quinta-feira, fevereiro 08, 2007

A EQUIPA B DOS JUVENIS DO CDUL – JOGADORES DO FUTURO

Por se terem inscrito 72 jogadores no escalão de juvenis, o CDUL entendeu criar 2 equipas neste escalão para que todos os jogadores entrassem em competição.

Como muitos dos jogadores eram inexperientes ou com níveis de evolução técnico-táctica diferentes o CDUL decidiu que na equipa A estariam os jogadores considerados, na altura, pela equipa técnica mais evoluídos e competitivos, e na equipa B aqueles que ainda não tinham atingido determinado patamar de aprendizagem.

Foi solicitada à FPR a inscrição da equipa nas competições nacionais, o pedido foi aceite pela FPR desde que a equipa B funcionasse como uma equipa autónoma, isto é, que não houvesse jogadores a passarem dos A para os B e vice-versa. Da parte do CDUL esse compromisso tem sido cumprido rigorosamente.

A equipa B é maioritariamente constituída por jogadores que estão no 1º ano de juvenis, ou que começaram a jogar recentemente, ou que ainda denotavam algumas carências na sua evolução.

Para treinadores do CDUL B foi contratado o Big Alex, e desde logo se ofereceu o Bernardo Caupers, ex-capitão dos juniores. Em boa hora passaram a contar com a prestimosa ajuda do experiente José Maria Caupers. Grande trabalho está a ser feito por esta equipa sob a supervisão do Pedro Passos e com algum apoio da minha parte.

Os primeiros jogos foram complicados, nos jogos contra as equipas mais fracas os jogos eram equilibrados mas não ganhávamos, contra as equipas mais fortes (Belenenses A, Direito e Cascais) as derrotas foram muito pesadas e começou a temer-se o pior: a desmotivação. Porém, a reacção dos jogadores foi espectacular, perceberam que existiam grandes diferenças que só seriam colmatadas com muito trabalho, muita humildade e entrega.

Na 2ª fase os resultados obtidos são muito motivadores:

CDUL B 20 - Santarém 5
Agronomia 15 – CDUL B 0
CDUL B 36 – Vitória 7
Benfica 13 – CDUL B 9

Jogo particular Direito B 10 – CDUL B 10

Os resultados de um trabalho bem estruturado e do empenho e atitude dos jogadores estão á vista, hoje alguns jogadores B poderiam estar a jogar na equipa A, e na generalidade, todos evoluíram imenso.

PARABÉNS A TODOS OS JOGADORES (Alexandre Santos, António Nunes, Bernardo Reis, Bernardo Fernandez, Diogo Santiago, Diogo Freire, Diogo Trepa, Diogo Varregoso, Duarte Gil, Duarte Foro, Francisco Sarmento, Francisco Lisboa, Francisco Sousa, Francisco Cary, Frederico Robles, Frederico Ferreira, Gonçalo Casimiro, Gonçalo Silva, Guilherme Gusmão, Guilherme Santos, Henrique Pereira, Henrique Nunes, João Redondo, José Vinagre, Luis Magalhães, Luis Seabra, Martim Lobão, Miguel Antunes, Miguel Nogueira, Miguel Colaço, Miguel Rego, Nuno Abecassis, Pedro Câmara, Pedro Costa, Philip Bodnell, Sebastião Borges, Sebastian Preiswerk, Tiago Gonzalez, Tomás Botelho, e Tomás Noronha), O FUTURO DO CDUL PASSA POR VOCÊS!

Para finalizar alguns comentários a problemas que têm afectado o funcionamento do campeonato:

Muitas ausências de árbitros nomeados, sem qualquer pré-aviso.
Irregularidades no preenchimento dos boletins de jogo por parte de alguns clubes.
Utilização de jogadores de outros escalões e de jogadores não inscritos.
Utilização por parte do Belenenses de jogadores quer na equipa A quer na equipa B contrariando o estipulado pela FPR como condição para inscrição das equipas B.
Adiamento de jogos.
Por vezes nervosismo excessivo de alguns adultos durante os jogos.

Salientem-se também alguns aspectos positivos:

Simpatia e bom ambiente entre treinadores e dirigentes dos clubes.
Grande capacidade de encaixe dos clubes face à desorganização acima descrita.
Acompanhamento de muitos pais.

