantona no Manchester United. O jogador estava claramente enervado e de repente, um mero adepto vociferou-lhe palavras(imagino eu)pouco dignificantes. O jogador perde a calma e agride um espectador... Foi severamente punido, porque como está patente um situação destas não pode passar incólume.

Ponto 2- Este jogador acima de tudo tem de pensar que não é profissional de rugby, mas sim Advogado. Ora, sendo advogado, uma profissão eclética e de renome, tem de obedecer a uma conduta restrita e éticamente tem de ser um exemplo para a sociedade. Ao agredir um menor este jogador está a incorrer numa pena que pode vir a ser pesadíssima... Um advogado não pode ter nenhum crime no seu cadastro. Esta é uma das principais regras para se ser advogado. Eu penso que se o jovem agredido apresenta se queixa o jogador estava em maus lençois.

Ponto 3- Miguel Portela é Pai de filhos e ele melhor que ninguém decide o que é melhor para a educação dos seus filhos. Todavia, é também treinador de jovens, está a formar homens "tem o barro nas mãos"... Será que um clube eclético e de principios tão elevados como é o GDD, aceita que um jogador (por melhor que ele seja) esteja envolvido nestas cenas?

O rugby ainda é o desporto de "arruaceiros" em Portugal devido a condutas como esta que nos foram proporcionadas no ultimo fim de semana por um jogador e por um treinador de equipas que estão na meia final do escalão máximo do rugby português.

BBC

Anónimo disse...

caro Ze figueiredo:

Não quis proferir nenhuma ofensa em relação ao vosso clube nem ás opções tomadas.Creio que a critica era relativa ao amadorismo do nosso rugby que como tal tras algumas consequencias negativas nesta fase de evolução.O "comer e calar" foi uma força de expressão mas também não sejamos todos ingénuos e santinhos....agressões passam-se todos os jogos a este nível e os jogadores têm que estar preparados para essas intimidações.
Humildemente dou o meu melhor em campo limpando rucks bem ou mal, placando quando consigo ou não e dou o melhor para a evolução desta modalidade que tanto estimo.
Não me identifiquei uma vez que julguei nao ser essencial para a questão mas também não caio nunca no "ridiculo" de insultar um anónimo.

continuaçao de bons posts

atentamente

Nuno Taful


p.s-espero que senhores como vç que não conheço dêm spr o seu maximo pela modalidade e que por sua causa esta modalidade ande para a frente....

Anónimo disse...

Miguel não há nenhuma fotografia do grande arranque do Bellini que quase marcava ensaio?! e a placagem do cabral jr tb não mereceu uma foto jeitosa?! lol

Anónimo disse...

caro Nuno Taful:

nao te conheco pessoalmente mas ja te vi jogar e assim sendo retiro o que disse em relação ao que fazes dentro de campo.

ja em relação ao "comer e calar" julgo que o que é contra as leis nao deve ser permitido e deve ser punido...o facto de acontecer não quer dizer que se tenha que aceitar!

julgo que no meu post anterior não insultei ngm...mas estou em absoluto desacordo com as pessoas que defendem o "comer e calar" isso não é desporto. compreendo no entanto que tenha sido uma força de expressao.

Continuação de bons jogos
Zé Figueiredo

Anónimo disse...

Caro Zé Figueiredo:

Quando me referi a "comer e calar", nao estava de longe a concordar com a situaçao, embora seja a realidade do nosso rugby!

Lembro me bem no meu primeiro ano de seniores, de ir por exemplo, a Arcos, e ser agredido GRATUITAMENTE durante todo o jogo, nao porque fosse mais novo, nao porque fosse do tecnico, mas sim porque pura e simplesmente estava dentro de um campo de rugby! Assim sendo aprendi rapidamente que com a arbitragem q se vive em Portugal, nao se pode esperar muito... ou nada, sem ser o respeito e cavalheirismo entre jogadores. se os juniores do CDUL sao suficientemente Jogadores para entrarem em campo com o campeao nacional (e acredito que sejam) em qualquer tipo e dia de jogo, têm que compreender que por vezes... Em Portugal á que aprender a lutar contra esse tipo de jogo, sendo mais forte e superior psicologicamente a esse tipo de situaçoes!

Um abraço

Nuno Taful

p.s: boa sorte, e que amanha seja um jogo limpo.

Anónimo disse...

Amanhã é um dia importante para o CDUL : de há vários anos a esta parte,muitos são os que se esforçaram para trazer de volta o clube às 1/2finais (pelo menos) de um CN de seniores!

Já lá estamos e amanhã podemos ir mais longe.Que a atitude em campo seja a da ultima partida entre estes 2 clubes e tudo é possivel!

Que todos aqueles que já jogaram, que jogam, que são parentes de alguem que já jogou ou joga, venha apoiar o CDUL!

Seja qual fôr o resultado desejo sinceramente que os "agrónomos" saibam receber e que os "universitários" saibam visitar!

Vamos fazer desta 1/2 uma festa ; Os clubes estão a tentar, organizando jogos durante todo o dia, mas é muito importante que os adeptos colaborem , que encarem a 1/2 apenas como um jogo e nada mais que isso! Apoiem, gritem, cantem ao desafio ... ...vamos provar que pode sempre ser uma festa independentemente do resultado!Vamos ver quem apoia mais a sua equipa, mas nada mais ...

Que seja um excelente dia de rugby, uma excelente 1/2 e que se saiba perder e se saiba ganhar.

BORA LÁ CDUL!!!!!!

Anónimo disse...

Julgo que nenhum de nos(juniores) se queixou de ser agredido ate porque ja estamos habituados e ate pq muitos de nos tb agredimos...

infelizmente é normal...se chegarmos a um nivel profissional como gostaria qie acontecesse talvez estas situações acontecessem menos vezes.

p.s. como ja referi eu apenas me insurgi "contra o comer e calar" em relação ao jogo contra o direito n tnh nada a dizer. levei um soco no nariz n sei de quem ms continuei a jogar mt normalmente sao coisas que n devem afectar os jogadores..so lhes deve dar mais vontade de jogar inda por cima naquele caso contra uma serie de internacionais!

Ze Figueiredo

Anónimo disse...

Caro Nuno Taful,

Confesso que nunca tive uma sinpatia por aí além pelo Técnico, mas se és quem eu penso, conheci o teu pai na escola e, depois de ler os teus comentários, só tenho uma coisa a dizer:

QUEM SAI AOS SEUS NÃO DEGENERA.

Anónimo disse...

cambada de meninos