segunda-feira, janeiro 07, 2008

Taça Ibérica e Campeonato Nacional

Taça Ibérica

Assinale-se mais uma vitória histórica da Agronomia que num curto espaço de tempo consegue dois títulos que nunca tinha conseguido na sua já longa existência (desde 1935): o Campeonato Nacional e agora a Taça Ibérica, vivem-se momentos especiais na Tapada, parabéns!

Foi um jogo muito intenso, disputado em condições dificeis e com algumas decisões muito contestadas a nível da arbitragem, fundamentalmente no capítulo disciplinar, mas que não justificam as cenas que ocorreram no fim do jogo que só afectam a imagem do rugby.

Entretanto, o Presidente da Associação de Clubes de Rugby de Espanha, Juan Carlos Sanchez, reuniu com 4 clubes portugueses: Agronomia, Direito, Benfica e Belenenses para discutirem um modelo de Torneio Ibérico para a próxima temporada.

Dada a importância que esta competição poderá ter no futuro do rugby ibérico, deixo 2 questões:

qual foi o critério para escolha da representação portuguesa?;

e dado não ter sido apresentado aos restantes clubes o modelo de competição defendido pela "nossa" representação, qual vai ser o critério de escolha dos participantes na futura Taça Ibérica?

Campeonato Nacional - Divisão de Honra


Para além do modelo competitivo e arbitragem era importante que na reunião convocada pela FPR se tivesse discutido e "arrumado" definitivamente o Regulamento das Competições para evitar as confusões do costume.

Pela pertinência transcrevo notícia do site da FER (os bons exemplos devem ser seguidos):

"División de Honor
La Federación Española de Rugby quiere recordar que la tramitación de las nuevas licencias de jugadores, para que puedan participar en la Liga de División de Honor, se debe realizar antes del inicio de la 2ª Vuelta de la Competición (13 de enero de 2008). Igualmente, es el plazo establecido para tramitar licencias de jugadores extranjeros. Cualquier cambio de alta/baja de jugadores extranjeros deberá tramitarse también hasta este plazo.Se ruega a los clubes implicados que comuniquen a la FER, si aún no lo ha hecho y antes de la fecha del 13 de enero de 2008, los 3 jugadores extranjeros que, como máximo, tienen dados de alta, o si se han producido cambios respecto a lo que haya comunicado anteriormente."

Qual é a dificuldade? Poupava de certeza muita discussão e maledicência.

67 comentários:

Anónimo disse...

Já nos estão a fazer a cama...Tem dedinho da Federação...o Cdul é que não pode ser paparuco e abrir a pestana

luis sa disse...

Aproveito a oportunidade para vos informar que está a decorrer uma sondagem no "coisasderugby.blogspot.com"

Vão lá dar os vossos palpites.

CPS:

Luís Sá

Anónimo disse...

Nos ultimos anos foram estes os clubes a ganharem campeonatos, tirando a AAC que teve um deslize e desceu, contudo estes 4 clubes têm-se mantido praticamente sempre nos primeiros lugares quer do campeonato quer da taça. Equipas como o CDUL têm que continuar o caminho que têm feito até aqui mostrando novamente a solidez e a regularidade de vitorias que apresentaram noutros tempos e ai ninguém poderá deixar de lado o CDUL. Há que trabalhar!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

É saudável para eles (Agronomia) e para o rugby. No fundo é a mesma coisa que descentralizar o rugby (neste caso em termos de campeonato). Eles foram campeões e por esta lógica qualquer dia o CRAV ou o Évora também o são. E isso seria muito bom para o rugby português, termos outro género de campeões.
É de salutar outro género de equipas ganharem o título, e por isso todos devemos estar contentes da Agronomia ter sido campeã.

Anónimo disse...

Se o critério é "os ultimos anos" (nem quero acrediar nisso pois , quanto a mim, não faz qualquer sentido) quem marca a "fronteira" onde começam os "ultimos anos"?

Se são mesmo os mais recentes o CDUL o ano passado ficou em 3 ... ...
Se começar a contar desde que há Campeonato Nacional, CDUL e Dramático de Cascais tem que lá estar ... ...

