segunda-feira, novembro 12, 2007

A pedido: o jogo adiado Geórgia - Portugal

Já estavam os adeptos muito entretidos a comentar (anónimamente, pois claro!) as opções de Tomáz Morais e a vaticinar derrotas estrondosas e porque é que os "estrangeiros" não jogavam, etc. quando súbitamente veio a notícia da decisão da FPR de não ir jogar por questões de segurança.

Não vou comentar a convocatória, cada macaco no seu galho apesar de me entreter bastante a ler as opiniões dos anónimos, algumas bastante interessantes, mas aproveito para focar outro aspecto que influencia as convocatórias: o calendário internacional.

Se em muitos aspectos acho que o futebol devia retirar ensinamentos de algumas regras do rugby, também o rugby deve seguir o exemplo do que de bom se faz no futebol, nomeadamente no marketing e na organização, no caso na planificação do calendário dos jogos das selecções.

Os jogos entre selecções deviam ser marcados todos para as mesmas datas, parando os campeonatos dos países, desta forma não havia razão para que jogadores que jogam lá fora fossem impedidos de vestirem as camisolas das suas selecções. Portugal teria muito a ganhar se assim fosse. Estive a ver o blog Pontapé de Ressalto e no post "Os Tugas lá fora ...", Rui Vasco descreve o desempenho de vários jogadores portugueses que actuam em equipas profissionais, aos quais um anónimo acrescenta mais um rol de jogadores que dificilmente jogarão por Portugal, não porque não queiram mas porque os seus patrões não os dispensam, vejam as "baixas":

Gonçalo Uva (Montpellier), Pierre Correia (Albi), David Penalva, Cristian Spachuk e Duarte Cardoso Pinto (Blagnac), André Silva (Mt.Marsan), Fábio Silva, Cédric Leite e João Correia (Lyon), Juan Murré (Livorno), Juan Severino (Reggio), Tiago Girão, José Pinto e Diogo Gama (CRC Madrid), Pascal Oliveirinha(Brive), Adrien Figueiredo (La Rochelle), Arnaud Ferreira e Olivier Soares (Cahors), Damien Chaisne (Orleans), Ivo Morais (Chataurenard), Emanuel Rodrigues (Nimes), Patrice Correia (Mauléon), Nelson Soares (Romans), Thomas da Costa (Poitiers), Luis Gonçalves (Cergy-Pontoise).

Não acredito que todos tivessem entrada directa na selecção, mas alguns seriam certamente uma mais valia. É nestes aspectos que o profissionalismo dos dirigentes faz falta: levantamento destas questões, negociação dos calendários com os outros países, visionamento destes jogadores, abordagem aos mesmos e aos clubes que representam, etc.

27 comentários:

Anónimo disse...

porque é que o site do CDUL não está operacional? Ferraz

Anónimo disse...

súbitamente não leva acento tal como todas as palavras acabadas em mente...esse é um erro típico da FPR como este artigo não está assinado posso deduzir que tenha sido pedido pela FPR e prof Tomaz Morais.

Anónimo disse...

AAC coloca 4 jogadores séniores no CTR de Coimbra,1 deles já nem joga, e 4 jogadores sub 18 que ainda não estiveram em selecções. A Lousã coloca 2 jogadores seniores???
Será que este ano Lisboa vai voltar a ter 8 treinadores???

Anónimo disse...

Anónimo disse...
QUE TAL O CDUL PUBLICAR UMA NOTICIA SOBRE O NÃO JOGO NA GEORGIA

6:21 PM, Novembro 09, 2007

puto de merda axas k isto é o k?? isto é um blog do cdul e o miguel publica o k kizer e bem entender e vires paki mandar vir devias era levar um calduço

7:57 PM, Novembro 09, 2007

Não sei quem és mas tenho pena, pois nao sou puto. segundo joquei no cdul e provalvelmente não deverias ainda ter nascido.

