terça-feira, junho 17, 2008

Breve análise à época 2007/2008 a nível nacional



Terminadas as competições internas é altura de fazer um balanço à forma como correram as competições internamente no ano pós-mundial.

A nível desportivo fiz um pequeno mapa onde estão as classificações obtidas pelos clubes que participam em quase todos os escalões e o respectivo número de atletas inscritos na FPR.

Em função das classificações obtidas os clubes foram pontuados e estabelecido um ranking. No fundo é a soma do lugar em que cada clube ficou no CN (o Técnico ganhou a 1ª Divisão o que equivale ao 9º), no caso da TP é um pouco diferente, por exemplo um clube que tenha sido eliminado nos 1/4 de finais fica em 5º. Quando as equipas não participam em determinado escalão é-lhes atribuído o último lugar das respectivas competições (p.e.: CDUP, Évora e Benfica em Sub 20).

Este exercício permite ver de uma forma mais global o desempenho desportivo dos clubes. O Belenenses que teve uma época fantástica e dificil de repetir, acaba por descer no ranking prejudicado pelo desempenho dos sub 18 e pela eliminação prematura dos Seniores na TP.

Em 1º lugar ficou o Direito, que em todos os escalões teve um desempenho muito forte, demonstração evidente do excelente trabalho que nos últimos anos tem vindo a realizar-se.

O CDUL continua a ser a maior escola (fonte atletas inscritos na FPR) e apesar de não ter ganho nenhuma competição referente a esta época, obteve sempre boas classificações em qualquer escalão.

Em 3º aparece a Agronomia, desmentindo assim quem teima em afirmar que não têm escolas. Têm, estão a ganhar consistência e certamente que em breve os resultados vão aparecer.

Feita esta breve análise aos 4 primeiros fico a aguardar a vossa opinião, que espero seja crítica pela positiva e com muito fair-play.

Atenção este ranking não tem qualquer outra pretensão que não seja um exercício de entretenimento para os adeptos. O número de atletas inscritos nalguns casos não deve corresponder à realidade, mas são os que estão na FPR, que ou não actualizou a base de dados ou os clubes não mandaram as inscrições completas.

Aproveito para solicitar de novo que os capitães da equipas de Sub 20 e sub 18 enviem as suas propostas para XV do ano. Até agora só a Académica e Direito em Sub 20 e o CDUL em Sub 18 o fizeram.

82 comentários:

Anónimo disse...

miguel,
a tabela do técnico esta mal, os sub18 no CN ficaram em 3 e nao em 4.

Anónimo disse...

O cascais tem menos pontos do que o tecnico e a academica, devia estar a frente deles no ranking.
Por falar em cascais, este clube é o 4º com mais jogadores inscritos na fpr (307), grande aumento nos ultimos 3 anos.

Anónimo disse...

comparar taças de portugal a campeonatos....

Anónimo disse...

belenenses em sub-18 ficou em 6º e nao em 7º

miguel rodrigues disse...

Em breve altero o mapa.

É um critério como outro qualquer, a TP também tem muito valor, mas sugiram outras hipóteses.

Anónimo disse...

Muito boa analise. Parabens!

Anónimo disse...

sendo campeao em quase todos os escaloes o belem tem que estar a frente

Anónimo disse...

Por favor não se ponham a encontrar erros ou a criar dificuldades. Miguel, muitos parabéns pela sua análise, é elucidativa do progresso que o rugby está a passar. Parabéns a todos os clubes envolvidos e um forcing para que clubes de dimensões mais pequenas consigam atingir estes números.

cumprimentos,

andre matos

Anónimo disse...

Analisando o quadro permite tirarmos algumas conclusões interessantes e contextualizando percebemos algumas coisas bem elucidativas.

Quer se queira quer não o Cdul ao longos dos anos consegue manter um número elevadíssimo de praticantes, promovendo assim a modalidade nos mais novos.

O cascais apesar de por vezes ter andado "tremido" apresenta um numero de praticantes muito interessado e demonstrativo dum bom trabalho que se tem feito.

O que dizer da Agronomia que com tão boas condições não consegue um número de inscritos mais elevado?!?

Destaco o Direito pelos feitos alcançados nos escalões jovens, bem como o Beleneneses. Percebe-se claramente que o Direito este ano canalizou algum investimento para a formação em prol de contratãções no escalão sénior, se assim foi tiveram coragem.

o Belenenses é de facto um rosto bem visivel da notoriedade que o mundial trouxe ao rugby, trabalham muito bem nas escolas e o nº de inscritos é prova disso, o facto de estarem sob a insignia de um clube conhecido por tudo e por todos ajuda a isso. pena é que o Benfica não saiba fazer o mesmo e potencializar o facto de ter uma marca fortissima por trás.