Parece-me que o unico critério aceitável é o da classificação do ultimo campeonato e aí teríamos Agronomia, Direito, CDUL e CDUP nessa reunião (para alem de outros que poderiam igualmente estar presentes; porque não todos os da Divisão de honra nessa reunião?)

Penso que o critério para participação no torneio Ibérico a 4 clubes de cada país, só poderá ser o dos 4 1ºs classificados da ultima época em cada um dos paises

Anónimo disse...

Sim, o critério é seguramente esse. Mesmo que alguns dos referidos clubes fique de fora os 4 primeiros, não entra. Ponto final.

O critério de constituição da "representação", não sei qual foi.

RVS

Anónimo disse...

O critério foi simples. Agronomia e Direito estavam a disputar a Taça Ibérica, o Direito já a largos anos anda nestas andanças da Taça Ibérica, é muito reconhecido lá fora (sei pq joguei em Espanha). Agronomia porque é campeã.

Belenenses e Benfica porque são clubes muito bem apoiados por diversas entidades, e são clubes mundialmente conhecidos.

Anónimo disse...

Salvo prova em contrário é óbvio que a FPR está a fazer a cama ao CDUL.Há que tomar providências desde já e defender os interesses do CDUL que quer queiram quer não é o club com mais curriculum na história do rugby nacional.Têm que reconhecer que depois de anos menos bons o CDUL joga de igual para igual com qualquer dos 4 que a Federação elegeu com grande prepotência.No ano passado ficou melhor classificado que 2 deles, este ano está melhor que 1, e o campeonato está longe de estar acabado para o bem e para o mal.

António da Penha e Costa

Anónimo disse...

este ultimo comentário é... ...demasiado simples, tal com seu anonimo autor

Anónimo disse...

referia-me ao penultimo...

Anónimo disse...

O presente é que tem de contar e têm de ser os 4 ultimos classificados, se por algum motivo alguem recuar entra o clube imdeiatamente a seguir...o Belenenses e o Benfica são mundialmente conhecidos...não estamos a falar de futebol e o belenenses não o é. apoiados também nao sao pois as disputas e falta de apoios financeiros e de disputa de jogos sao sobejamente conhecidas...
Cdul abre a pestana e não papes grupos

Anónimo disse...

Como é óbvio o critério de participação na futura Taça Ibérica tem de ser aquele que foi apontado pelo Caupers e pelo Rui Vasco, caso contrário a prova não terá qualquer credibilidade.

O critério da escolha dos 4 clubes portugueses não se percebe, o que o anónimo das 2.40 diz não é um critério, é uma justificação como outra qualquer.

Acho que a FPR não foi tida nem achada neste processo.

Não querendo alimentar teorias de conspiração, acho que não se trata de uma história mal contada, mas sim de uma história desajeitada. Vamos ver.

Miguel Rodrigues

Anónimo disse...

Miguel, a FPR terá apenas conhecimento do processo, mas não estará nele activamente envolvida, por não querer (?) ou por não a quererem.

Seja como for, penso que os clubes (per si) têm condições para levar a bom porto esta iniciativa.

O critério de selecção de equipas terá de ser SEMPRE o desportivo. A única salvaguarda terá de ser a seguinte: se o clube 2º classificado (por exemplo) assumir que não tem interesse em participar na prova (por razões económicas, por exemplo), então terá de subir o 5º.

PS: O Belenenses é DE FACTO mundialmente conhecido. Ou não tivesse nos seus quadros de atletas (actuais e passados) CAMPEÕES MUNDIAIS, e não tivesse um Palmarés ao nível de diversas modalidades invejável. Saberá, quem afirma que o Belém não o é, que foi a equipa de futebol do Belenenses que em 1945 inaugurou o Estádio do Real Madrid? Ou que durante décadas foi convidada para as mais prestigiadas provas internacionais? Seja como for, não é de futebol (nem de outras modalidades) que estamos a falar. Mas apenas para que conste...

miguel rodrigues disse...

Rui,

Concordo que existem condições para concretizar esta iniciativa, era bom que houvesse mais transparência para evitar mal entendidos.

Quanto ao critério de selecção estamos totalmente sintonizados.