11:05 AM, Novembro 12, 2007


Anónimo disse...
ouvi dizer que os meninos dos sub 20 agora estão a culpar o arbitro, por terem perdido o jogo do sabado.
treinar mais

11:08 AM, Novembro 12, 2007

Anónimo disse...

que tal publicar todos os resultados do campeonato de sub-20!

Anónimo disse...

quem são os treinadores do Centro de Treino?

Anónimo disse...

João Luís e Ricardo Rodrigues Treinadores do CTR Centro/Norte Pedro Gonçalves CTR Sul

Anónimo disse...

Ao anónimo das 7.54

Obrigado pela correcção, sou apologista da formação ao longo da vida.

Se o anónimo que em tempos pediu um artigo com este título era o Tomaz Morais ou alguém da FPR não sei, sei que se identificou como antigo jogador do CDUL.

Achei importante o artigo não pelo facto de o jogo ter sido adiado, acho que foi a atitude mais sensata, mas por aquilo que escrevi: se os calendários internacionais estiverem coordenados com os nacionais, as selecções de vários países, Portugal incluido podem beneficiar.

De quem é a responsabilidade? Não sei, se calhar é do IRB e da FIRA que não se entendem. Mas se as federações interessadas quiserem pressionar talvez consigam algo, é uma questão de agenda.

Miguel Rodrigues

Anónimo disse...

Miguel Rodrigues tenho duas questões a fazer:
1. Quando é que as camisolas do CDUL saem?

2. Como é que eu envio fotografias ou vídeos para este blog?

Anónimo disse...

chegou-me ao ouvido que a taça iberica do escalao sub 20 ia dar na televisão.. é simplemente um boato, não?

Anónimo disse...

por problemas financeiros do clube, duarte cardoso pinto ainda nao esta garantido no blagnac. ainda se encontra em portugal e a treinar no seu clube!

Anónimo disse...

e que tal publicarem os boatos do rugby lisbonense? dava um best-seller

Anónimo disse...

quando é que chega o mitico G-SHOCK? será apenas um mito sebastianista?

Anónimo disse...

Já chegou...

Anónimo disse...

as equipas B e C dos sub16 do CDUL TAMBÉM efectuaram jogos neste fds:
CDUL B-7 BELAS-12
CDUL C-5 BELAS-7
Vejo gajos a queixarem-se que nao tem fotografias, eu queixo-me de nao darem valor ao meu trabalho, apesar de termos perdido os 2 jogos

Anónimo disse...

o blog do cdul tb deveria dizer piaçaba http://piacaba.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

alguem sabe quando e que chegam os equipamentos novos? alguem sabe se os sub18 vao ter numero?

Anónimo disse...

nao e nenhum boato, se quiseres liga para a agronomia e pergunta onde e q esta o duarte. em frança nao esta de certesa!

Anónimo disse...

Miguel
o calendario acertado não é possivel uma vez que o torneio 6 nações B é composto por equipes do Leste europeu com condições climaticas muito adversas nos meses de janeiro e fevreio, e mesmo março.
Além disso, os campeonatos franceses e ingleses não param para os 6 nações, portanto essa altura os jogadores estrangeiros tem mais hipoteses de brilhar.

Anónimo disse...

Miguel,

O joão Correia é jogador do grupo desportivo de direito e não do lyon. é vdd que se deslocou a frança para fazer testes, mas até ao momento continua jogador de direito

João Marrana disse...

Caro anonimo de dia 12 de novembro as 7:54 PM:

subitamente nao leva assento no u...

Anónimo disse...

Claro que não foi so para explicar ao Miguel que logo de seguida com toda humildade respondeu dizendo "Obrigado pela correcção, sou apologista da formação ao longo da vida."

Obrigado pela correcção à correcção.

Anónimo disse...

assento ou acento? Isto anda mal de ortografia....

Anónimo disse...

e novos artigos?ja ta na hora!

Anónimo disse...

Tio desde que ganhei os 100€, estranhamente deixei de o ver no CDUL...
Para quando o prémio? O dinheiro tá a fazer falta...

Valle

Anónimo disse...

Novos Artigos concordo...

Anónimo disse...

talvez sobre o campeonato sub-20!?!