Parabéns a todos os intervenientes.

Anónimo disse...

Parabéns, Miguel!
É uma análise muito rigorosa, partindo de pressupostos que são discutíveis, mas que são apresentados de modo muito claro. Tb concordo com a análise que faz do desempenho dos 3 primeiros classificados neste 'ranking'. Permito-me ainda puxar a brasa à minha sardinha e chamar a atenção para o 'sexto lugar' do CRE que, como se sabe, tem umas condições incriveis (no mau sentido, claro!) para treinar e jogar e pertence a uma cidade com população escassa e envelhecida. Nem a Universidade consegue estancar a sangria dos jovens e repare-se que muitos jogadores de rugby de Évora vão estudar para Lisboa e alguns ingressam em clubes da capital (e não vejo nenhum mal nisso!) enquanto outros infelizmente deixam de jogar (isso sim é grave!).
Mesmo assim, o CRE consegue ser um dos grandes do rugby português nos escalões dos mais novos. Ainda no domingo passado se sagrou campeão nacional de sevens em sub 16!
Parabéns pelo seu Blog que é o verdadeiro orgão de notícias 'oficial' do rugby português.
Um adepto do Evora.

Anónimo disse...

XV de sub 16 2007/2008

1-Diogo Ramos
2-Mario Coutinho
3-António Delgado
4-Francisco Ferraz
5-Francisco Costa Duarte
6-Francisco Esteves
7-Sebastião Villax (cap)
8-Manel Castro Pereira
9-Tomás Appleton
10-Bernardo Megre
11-Sebastião Bravo
12-Gustavo Rodrigues
13-Frederico Bensimon
14-João Castro
15-Martim Eiró

Anónimo disse...

não é por mal mas este tipo de comentários de equipes já está ultrapassado, agora fala-se de outros assuntos.

Anónimo disse...

Esteve MUITO BEM, Miguel, mais uma vez os meus parabens!

Um Post de Final de Época fazendo um balanço, só por si POSITIVO, e com comentários sólidos e assertivos.


É FAVOR continuar.




Bem haja,

Gil Pascoal

Anónimo disse...

parabens aos comentadores que na maioria deixaram coments, igualmente positivos, ou lembrando acertos que devem ser feitos à sua tabela.

Este é o caminho, que todos devemos seguir.

INFORMAR e ESTAR INFORMADO, para depois AGIR em conformidade, sabendo quais as metas que queremos alcançar!


Os Blogs têm actualmente uma IMPORTÂNCIA, muito MUITO GRANDE, no rugby NACIONAL. Todos os blogueiros deveriam chamar a si, uma area na qual se movem melhor, por forma a contribuirem parcialmente todos, para UM TODO!

Anónimo disse...

Mike na federaçao!!!!!

Anónimo disse...

lol 2 sub-20 no évora

Anónimo disse...

Miguel
só uma informação, o Cdup em sub 16 teve 2 equipas a participarr do campeonato, tendo inscrito bem mais de 40 jogadores nesse escalão
quanto ao mais penso que era uma obrigação da FPR dar a informação no fim de cada epoca desportiva do numero de atletas inscritos, por escalões e clubes (mas se fosse só nisso que a FPR falhasse.....)

Anónimo disse...

É claro que depois de uma análise positiva em relação a Agronomia - cujos critérios foram definidos pelo Miguel - , que realmente vem aumentando o seu número de praticantes ( que por acaso é bem maior já para além dos muitos não inscritos, não foram contabilizados os universitários - campeões nacionais - nem as rapariga )logo aparece alguém a dizer que parece impossível como é que com as condições que tem " só" tenha aqueles jogadores inscritos...
Para a próxima época , com mais um campo e outras melhorias, talvez tenha capacidade para enquadrar mais jogadores. Há a noção dos limites razoáveis...
Excelente trabalho geral com um destaque para os mais pequenos onde o dedo do Nuno Campelo e muitos outros estão a desenvolver um excelente trabalho.
Parabens Miguel !

luis sa disse...

Parabéns Miguel pelo análise estatística.

Cumprimentos:

Luís Sá

Anónimo disse...

Parabens miguel! Vale o que vale...nao mostra de nada!