17 comentários:

Afonso Nogueira disse...

Não acompanho regularmente o escalão de juvenis.

Parece-me que tendo uma média de 50 jogadores aos treinos seja normal inscrever 2 equipas para competir, agora parece-me perfeitamente lógico que circulem jogadores entre a equipa A e equipa B, seja como prémio para os jogadores que se esforçam na equipa B e jogadores que não estejam "a dar o litro" na equipa A.

Será compreensível para um jogador jogar 10 minutos na equipa A e um jogador com menos "qualidade", e que se esforça menos, jogue um jogo inteiro na equipa B.

Não estou com isto a defender o Belenenses, não sei aquilo que foi regulamentado para este campeonato.

Isto acontece entre os jogadores juniores e seniores. Atenção estamos a falar de um escalão de formação.

abraço

Anónimo disse...

Afonso,eu acompanho o escalão de juvenis e a permissa que a FPR estabeleceu para que um clube tivese 2 equipas - A e B - era que funcionassem como se de 2 clubes se tratasse.Tal como os jogadores de um clube não podem jogar num fim-de-semana por um clube e no seguinte por outro, assim deveria acontecer com os clubes que tem equipas A e B.

Afonso, já reparaste as possibilidades que se abriam caso não fosse como a FPR estipulou ? Se era um jogo contra uma equipa teoricamente mais acessivel, jogavam 7 jogadores da B, se era contra uma mais forte só jogavam da A ... ...então assim é o mesmo que ter só uma equipa e geri-la de acordo com o calendário em vez de ter 2 equipas.

Não me parece que seja justo ou correcto para com os outros clubes,principalmente na 2ªfase do CN onde as equipas estão niveladas, meter "A"s a jogar pela B.

Se não tem jogadores para ter 2 equipas independentes/autonomas deveriam inscrever os "B" no "Torneio de 8", tal como o CDUL fez o ano passado (tinhamos mais de 50 jogadores, pensámos que seria suficiente para ter 2 equipas ; após o torneio de abertura em que tivémos imensas dificuldades para disputar apenas 2 jogos com a equipa B, enviámos um mail à FPR solicitando a inscrição no "Torneio de 8" e assim cumprir com os proncipios estabelecidos).

Para alem de toda a argumentação que possa haver pro e contra, há um facto que me parece incontestável : é uma norma para que um clube possa inscrever 2 equipas e se é uma norma é para ser respeitada por TODOS , quer se concorde ou não.Não se trata de uma questão de opinião mas sim de principio!(a FPR sabe-o e os clubes sabem-no ;para alem de ter ficado decidido aquando da permissão dada pela FPR para a criação da equipa B, numa reunião em 28/12/2006-sorteio 2ª fase CN- esse assunto, porque o Beleneses não cumpria com essa regra, foi debatido e analisado pela FPR e clubes a melhor maneira de a fazer cumprir)

Precisamente por ser um escalão de formação, é que ainda mais rigorosos devemos ser, para que nessa formação que pretendemos dar aos jogadores, lhes passemos valores como o respeito pelas regras e não o contrário.

Já viste como se sentem os jogadores do CDUL quando sabem que o clube está a cumprir com o estipulado pela FPR, que enviou as listagens para a FPR com os jogadores que pertencem à "A" e à "B" e depois vêem jogadores a entrar em campo como sendo da equipa B que eles já viram jogar na equipa A do Belenenses ?

O CDUL-B andou a 1ª fase a jogar contra Belenenses-A, GDD .. ...e a perder jogos por resultados desnivelados ; porquÊ ? Porque não pôs "A"s a jogar .. ...cumpriu as regras.Foi uma fase dificil para os jogadores, que apenas devido à sua "fibra" foram-se aguentando, aplicando-se nos treinos e progredindo.Isso permitiu chegar à 2ª fase, onde deviam ser SÓ equipas niveladas, numa forma bastante melhor.
E o Belenenses-B ?É justo que agora as equipas do 2º grupo enfrentem uma equipa "mista" A/B do Belenenses, com jogadores que jogam nas 2 equipas(óbviamente mais experiente e com um rugby "mais maduro")? Não é justo!