Anónimo disse...

o belenenses ainda este eno foi convidado para jogar em futebol num torneio c o reakl madrid e por pouco q o gigante espanhol não ia caindo por terra

acho estranho a fpr não estar envolvida nisto, uma vez que é ela q deve zelar pela vontade das várias esquipas portuguesas junto de outras federações. assim sendo, este acordo deveria estar a ser feito pela fpr de modo a que todos (ou a maioria) dos clubes portugueses apuráveis no p+resente ano concordassem com o decidido.

sim, pq eu não tenho assim tanta certeza que sejam estes os clubes que vão ficvar nos primeiros lugares este ano. O campeonato ainda agr começou.

Anónimo disse...

Acho curioso o facto de , agora, todos estarem muito interessados no futuro campeonato ibérico. Acho muito bem, mas como costume, fala-se do que não se sabe. E não se sabe, não porque se esconda o que quer que seja, mas porque não se quer saber, até...ver o que dá....!O CDUL, ao que li, esteve numa primeira reunião, não é verdade? Então e o que é que fez depois disso ?
Toda a gente sabia que era o Engº Amado da Silva, e creio que também o Manuel da Costa, que há muito tempo estavam em conversações como os espanhóis. Todos sabiam. E o que é que fizeram?
Diz, agora, o Dr. Jorge Girão que estava à espera de um documento que o Belenenses eo Benfica ficaram de apresentar.... Será que ainda está à espera?É que esse documento não existe! E não foi por isso que os " outros "deixaram de continuar a trabalhar!Alguma vez o CDUL se manifestou interessado?Junto de quem ?
O que digo em relação ao CDUL aplica-se a outros clubes, agora, tão interessados!
Sucedeu o mesmo com o patrocínio das cervejas e sucedeu o mesmo com as transmissões televisivas...
Afinal quem é que esteve sempre em todas e sempre interessado ?
Pois é. É preciso estar-se, dentro ou fora....
Quanto ao mais , parece-me que nada está ainda definido, mas parece-me incorrecto que, não tendo havido qualquer critério no início da época, se se reporte a selecção apenas ao último ano.Deve considerar-se um periodo de tempo estatisticamente razoável, que eu diria de 10 anos.Tratar-se-ia de pontuar as quatro equipas melhor classificadas nesse período. Parece-me desportivamente mais correcto e menos aleatório.
Para a próxima época ( 2009/2010)entraria mais uma equipa portuguesa, por exemplo.
É preciso entender que qualquer que seja o critério haverá sempre contestação!Mas o que não há dúvida é que esse é o caminho. Pena é que nem todos tenham querido colaborar e só agora " queiram apanhar" o combóio....

miguel rodrigues disse...

Curioso o último anónimo.

Confirma que 2 clubes ficaram de apresentar um documento, mas como se calhar já havia idéias pré-concebidas para que determinados clubes participassem na referida TI o documento foi esquecido, e então sem darem conhecimento aos demais trataram da sua vida e depois diz que a culpa é deles que não quiseram participar.

Ora deixa-me cá inventar umas balelas para justificar as minhas acções, mas que grande hipocrisia.

Fantástico o critério que referiu, o desempenho das equipas nos últimos 10 anos! O que é que isso tem a ver com realidade competitiva actual? Porque não os últimos 15? As contas não lhe eram favoráveis?

Claro que o critério da classificação do último campeonato é o único com verdade desportiva e que merece credibilidade.

Espero sinceramente que o senhor não seja um dos Presidentes que esteve naquela reunião e que o que esteja a dizer não passe de ficção.

Enfim os senhores lá sabem o que querem fazer do rugby nacional.

Já agora gostava de saber a sua opinião sobre o prazo de contratações de jogadores para este campeonato.

Anónimo disse...

Gostava de saber do que estamos a falar.
Qual é o papel da FPR no meio disto tudo?
Quais os critérios para escolha desses clubes?
Este torneio é oficial ou particular?
O que é que acontece com a taça ibérica?
Penso que se este torneio é oficial então deve ser aprovado pela FPR e apoiado pela FPR e todos os clubes.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Como é possivel adimitir-se que 2 clubes ficaram de elaborar um documento, que não o fizeram e criticar os que ficaram a aguardar que esses clubes cumprissem o que tinham ficado de fazer e louvar os que mesmo sem o dito documento (ou seja, continuando a alinhar na bagunça e deaorganização nacional ....) foram atrás de quem os chamou ???!!!!