Anónimo disse...

a tua opiniao prova mais que factos? se forem contextualizados podem ser de uma analise mt interessante. es um bartolo

Anónimo disse...

Embora, o numero de jogadores inscritos seja importante nem sempre corresponde a realidade por exemplo em agronomia verifica-se um numero de atletas a treinar muito superior a esse

Anónimo disse...

o belem em sub18 ganhou a supertaça nao me venha dizer que nao ganhou nada

Anónimo disse...

miguel nao se percebe muito bem como e que o belenenses nao esta em 1º.essas contas nao tao a encaixar muito bem.a taca de portugal nao pode nunca valer o mesmo que o campeonato

Anónimo disse...

concordo, tendo em conta que ganhou titulos em todos os escaloes, tem um bom numero de atletas inscritos, entre outros aspectos..

Anónimo disse...

Sim, falta acrescentar a vitória do Belenenses na supertaça nos sub-18, que venceu na final o CDUL por 30 e tal a 0... e a vitória do CDUL que na supertaça sub-20 venceu a Académica.

Não percebo como é que o Belenenses não está em 1º lugar neste ranking.

O Belenenses venceu 4 campeonatos (s14, s16, s20 e seniores) e uma supertaça (s18) e tem 374 atletas inscritos.

A Agronomia, por exemplo, não tem qualquer título esta época e tem menos 100 atletas inscritos do que o Belenenses. Mesmo assim aparece à frente do Belenenses.

Como é que é possível?

Anónimo disse...

Direito - 3 taças; 350 inscritos - 1º lugar

CDUL - 1 supertaça; 400 inscritos, 2º lugar

Agronomia - 0 títulos; 280 inscritos; 3º lugar

Belenenses - 4 campeonatos e 1 supertaça; 374 inscritos - 4º lugar

Mas isto cabe na cabeça de alguém?

Este ranking e estes critérios valorizam os clubes que conquistaram mais... 2ºs lugares!

Isso de ser campeão não interessa nada... O que interessa é ser 2º em todas as competições!

Anónimo disse...

o direito estar em 1º lugar é muito discutível, mas não é completamente descabido nem chocante, uma vez que venceu 3 taças de portugal.

agora o cdul com 0 títulos aparece em 2º?

a agronomia com 0 títulos aparece em 3º?

o belenenses com 4 campeonatos nacionais aparece em 4º???

alguém que me consegue explicar isto?

Anónimo disse...

Grande post Miguel!

É na realidade um blog diferente embora muitas vezes muitos anónimos o tentem "puxar" para baixo.

Quem não concorda com os criterios, que apresente os seus, os explique e apresente a sua "classificação".

A isenção está provada no facto de não terem sido consideradas as vitorias dos sub20 do CDUL na TI e ST.Só contam as vitorias refrentes a esta época e ocorridas durante esta época.

Por mim talvez tivesse dado um peso superior aos escalões "mais velhos" ... ...mas isso era se eu tivesse a paciencia e o amor ao rugby que o Miguel tem ao manter o melhor blog do rugby nacional.Mais uma vez, muitos para bens pelo post.

Fugindo a critérios, alguns comentários ao nº de praticantes :
» pela positiva : CDUL continua a ser o clube com mais praticantes ; o grande nº de praticantes que GDD, Belenenses e Cascais apresentam
» pela negativa : Benfica e Académica.Qual o futuro de clubes com este nº de praticantes com as condições que tem?
» destaque para o CRE, que apesar das péssimas condições e falta de apoio das "forças vivas (?) da cidade" continuam a ser um clube que está presente nos convivios, que tem um nº de praticantes superior ao da Académica e semelhante ao do Benfica e que fica a meio da tabela. Até onde poderia ir este clube, já com raízes no rugby, se fosse apoiado como deve ser ?

Analisando "pontos" e praticantes o destaque tem que ir forçosamente para Direito com 3 TP e presente na final da 4ª, e 2 segundos em CN.A manchar o 5º nos seniores (embora, em parte, "explicado" com o grande nº de saídas ).
Destaque-se ainda o 2º do CDUL devido ao regular desempenho das suas equipas nas 2 provas "beneficiando" do pior desempenho do Beleneses nas TP de seniores e sub18 e dos maus resultados de Agronomia nos CN dos diversos escalões (excepto seniores)

Um abraço,

josé maria caupers

Anónimo disse...

Agronomia 0 títulos ? Então não ganhou a Taça Ibérica ? E não ganhou a Super-Taça ? E não foi vice-campeão e finalista vencido da TP ? Em termos de seniores é a equipa mais pontuada o que parece muito óbvio. Teve prestações aceitáveis nos outros escalões e é das equipas com mais jogadores inscritos...
Parece que há gente com memória muito curta....

