terça-feira, janeiro 01, 2008

Bom Ano 2008!

Acabou da melhor forma o ano de 2007, um ano fantástico para o rugby português com a sensacional presença dos Lobos no Mundial 2007, e que termina com a conquista da Taça Ibérica, resta saber se fica na Tapada ou em Monsanto. Este facto é tanto mais importante porque o rugby em Espanha está numa fase de profissionalização bastante mais avançada que em Portugal. Enquanto no burgo os orçamentos estarão entre os 200 e os 400 mil euros, em Espanha alguns clubes têm orçamentos de 2, 3 e 4 milhões de euros!!! Foi uma prestação fantástica da Agronomia e do Direito que irão disputar a Taça Ibérica que se joga pela primeira nestes moldes. A hipótese da criação de um campeonato ibérica é fundamental para aumentar o nível competitivo ibérico.

A modalidade está com uma exposição como nunca teve: a Sporttv, para além do Campeonato do Mundo, do Torneio das 6 Nações, do IRB Sevens e do Super 14 começou agora a transmitir jogos do Campeonato Nacional, recentemente a TV Cabo pôs no ar, ainda a título experimental, a Eurosport2 que transmite jogos do Top 14 (Liga profissional francesa). Nos jornais saem cada vez mais notícias. É uma mais valia que as instituições oficiais e os clubes têm de saber aproveitar.

Para além da cobertura dos media, aguardamos ansiosamente a renovação do site da FPR, entretanto a ARS em Março irá pôr on line o seu novo site com muitas novas funcionalidades. Os blogs continuam a ser uma fonte de informação, discussão e divulgação importante, pena é que algumas pessoas escondidas atrás do anonimato insistam em descarregar as suas frustações nestes espaços, tentando criar discussões e problemas entre os clubes e os adeptos através de ofensas e boatos totalmente descabidos, espero que em 2008 consigam ultrapassar as suas inibições e passem a dar a cara. Aguardamos a divulgação da política de comunicação da FPR para promoção da modalidade, o trabalho desenvolvido pela ARS é um exemplo do que pode ser feito.

Tudo leva a crer que a nível competitivo vamos ter o melhor campeonato dos últimos anos, esperemos que a nível organizacional se possa dizer o mesmo. Para tal é fundamental que a FPR reveja urgentemente o Regulamento das Competições, principalmente a questão dos estrangeiros e das datas limites para inscrição dos mesmos, sejam comunitários ou extra-comunitários. O Campeonato tem de ganhar credibilidade para continuar a atrair patrocinadores.

Esta 5ª feira vai realizar-se na FPR uma reunião para os clubes da Divisão de Honra e da 1ª Divisão, na qual irá ser discutida uma alteração ao modelo competitivo para o próximo ano mas que afecta os clubes já este ano pois poderão não haver descidas de divisão!, a Ordem de Trabalhos é a seguinte:

1 – Modelos Competitivos e Arbitragem (nomeadamente; I Divisão com 8 equipa e “final-four”; Divisão de Honra alargada a 12 equipas – dois grupos de 6 com “final-four”; outros esquemas competitivos).

Para tornar mais atrativa a modalidade a FPR e os árbitros têm de passar a ter mão pesada para com a indisciplina de técnicos, jogadores e do público durante os jogos, sem medos e com o mesmo peso e medida para todos. A continuação da formação de árbitros, de técnicos e de dirigentes é fundamental para a melhoria qualitativa da competição e do espectáculo.

Estão reunidas as condições para que 2008 seja um bom ano para o rugby português.

Quanto ao CDUL, 2007 foi bom e 2008 vai ser melhor se todos continuarmos a trabalhar com afinco e com os nossos objectivos sempre presentes. São cerca de 400 atletas desde os bambis aos seniores, todas as equipas do CDUL nos vários escalões estão na luta pelos respectivos títulos, vamos fazer de 2008 o Ano do CDUL!

Saudações desportivas aos nossos adversários em campo e amigos cá fora!

2 comentários:

Anónimo disse...

Saudações Miguel

Não gosto muito da palavra adversário, não estamos dentro do campo e fora do campo não há adversários.

Parabens pelo artigo e por este Blog que contínua a ser um espaço de conversa, informação e troca de opiniões num clima salutar.~

Ainda não foi dada noticia aqui sobre isso mas gostaria de dar uma palavra aos atletas do CDUL que estão na selecção de Sub17, gostava de lhes dar parabens pela forma exemplar como se empenharam são vários atletas e é uma mais valia para o clube, digo isto como treinador deste grupo de jovens jogadores. Um abraço grande também para o Alex.

A todo este conjunto dos Super 17 um grande ano de trabalho e sucesso para todos, nos clubes e ao serviço das Selecções A e B.

Saudações desportivas

José Antunes

miguel rodrigues disse...

Concordo e já alterei para o que me parece correcto.

Gostei especialmente da denominação Super 17!

Abraços,

Miguel