Há sempre a possibilidade de um ou outro jogador, por diversos factores, passar para a outra equipa , penso eu, mediante uma exposição à FPR ; agora em 5 jogos do Belenenses que analisei (3 "B" e 2 "A"), pelo menos 11 jogadores terem jogado pelas 2 equipas ...!!!! É um completo desrespeito pelos principios da criação da equipa B!

Recapitulando a criação das equipas B de juvenis :
» principio da época face ao elevado numero de jogadores (71)a CDUL solicitou à FPR a inscrição de uma equipa B.A FPR acedeu desde que fossem equipas "estanques" e sem transição de jogadores entre A e B.
» posteriormente o Belenenses criou tambem uma equipa B
»como tal não estava a ser respeitado pelo Belenenses , enviei emails a solicitar à FPR (FM) que os nomes dos jogadores fossem dividos pela A e pela B
» estive na reunião de 28/12/2006, com diversos elementos da FPR e outros clubes, e a necessidade de controlar esse aspecto foi abordada e tida por todos como necessária.Logo, se duvidas houvesse, é um principio aceite e ninguem questionou que essa era a permissa
» no site da FPR aparecem como dois clubes distintos e entre clubes distintos não podem haver trocas de jogadores.Se essa não fosse a permissa, porque criaria a FPR 2 clubes no seu site (CDUL e CDUL-B e Belenenses e Belenenses-B)?
» A FPR-FM enviou ao Belenenses e a nós um email para se entregar ao árbitro, no sábado passado antes do jogo CDUL-A x Belenenses-A, a listagem com os jogadores A (o que o Belenenses não fez); se não fosse uma permissa para ter A e B para que o faria a FPR?

Afonso, é inquestionável que é, desde o principio, uma regra para se ter 2 equipas de juvenis.Pode-se discutir se é "uma boa ou má regra" ... ...mas desrespeitá-la... ... é injusto, é falta de respeito para com os outros clubes , principalmente para aqueles que tenham tambem equipas B, não está correcto!

Penso que todos deviamos lutar pela verdade desportiva e transparencia no rugby, mas desrespeitando as normas instituidas não só não se consegue, como não se "forma" ninguem!
Como bem referiste, é um escalão de FORMAÇÃO ....

Um abraço,

Anónimo disse...

José Maria Caupers,

O CDUL e o Belenenses são duas realidades completamente distintas.

Daí o erro da FPR e do CDUL em querer aplicar, de forma "cega", a mesma regra a duas realidades completamente diferentes.

De acordo com o site da FPR o CDUL tem 71 atletas inscritos e o Belenenses tem 42.

Ora com 71 jogadores inscritos e com 44 jogadores convocados por fim-de-semana para as equipas A e B, "sobram" ao CDUL 27 atletas.

Já no caso do Belenenses não é possível convocar 44 jogadores, uma vez que apenas 42 estão inscritos...

Se esses 42 jogadores fossem "cegamente" divididos pelas duas equipas teríamos 21 jogadores na equipa A e 21 na equipa B.

Por exemplo com 21 jogadores na A, e com 6 ou 7 jogadores lesionados/doentes apresentávamo-nos com 14 ou 15 jogadores.

Aliás, foi por uma situação semelhante a esta que, no jogo frente ao CDUL A, tínhamos apenas 2 jogadores no banco... recrutados à equipa B... que, à MESMA HORA!!!jogava contra o Vitória de Setúbal, no Estádio Nacional.

E mais: se os jogadores que pertencem à equipa A apenas podem jogar pela A e os B pela B, o Belenenses A e B teria dado umas 4 ou 5 faltas de comparência esta época, por falta de jogadores para convocar (lesões, faltas aos treinos, estudos, etc.)

Agora não admito é que venha para a praça pública passar a mensagem de que o Belenenses - e os seus treinadores - estão a tentar "passar" a perna à FPR e aos Clubes.

As acusações que aqui são feitas revelam TOTAL desconhecimento da realidade do Belenenses!

Primeiro informe-se, conheça a realidade e depois sim, com total conhecimento de causa, emita uma opinião na "praça pública".

Foi só por isso que coloquei aqui este "post", algo que não tenho por hábito fazer.

Por último uma mensagem: quem toma as decisões sobre os jogadores convocados para jogar pela equipa A e pela equipa B sou EU e não a FPR, nem o CDUL.