Anónimo disse...

que futuro tem a academica? nao vas por ai! ficou provado que as escolas da academica teem feito um optimo trabalho, alias ve-se pelo numero de jogadores de coimbra que foram as selecçoes este ano e principalmente pela excelente epoca que os sub 20 fizeram.. um grande campeonato e ganharam a taca

Anónimo disse...

O Belenenses venceu 4 CN e fica em 4º.

O CDUP venceu 1 CN e fica em 5º.

Faz todo o sentido!

Mais um bocadinho e era o Évora a ficar em 4º lugar...

Anónimo disse...

PARABÉNS PELA INICIATIVA!!!

Apenas duas dúvidas:

Sub20, por exemplo

- Belenenses ficou em 1º no CN e em 3º na TP; quantos pontos somaram para o ranking?

- Direito ficou em 2º no CN e em 2º na TP; quantos pontos somaram para o ranking?

Anónimo disse...

CDUL com quatro/cinco jogadores nos convocados dos 7´s para os próximos torneios decisivos,

site da fpr

Parabéns

Anónimo disse...

ao anónimo da 1.55 sobre o futuro da Académica.

Não se trata de ir por aqui ou por ali ....

Sei os resultados da Académica deste ano e não percebo como é possivel concluir que esse bom trabalho foi feito ; pelo numero de seleccionados em um ou 2 escalões ? Pelo 4º lugar no CN e vitoria na TP dos sub20 ? É claro que isso é bom, mas não deixa de ser preocupante, quanto a mim, um clube com as tradições da Academica, numa cidade como Coimbra,com campo proprio (ou para uso exclusivo, ou quase) ginásio,etc ter só 140 jogadores inscritos.Ser dos clubes da tabela o com menor nº de jogadores.

Se não acha preocupante ... ...

Mas são apenas opiniões diferentes, não se trata de ir por ali ou por aqui.

jose maria caupers

Anónimo disse...

academica ganhou o q tinha pa gnhar! ou ganhava qq coisa c esta taça ou entao adeus! foi a geraçao da academica melhor! e para baixo, para os outros escaloes sao todos uma valente merda!sub 18 sao pessimos,sub 16 idem! os sub20 po ano nao teem metade da equipa deste ano pois era tudo de 2 ano! vai andar complicado!
parabens pela taça! mas ng pode negar q o direito ter 2 finais em 6 dias nao facilita o psicologico!
n tou a desculpar o direito! mas é bastante complicado ultrapassar numa semana e digerir aquela derrota nos 78 minutos!

Anónimo disse...

ta péssimo é so mesmo para nao porem os gajos do belem em primeiro!!! sao 2 em numero de inscritos, temos mais campeonatos que escandalo!!! sao mesmo invejosos crl.

Anónimo disse...

ta péssimo é so mesmo para nao porem os gajos do belem em primeiro!!! sao 2 em numero de inscritos, temos mais campeonatos que escandalo!!! sao mesmo invejosos crl

....................:

tá-se mesmo a ver q és do belem e não estás a aguentar !!!!!!

é um critério como outro qq.Em vez de seres cobarde e malcriadão, explica o teu critério e faz tu uma tabela e publica ambos aqui.
Se calhar para um gajos com um só neurónio como tu deve ser dificil, mas pede ajuda, se tiveres amigos!

Anónimo disse...

ahaha fala um gajo do cdul que nao ganhou nada...

Anónimo disse...

Após indicação do Seleccionador Nacional Prof. Henrique Rocha, estão convocados os seguintes jogadores para integrarem os trabalhos de preparação da Selecção Nacional Sub-17 com o objectivo de participar num Torneio Internacional em BRIVE-França, de 27 de Agosto a 2 de Setembro.