Aqueles que vão a uma reunião em que se decide elaborar um documento para dar seguimento a uma ideia e depois são enganados pois esse documento nunca apareceu mas "os trabalhos(?)" continuaram é que são agora aqui acusados ???

Haja o minimo de decencia!!!


Quanto ao critério só mesmo o da época anterior .Certamente que a alguns clubes daria geito que fosse os ultimos 5 ou 10 anos, a outros, como o CDUL, daria geito desde o 1º campeonato nacional ... ...mas em todas as provas a selecção ou apuramento é feita com base nas pretações da época anterior.

Se querem alterar ... ...não se iludam, as razões são demasiado óbvias e é gato escondido com um grande rabo de fora, à vista de toda a gente!

Anónimo disse...

Só 1 pergunta:

Alguem fez reuniões as escondidas?

Vi em diversos sites e orgãos de comunicação social, que iria haver uma reunião iberica. Foi Publico. E dentro dos 6 clubes da Div.Honra TODOS estavam convidados. Porque não se informaram e não foram?
~
Sou um simples adepto... e como eu soube com antecedencia dessa reunião, não me quer passar pela cabeça, que "alguns" clubes não sabiam... Poupem-nos!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Meus Amigos,

O Rugby felizmente esta a crescer! Ainda bem que Agronomia ganhou, e deus queira que haja muitos mais Clubes a ganhar para alem de serem sempre os mesmos!! Isso é sinal que estamos a crescer. Ja chegava de GDD, CDUL's etc. Deus queira que o CDUP ganhe e amanha um Evora, seria fantastico.

Ja estou como um comentario atras dizia, essa vossa prepotencia irrita. O Rugby finalmente em Portugal não se resume ao GDD e CDUL (dos Megres), existem muito mais, e isso sim, é que é de salutar.

Bem hajam, e vivam o Clubes TODOS cada vez mais fortes, seria optimo sinal.

Quanto ao Torneio Iberico obviamente que deviam ir os 4 primeiros classificados. So isso faz sentido! Caso algum não tenha verbas passa a ir o 5ºclassificado.

Parece-me obvio.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Julgo que muita pessoas estão a ser mal informadas pelos Presidentes dos respectivos clubes....

Mas tudo bem.

Forte abraço do tamanho da Iberia

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Antes de saber quem vai à Liga Ibérica, que tal discutir a importância da dita Liga.
Profissionalizar o rugby é contratar 10 estrangeiros, vedar a progressão aos jogadores nacionais e estrangular os clubes com encargos que não podem suportar a longo prazo? Na vizinha Espanha o resultado não é o melhor e lá por eles quererem aproveitar o bom momento do rugby tuga (é histórico)não vão a correr atrás do um mito da profissionalização.
Haja um trabalho de raiz fundamentado de implementar o rugby como um desporto nacional (actualmente é Grde Lx Coimbra e Porto, parte do Alentejo e uma ou outra honrosa excepção)e depois pensem no salto. Começar a casa por cima não costuma ser saudavel.
Miguel

Anónimo disse...

o que precisamos aqui é de muito amor

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Sub 20

1. Académica 24
2. Agronomia 20
3. Direito 19
4. Técnico 16
5. Belenenses 17
6. CDUL 10 (-1 jogo)

Se o Belenenses tem 17 pontos e o Técnico 16, pq razao aparece o Técnico em 4º?

Um abraço e continuação do excelente trabalho.

Anónimo disse...

Sobre a Liga Ibérica:

"Claro que vai haver muita contestação e vão agora aparecer muitos outros clubes interessados, o que será bom, pois, obviamente, que todos poderão ter acesso à competição, em termos a regulamentar. Vamos trabalhar e encontrar as melhores soluções possíveis..."
Em "o cantinho do presidente" - site da agronomia

Cheira-me que a cama está feita, e bem feita...

BS

Anónimo disse...

É , de facto, um velho ditado português " Faz a cama para nela te deitares ", mas é , realmente, preciso fazê-la...

Anónimo disse...

