quinta-feira, novembro 22, 2007

Ensaios sobre o Fim do Mundo

Alguns atletas com os seus treinadores (tirado do blog das ERG)


"Ensaios Sobre o Fim do Mundo"

É uma excepção à regra elitista do mundo do râguebi português, dominado por clubes históricos, famílias influentes e endinheiradas.

Há um ano, a Escolinha de Rugby da Galiza decidiu pegar num velho sonho e plantou uma bola oval num dos bairros mais problemáticos do país.

O Bairro do Fim do Mundo, situado no Vale da Galiza, já chegou a ser uma encosta com cerca de 500 barracas, já foi um dos principais centros do tráfico de droga do concelho de Cascais e já teve pior fama. Hoje, as barracas e a droga perderam expressão, mas ainda resistem dezenas de famílias a viver em condições miseráveis.

Há 24 anos, com o nascimento do ATL da Galiza nasceu também o refúgio para os filhos do bairro, mas há um ano aquela valência da Santa Casa da Misericórdia de Cascais comoveu o mundo do râguebi com a criação de um novo clube dedicado à modalidade.

São 50 miúdos, dos 5 aos 14 anos, no extremo oposto social, cultural e financeiro dos miúdos do Belenenses, Agronomia, Direito ou CDUL, mas que partilham a mesma paixão pelo râguebi. E que precisaram apenas de um ano para vencerem os melhores e mais antigos clubes do país.

O REPORTV desta semana é sobre o Telmo, guineense de 10 anos que ainda vive numa das poucas barracas que restam no Fim do Mundo. É sobre o Álvaro, 9 anos, um dos mais novos membros da primeira família de etnia cigana do bairro e que sonha ser jogador profissional de râguebi. É a história da Maria, 50 anos, fundadora e a alma do ATL da Galiza.

«Ensaios Sobre o Fim do Mundo» é a história fascinante de um clube sem campo próprio, sem condições financeiras, mas com dignidade e uma vontade sem limites, que começa bem antes do sucesso mediático dos Lobos no Mundial de França.

"Ensaios Sobre o Fim do Mundo"
5ª Feira - 22.Nov - 23h00 - Sport TV1
6ª Feira - 23.Nov - 19h50 - Sport TV1
Sábado - 24.Nov - 14h30 - Sport TV2
2ª Feira - 26.Nov - 13h30 - Sport TV1

10 comentários:

Anónimo disse...

Excelente iniciativa!!! Quer a da escola quer a da Sporttv

Anónimo disse...

CDUL B hoje vamos fazer um granda treino caralho! Vamos através da nossa atitude hoje pedir desculpa aos treinadores pelos erros do passado. Vamos mostrar que somos uma equipa a sério,que damos tudo por esta camisola e que tamos lá é para darmos tudo e evoluirmos de acordo com o potencial de cada um. Não fazemos o que aguentamos,mas sim o que a equipa aguenta. Temos que nos superar,é fundamental para nos tornarmos uma verdadeira equipa!

Anónimo disse...

Ass:Piu Villax

Anónimo disse...

Ya Villax és do CDUL B e tudo

Anónimo disse...

um dos treinadores das escolinhas da galiza é o actual capitão da selecção nacional de sub 18, Pedro Rocha e Melo.

Eis aqui um exemplo para todos do que é ser um "Homem do Rugby" e que organiza o seu tempo de modo a conseguir ser um jogador de altissimo nível, e um grande capitão.

Esperemos que no fim da epoca consiga a promoção para o grupo A!

Anónimo disse...

Pa Piu é o meu irmão

Anónimo disse...

o branco anda aqui!

Anónimo disse...

nao fui eu que escrevi o coment
Piu Villax

Anónimo disse...

quem escreveu o comment as 5.11?

Anónimo disse...

Como é que vamos encher o JAMOR no dia 1 de DEZ.?

Se nem a CGD que é patrono da SN, tem agendado este jogo na sua agenda de EVENTOS, no seu site oficial, na zona Fã de Rugby?