Clube Jogadores
AACoimbra Alexandre Cisneiros

AEISAgronomia Sebastião Roxo, Bernardo Campelo e Francisco Onofre

Belas RC Filipe Pereira e António Tomás Campos

CF “Os Belenenses” José Carracho, Rafael Simões, Manuel Ferreira Lima, Bartolomeu Santos, José Maria C. Branco, Francisco Vieira Almeida e Vasco Poppe

GDSCascais Bruno Santos e Vasco Ramalho

CDUL Duarte Gil, Bruno Morais, Sebastião Villax e Frederico Bensimon

CDUP Eduardo Macedo e Rodrigo Figueiredo

GDDireito Francisco Pio Correia e Frederico Andrade

CRÉvora José Leal Costa, Pedro Concha, José Lima, Tiago Antunes, João Oliveira, Vasco Navalhinhas e João Peralta
RCLoulé Bruno Valentim

VFSetúbal Fernando Almeida

CRTécnico Bernardo Câncio, Francisco Dias e Pedro Castro



o que é que tem a dizer sobre isto?
campeonato sub.18 acabou com o cdup em primeiro lugar (indescutivel), e têm 2 convocados para a selecçao de sub.17 e um deles o quanto sei é sub.16, o cdul ficou em segundo tem 4 convocados, o tecnico ficou em 3º e tem 3 convocados, e depois temos o evora em 5º!!! têm 7convocados 7!! os mesmos q a soma do primeiro qualficado com o segundo mais que a soma do primeiro qualificado com o 3º, mais escandalosso ainda é o facto do belem, 6ºqualficado tem 9 convocados!!! 9!!! por amor de deus eu sei q este assunto ja foi falado, mas sobre a selecçao de sub.18 em que tinha muitos a jogar no campeonato de sub.20, aqui nao ha jogadores num escalao acima.. por isso gostava q isto vosse esclarecido e descutido nest blog

um grande abraço espectador atento.

Anónimo disse...

Pois se não se sabe não se diz que é escandaloso! E quem sabe do oficio é o tendeiro... esta selecção que vai a Brive, é composta pelos avançados da selecção de sub 17 que foi a millfield e por todos os jogadores que estiveram em Tarazona e millfield sub 16, acrescentada de alguns joigadores, este é proceso para formar a próxima selecção de sub 17 e garantir uma presença competitiva neste torneio que é a taça europeia das nações de sub 17.
Os outros jogadores de que fala estão integrados ou na Selecção de sub 18 ou sub 19, e em relação ao campeonato de sub 16 o Belém ficou em 1º e o Évora em 2º, o processo vai continuar em Setembro com a abertura a avançados para então completar a Selecção de sub 17 2008/2009.

Percebeu? mais alguma dúvida?

Anónimo disse...

Quando se fala em jogadores para a selecção não se fala em clubes...a avaliação rigura que é feita é feita com critérios objectivos, com base em obsrvações dos jogadores e critérios fisicos de acordo com o morfotipo ideal para cada posição. Não interessam tanto os geitosos mas os jogadores que reunam as condições adequadas.

Anónimo disse...

SUMMER FUN, em Belem está a preparar uma grande Festa de Final de epoca do Rugby!!

Até lá grande Festa "Geração do Vinil" no Sabado dia 21, e o jogo PORTUGAL vs Alemnaha amanha com aactuação da Banda do Francisco R Andrade (OT2).

Anónimo disse...

Li os critérios, mas por mais que me esforce não consigo perceber os cálculos por trás deste ranking.

É tudo uma questão de ponderações (ou neste caso falta delas), tal como na escola: um teste vale mais do que uma ficha de trabalho; um campeonato vale mais do que uma taça (jogaram-se mais de 20 jogos para encontrar um campeao e na taça jogaram-se 5 ou 6 jogos para encontrar um vencedor, nao é a mesma coisa).

Quando não se estabelecem ponderações dá esta confusão que ninguém percebe.

A iniciativa é de louvar, sem duvida!

Agora os critérios... se quiserem posso inventar os critérios que quiser para fazer com que o meu clube fique em 1º ou 2º lugar do ranking! Basta dar mais pontos aquilo que mais me convêm!

Basta por exemplo dar praticamente os mesmos pontos ao campeão nacional e ao 2º classificado.

Sinceramente é uma forma "habilidosa" de dar a volta ao facto de o CDUL não ter conquistado um único título esta época... chama-se a isto ATIRAR AREIA PARA OS OLHOS DAS PESSOAS!

Curioso é o facto de o ano passado o CDUL ter obtido vários títulos e não ter sido publicado nenhum ranking; este ano não ganharam nada e publicam um ranking... em que são 2ºs!

Depois para disfarçar metem o Direito em 1º lugar (seria precisa muita lata para por o CDUL em 1º do ranking...) e atiram com o Belenenses para o 4º lugar!

Será que sou só eu a notar a azia do CDUL com o Belenenses? É que salta à vista aos olhos de qualquer um.

Anónimo disse...

O Direito venceu 3 Taças de Portugal, tem 350 inscritos e é 1º com 22 pontos.