Tenho muita pena que não haja quem, neste país, consiga discutir decentemente Rugby e se agarre constantemente ao passado e à clubite. Eu sou jogador do CDUL e gostaria de ver o CDUL no grupo Ibérico. Mas não é uma suposta ausência do CDUL nas actuais propostas que me choca. O que me choca é que é tudo feito por grupos, sem grande transparência ou comunicação de qualquer tipo, com referência a interesses especificos e momentâneos, sem visão.

Existem, em Portugal, pessoas que sabem de rugby e tem honestidade intelectual para representarem o interesse comum. Estou a lembrar-me do Arquitecto João Paulo Bessa, mas existem outros.

Quanto à Federação, e embora não seja de facto responsável directa por esta trapalhada, é culpada de absoluta e total omissão.

O rugby, conforme se apresenta, é para ser jogado e pouco mais. Não se vislumbra uma única alma decente que consiga endireitar isto e os comentários na blogosfera são apenas um reflexo do que digo.

Cassi

miguel rodrigues disse...

Ao anónimo das 7.36

Também nós tomámos conhecimento dessa reunião pela comunicação social e pelos sites porque ninguém nos convidou para as mesmas.

Inclusivé comunicámos por escrito a nossa apreensão e mesmo assim não foi dada nenhuma hipótese para o fazermos.

miguel rodrigues disse...

Foram apagados uma série de comentários que nada contribuiam para uma discussão construtiva e alguns ofensivos para o clube A, B ou C.

Anónimo disse...

so queria salvar aqui a minha ideia: o direito nao é um clube de formaçao, é um clube de dstruçao de alguns jogadores e investe so apenas nos q lhe intreça. algo q n acontece no cdul, no belas, no caldas e no montemor ja para n referir o vilamoura. posso explicar esta teoria com qalguna exemplos: no cdul desde o jogaDOR MAIS limitado ao mais forte tecnica e fisicamente o investimemto e sempre igual(palavra de escuteiro), no gdd isso n acontece repare se no caso afonso freitas: este jogador tem um potencial enorme e ninguem investe nele.(muda para o cdul)! outro caso e o do miguel falcao e silva´(grande amigo do aguilar) que n merece metade do investimento que tem pois nao sabe nem p+ercebe o q e o rugby!

um forte e dedcado abrço
saudaçoes rugbysticas
jogador chave do montemor(jogador treinador)

Anónimo disse...

em montemor nao têm aulas de português??

Anónimo disse...

e certo que nao falou correctamente,mas disse o que e verdade!portanto cala mazé a boca!
MOTEMOR ALLEZ,MONTEMOR ALLEZ,MONTEMOR ALLEZ!!!OHHHHH

JOAQUIM(Nº8)

Anónimo disse...

Se estamos a falar de sempre: O CDUL é só e mais nada a equipa que mais taças ibéricas ganhou. Mas se querem falar dos últimos 10 anos, SURPRESA ... O CDUL é mais uma vez a équipa que mais taças ibéricas ganhou. E ainda, se querem só falar nos últimos 5 anos, SURPRESA outra vez ..., o CDUL continua a ser (sei que um texto que se repete muito é chato mas neste caso não consigo fazer nada) outra vez, a equipa que mais taças ibéricas ganhou. E ainda, se queremos falar nos últimos 2 anos (é cansativo e extenso mas os títulos do CDUL também o são) o CDUL é a equipa que mais taças ibéricas ganhou. Peço desculpa, prometo que já acabei, pelo menos até para o ano.

Anónimo disse...

isso é contando com os juniores

Anónimo disse...

aposto que foi o luis dias cm grande graça

Anónimo disse...

porquê? lá no teu clube os juniores não contam?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A SENSURA NÃO SE RESUME ÀS POSTAGENS INCONCLUSIVAS OU MALCRIADAS.APLICA-SE SEMPRE QUE SE EXPLICAMCOISAS QUE ENVOLVEM O PASSADO DO CDUL E SE PRETENDE ESCLARECER HISTORIANDO...
É PENA QUE NÃO DEIXEM ESCLARECER ...
PROVAVELMENTE ESTE TAMBÉM É APAGADO!
VIVA A LIBERDADE...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
miguel rodrigues disse...

Historiando e aproveitando sempre para ofender caso contrário não seriam apagadas.