O Belenenses venceu 4 Campeonatos Nacionais, tem 374 inscritos e é 4º com 43 pontos.

Mesmo que o Direito apenas tivesse vencido duas taças de portugal, ficaria em 1º lugar na mesma, porque tem 21 PONTOS (!!!) de vantagem sobre o Belenenses.

Moral da história/ranking: 2 taças de portugal valem MUITO mais do que 4 campeonatos nacionais; 350 inscritos é MUITO melhor do que 374!

Faz TODO o sentido!

Anónimo disse...

É triste ver que até nestes pequenos pormenores, em Portugal, quem tenta fazer alguma coisa, está sempre lixado!
Aparecem as invejas, as bocas, as criticas do bota-abaixo. Criticas construtivas ou apresentar a mesma idéia "rectificada" é que não!
É muito dificil fazer alguma coisa com este tipo de mentalidades.Não se concorda com o critério ? Façam com outro!
Sempre me ensinaram uma coisa : antes de apresentar uma queixa ou critica, pensar/saber como é que eu acho que deve ser feito e apresentar a solução e resultado.

Esses que dizem "poeira para os olhos" e outras alarvidades que tais, porque não fazem isso :
"antes de apresentar uma queixa ou critica, saber como é que eu acho que deve ser feito e apresentar a solução e resultado."

Apresentem a classificação segundo os vossos critérios e ponham-na num comentário aqui.Isso sim, seria contribuir para uma discussão e análise séria desta oportuna e muito interessante questão.

Como o Miguel diz no post :
Atenção este ranking não tem qualquer outra pretensão que não seja um exercício de entretenimento para os adeptos.

Porque se ressabiam dessa maneira e não entram numa discussão positiva, façam as vossas tabelas e expliquem os vossos critérios ... ...talvez se chegue a uma tabela mais consensual.Não é mandando bocas parvas e fáceis que se promove uma discussão "saudável" sobre um tema de fecho de época bastante interessante

josé maria caupers

Anónimo disse...

APRESENTE OS 15 DE SUB 20 E 18 ,

!!!



ATE PORQUE SE OS CAPITAES DESSAS EQUIPAS NAO MANDARAM ATE AGORA JA NAO VAO MANDAR.ACABE COM ESTA ESPERA E ATE PORQUE A QUANTIDADE DE INSULTOS SO POR CAUSA DESTE POST E INACREDITAVEL!!!

Anónimo disse...

nao e facil? o direito teve a derrota aos 78 min porque um jogo de rugby tem 80min e durante esse tempo esta provado que a maior parte dos jogos se resolve nos ultimos 20min, numa final nao se pode achar que ja se ganhou aos 78 ou como o direito fez, antes do jogo começar, mas agradeçam ao treinador que numa final nao deixa o banana pedir postes nas penalidades no meio campo do belem!!!

Anónimo disse...

É pena que o maior festival de rugby alguma vez realizado em Portugal não tenha merecido da parte dos blogs portugueses a menor atenção.
Entre 19 e 23 de Junho realiza-se na Madeira o torneio de Veternanos Eorpean Golden Oldies, organizado pelos Veteranos do CDUP.
O torneio irá contar com 43 equipas representantes de 15 países, das quais 14 são Portuguesas, e espera-se a presença de cerca de 1500 pessoas entre jogadores e acompanhantes.
Realmente um acontecimento dessa magnitude merecia um relevo especial, ou será que só se destaca assuntos pequenos ou que ocorram em Lisboa?????

Anónimo disse...

não achas que se calhar a culpa é da organização?

para o resto nem vale a pena, é sempre a dizer mal a quem quer fazer alguma coisa

Anónimo disse...

Miguel, tome como uma chamad de atenção construtiva sff., não fica bem no seu Blog, que o actual penultino Post diga respeito à "chegada" de Portugal às 1/2 finais.


Contudo está ainda mais que a tempo, de pedir umas fotos aos jogadores do CDUL, que foram às finais e ganharam para fazer um Post, neste mesmo sentido... e talvez lembrar a ida ao Canada da SN em 7's que irá decidir em se os LOBOS vão a caminho do DUBAI!!!

miguel rodrigues disse...

Alguns esclarecimentos:

O título é elucidativo: "..., a nível nacional", portanto a TI não foi contabilizada. Prejudicados: Agronomia e Direito (Séniores) e CDUL (Sub 20).

A Supertaça não foi contabilizada, tal como a TI porque é a disputa de uma finalíssima à qual as outras equipas não tiveram acessa. Prejudicados: Agronomia e Direito (Séniores), CDUL e Académica (Sub 20) e Belenenses e CDUL (Sub 18).

O número de atletas inscritos na FPR e divulgados no seu site também não foi contabilizado. Prejudicados os clubes com maior nº de atletas inscritos: CDUL, Belenenses e Direito.

Não foram contabilizadas as raparigas e os universitários porque são muito poucos os clubes que têm estas categorias. Prejudicados: Agronomia, Benfica, CDUP e Técnico.

Quanto à pontuação decidi ir pela soma simples dos lugares obtidos, porque já sabia que seria o aspecto mais contestável e esta pareceu-me correcta, mas admito que as vitórias devem ser mais valorizadas e pode fazer-se um exercício tendo em consideração este aspecto.

Tirando este último aspecto, todas as omissões que enumerei acabam por prejudicar mais as equipas que ocupam os 3 lugares cimeiros.

Lá porque no ano passado não foi feito qualquer ranking isso não é impede que se passe a fazer, pois não? No post está referida a "... época fantástica do Belenenses e difícil de repetir" e depois explica porque com os critérios escolhidos foi penalizado.

Não tenho qualquer ressabiamento para com o Belenenses, acho que fez uma época quase perfeita, tem umas escolas muito boas, muito boa gente envolvida em todo o projecto e é um exemplo e uma referência para todos.

Se queres deturpar o que foi escrito, problema teu.

miguel rodrigues disse...

No blog já foi feita uma referência ao Torneio de Sevens de Veteranos que vai ocorrer no próximo fim de semana na Madeira.

Conto publicar algumas fotos do mesmo que me vão enviar.

Espero que seja um grande torneio, boa sorte e divirtam-se.

Anónimo disse...

novo quadro de analise da epoca:

metodo de avaliação:

CAMPEONATO NACIONAL:
1º 20pontos
2º 18 pts
3º 16 pts
...
...
...
10º2pts (as equipas que nao apresentam equipa em determinados escaloes nao pontuam - CDUP, evora e benfica em sub 20)

TAÇA PORTUGAL:
1º 10 pontos
2º 9 pontos
semi finalistas 8 pontos
"quarto finalistas" 6 pontos
"oitavos de final" 4 pontos
"16avos de final" 2 pontos

sao atribuidos aos clubes 2 pontos extra por campeonato nacional ganho e 1 ponto por taça ganha.

em termos de inscritos e porque considero um campeonato tao importante como ter muitos jogadores nas camadas jovens decidi atribuir 20 pontos ao cube com mais jogadores, 18pts ao clube seguinte etc...o clube com menos jogadors faz 2pts.

decidi tambem nao incluir o campeonato sub 14, e nao tenho que me justificar...pura e simplesmente porque me apteceu!

EIS OS RESULTADOS:

1º DIREITO 116pontos
2º BELEM 114 pontos
3º CDUL 113 pontos
4º AGRONOMIA 90 pontos
5º CASCAIS 72 pontos
5º CDUP 72 pontos
7º TÉCNICO 64 pontos
8º ÉVORA 56 pontos
9º ACADEMICA 51 pontos
10º BENFICA 38 pontos

Agora venham de la essas analises...

ASS: ZE MOURINHO

Anónimo disse...

Já que se questionam os critérios, e, aproveitando uma ideia transmitida há tempos no blog da Agronomia, penso que deveria haver uma classificação nacional com esta base. O melhor clube Nac ional seria o que fosse mais pontuado.
Todavia, nesse caso, deveria ter-se em conta uma ponderação das competições. Parece-me que ser campeão nacional de séniores não é exactamente igual a ser campeão de sub-vinte e, muito menos de su-18....

Anónimo disse...

"...mas admito que as vitórias devem ser mais valorizadas e pode fazer-se um exercício tendo em consideração este aspecto"

para mim ficou tudo esclarecido.

é uma questao de bom senso e de saber dar o braço a torcer.

parabéns por isso.

Anónimo disse...

gostei mais da proposta do zé mourinho, do direito.

mas, se contasse com os sub-14 o belenenses e o direito seriam 1ºs do ranking, ex aequo

diz que não lhe apeteceu contar com os sub14... não apeteceu ou não lhe convinha?

é uma tentativa de nos tentar tomar por parvos a todos!

Anónimo disse...

Mas eu acho que é isso mesmo que vocês são: parvos! Só isso explica esta discussão tão estupida. Tal como a maioria das outras

Anónimo disse...