A história do CDUL é pública e por demais conhecida, não são precisas interpretações históricas anónimos.

Anónimo disse...

censura se calhar escreve-se com "c", não? ja nem porcaria sabem escrever bem quanto mais alguma coisa que seja relevante

Anónimo disse...

alguem me pode informar se os jogos do CDUL-GDD (seniores) e do CDUL B-Belas (sub18) vao ser mesmo à mesma hora? (14.00h dia 12/01/08)

abracao, Fernando!

Anónimo disse...

O CDUL, FOI É E SERÁ SEMPRE O MAIOR E O MELHOR !
É INCRÍVEL QUE OS ESPANHÓIS NÃO NOS TENHAM CONVIDADO.
É UMA AFRONTA !NÓS QUE SOMOS, ACTUALMENTE, A EQUIPA QUE MELHOR RUGBY PRATICA...
PARECE IMPOSSÍVEL !
MAS QUEM É QUE DÁ ORDENS/ORIENTAÇÕES, NÃO É A FEDERAÇÃO ?

Anónimo disse...

Alguem sabe dizer pq é q o site do CDUL não esta actualizado?

Anónimo disse...

A história do Agronomia publicada no Zé do Melão devia ser esclarecida. Foram verdade os títulos conquistados ? Sim ou não ? Houve troca de atletas do Agronomia para o CDUL nessa década ? Sim ou não ? Tão simples quanto isso. Alguém que se documente e responda.

Anónimo disse...

A história do Agronomia publicada no Zé do Melão devia ser esclarecida. Foram verdade os títulos conquistados ? Sim ou não ? Houve troca de atletas do Agronomia para o CDUL nessa década ? Sim ou não ? Tão simples quanto isso. Alguém que se documente e responda.

Anónimo disse...

É verdade. Agronomia dominou vários anos o rugby nacional se se resumia a Lisboa. Não havia campeonato nacional uma vez que as competições só tinham clubes de Lisboa, no entanto era a melhor equipa nacional.
Vários jogadores de agronomia, nomeadamente os Engs. Pinto Magalhães e Barreira da Ponte, entre outros, foram para o CDUL, aliás , com o SR. Serafim Maruqes,
fundaram O cdul.

Anónimo disse...

eeee? Isso foi em mil nove e troca o passo...vejam o exemplo dos tlc e cascais...os jogadores que trocam de clubes em todos os escalões. O Cdul já tem muitos anos de titulos e rugby e é um clube único que nao deve nada a ninguem a não ser a si próprio!

Anónimo disse...

Se afinal temos em vez de 4 equipas competitivas, temos 5 porque é que a federação nao joga com isso e em vez d ser campeonato d 8 equipas é de 10?ainda mais competitivo! pensem nisso

Anónimo disse...

só para dizer que basta uma derrota do cdul com o direito ou benfica e voces dizem adeus!! o belém está à espreita..

Anónimo disse...

vê lá se não caem em Cascais, é que o piso sintétitco é muito escorregadio...

... e depois quem fica trapalhado é o Belém!

Anónimo disse...

publica mais noticias...

Anónimo disse...

O Belem que bata a bolinha baixa que não ganha ao Cdul à ano e meio

Anónimo disse...

taful em madrid
www.tecnico-rugby.com

Anónimo disse...

este blogue cada vez mais q desce de nivel e devido a picardias estupidas ressabiadas de certas adeptos e ferranhos de cada clue toda a gente se preocupa com a historia do cdul mas plos visos nng sabe nada da historia do cdul e tambem n perebo porque é que se preocuapm tanto cm o cdul.pq?tem poucos campeonatos?tem poucas taças?nao tem a maior escla do pais?NAO tem corruptos k fazem pafrte da federaçao so pa faser a caminha dos clubes!!!que nojo abaixo a federaçao e a todos eles q fasem parte

Anónimo disse...

luis dias nos sharks!!!

Anónimo disse...

tio caupers para manager dos bulls e tio isla para webmaster dos cruzaders

Anónimo disse...

Se no campeonato a 8 há equipas que levam 98-0 ainda há quem queira um campeonato a 10 ? Só pode estar a curtir com o pessoal.
Qualquer alteração só se for para 6mais 6 como já houve em tempos.