PRIMEIRO GAJO COM RAZAO NO BLOG.

O SENHOR DO COMMENT AQUI EM CIMA.

Anónimo disse...

epa custa perceber que o blog e do CDUL, nao gostam, vao para o vosso ou façam voces um, porque e que temos de dar justificações?que mania sempre que ha qualquer coisa vem logo a malta dos outros clubes meter-se ao barulho,bazem vao po vosso canto que estamos no nosso e no NOSSO blog fazemos o quisermos,quando quisermos como quisermos, ok? nao gostam nao venham cá!

Anónimo disse...

se o blogger não faz nda chovem críticas e sujestões.

se o blogger perde do seu tempo para fazer algo que, mesmo sabendo que é discutível, tem interesse para esta comunidade criticam também.

Se calhar é melhor escreverem aí o que querem que o blog faça e como querem que isso seja feito.

PARABÉNS MIGUEL; BOA INICIATIVA!!!!!

Anónimo disse...

decidi tambem nao incluir o campeonato sub 14, e nao tenho que me justificar...pura e simplesmente porque me apteceu!


pois assim sabias que o belem passava para a frente, pois ano perdeu nenhum jogo o ano inteiro...

Anónimo disse...

A convocatória dos sevens vem com um nome trocado,não é Miguel Ventosa mas sim o João Ventosa (SLB)este sim é que tem treinadocom essa selecção

Anónimo disse...

Hey Miguel entao o campeonato nacional de sevens nao entra no ranking? Parece-me que, de acordo com os criterios que estabeleceste o CNS deveria contar tambem. Assim, talvez o meu belem subisse mais um lugarzito na escala
bom blog

abraco
Miguel

Anónimo disse...

boa... bem visto

e os sevens não contam?

Anónimo disse...

Porque insistem que o Belenenses em sub 18 ficou em 6.º quando ficou em 7.º, atrás do CRE?

Anónimo disse...

quando e que sao apresentados as equipes sub18 e 20?


abraço miguel

Anónimo disse...

estes gajos nao percebem que se o direito tava a enrabar os avançados do belem e tendo uma touche a 5metros que iria certamnte la parar dentro se ninguem tivesse feito faltas, nao compensaria chutar aos postes!

Anónimo disse...

iria certamente mas nao foi ahahahahahah, se tivessem deixado o banana chutar aos postes tinham ganho o campeonato mas como sao BURROS e convencidos nao o fizeram!! pensavam que iam ganhar tudo e nao ganharam nada!! e na final da taça na primeira parte cometeram o mesmo erro, nao me digas que tambem estavam a enrabar os avançados da academica?!
Ass: alguem que viu atentamente as finais

Anónimo disse...

PODE SO DIZER QUANDO E QUE FAZ OS 15DO ANO?
-----------------------------------
DESCULPE O CAPS E SO PARA LHE CAPTAR A ATENCAO.obrigado

Anónimo disse...

nao, de todo, os avancados do direito comandados pelo capitao banana levaram mais uma valente malha de humildade e trabalho.
Até a proxima direito.

Anónimo disse...

ouvi dizer qe ainda havia sevens p os sub-18 este ano, podia me responder a isto miguel ou dar alguma informaçao referente ao assunto?

Anónimo disse...

o banana nao e avançado

Anónimo disse...

Dia 28 os sevens sub 18

Anónimo disse...

o banana nao é avançado?! entao e oqe?

Anónimo disse...

é formaçao

Anónimo disse...

e nos sevesn sub 18 qm e qe vai e vai haver treinos e qe ja acabamos os treinos!?

Anónimo disse...

Juan Severino, Duarte Cardoso Pinto volta para a Agronomia acompanhados pelo ponto fidjiano Vilimoni Delasau !!
Gardener possivelmente sai para o TOP 14

Anónimo disse...

TANGA

Anónimo disse...

começe a soltar novos posts.caso contrario isto fica uma pasmaceira.tenho 3 hipoteses-sevens sub 18-sevens seniores e 15ano.mais uma referencia aos oldies

Anónimo disse...

tio no jogo nova zelandia vs samoa para o pacific nations cup acho que nao sao os all blacks que tao a jogar. sao os new zealand maoris (NZ Maori). nao tenho a certeza mas como foram os Maori que jogaram contra as ilhas fiji para este mesmo torneio e os all blacks vao jogar com a inglaterra...
abr

Anónimo disse...

Sub 18 aberto aos sub 16

Torneio de 7's em Monsanto dia 28 de Junho, Sábado