Porque só eu sei quem treina sempre, quem treina bem, quem se empenha, quem merece uma oportunidade na equipa A, quem está a recuperar de uma lesão...

Pedro Gonçalves
Treinador dos Juvenis do Belenenses

Anónimo disse...

Pedro Gonçalves.
Se a sua o belenenses não tem jogadores suficintes para formar duas equipas porque é que o fez?

Anónimo disse...

Pedro Gonçalves

Devo dizer que pelo que conhecia de si não esperava um comentário deste tipo.Sempre pensei ( e quero continuar a pensar) que é uma daquelas pessoas para quem o respeito pelas regras e normas instituidas é "sagrado".

Penso que quem se deve informar melhor é o Pedro, pois as regras existem e são para se cumprir, mas pelo teor do seu comentário, é porque as desconhece, uma vez que me nego a aceitar que as conhece mas não as cumpre.

Conforme disse no meu anterior comentário, a regra foi definida "à priori", antes de qualquer clube ter inscrito equipas B.

É, óbviamente, uma regra cega, para todas as realidades e clubes.Quem pode cumprir a regra e inscrever uma equipa B, inscreve, quem não pode, não inscreve (não pode é inscrever e depois não cumprir ; não podem é as regras de uma competição serem diferentes consoante os clubes!).

A regra é que são jogadores de equipas diferentes e como tal não podem jogar nas 2.Desconhecia?Então informe-se ! (para alem disso eu esclareci esse aspecto no meu comentário)

Engana-se quando diz que desconheço a reealidade do Belenenses ; conheço-a muito melhor do que o Pedro alguma vez possa pensar.

É claro que 71 jogadores e 44 são 2 realidades diferentes. Mas o que tem isso a ver com as regras para inscrição de uma equipa B ?

Se tivesse lido com atenção o meu comentário, teria reparado que o CDUL o ano passado tentou, com mais de 50 jogadores,fazer a época com 2 equipas, ou seja, criou a equipa B. Face às dificuldades que teve em manter a equipa B em 2 jogos do T.Abertura sem violar as regras, ou seja, sem pôr "A"s a jogar,viu-se obrigado a enviar um email à FPR a solicitar a inscrição da equipa B no Torneio de 8 e não no CN de 15.
A "nossa realidade" tinha mais jogadores que o Belenenses tem agora, mas os nossos principios levaram-nos a cumprir as regras e não a torneá-las.
Podiamos ter feito o mesmo que o Pedro defende agora para o Belenenses, mas as regras da FPR não o permitiam, tal como não permitem este ano, e por isso não o fizémos, tal como esperávamos que o Belenenses não tivesse feito este ano.
Como pode ver, a sua realidade deste ano, é semelhante à nossa do ano passado, a maneira de nos posicionarmos perante as regras da FPR é que é completamente diferente.

Não percebo como pode defender o não cumprimento das regras estabelecidas com base no facto de só ter 44 jogadores, 42 inscritos ! Este facto, esta sua realidade, o que o impede é de ter 2 equipas (A e B)!

É claro que com esse numero de jogadores não consegue ter 2 equipas com jogadores diferentes para disputar o CN de 15!
É claro que não pode jogar à mesma hora 2 jogos pois não tem jogadores que cheguem!
É claro que teria dado as falta de comparencia!

O que tudo isto quer dizer é que nunca poderiam inscrever 2 equipas de "15", e não que é permitido não cumprir as regras!

Se a regra da FPR é que não podem jogar pela "A" e pela "B" .. ...ou tem jogadores suficientes para inscrever a B e respeitar as regras ou não tem e não inscreve.Isto é uma norma para TODOS os clubes e não só para o CDUL e Beleneses ; algum clube está acima das regras para as competições ? Sei que acha que não .. ...então para quê todos os seus argumentos? Caiem pela base : ou se respeita "a lei" ou não se respeita e o Belenenses, até aqui, não a respeitou!

Pedro, o que admite ou não, é consigo ; uma coisa lhe garanto :enquanto houver situações do meu conhecimento que contrariem as "regras" do jogo, que não respeitem os principios das respectivas competições , denunciá-las-ei sempre, seja com que clube fôr!

Quanto ao seu penultimo parágafo, quero acreditar que só o fez porque desconhecia que a regra para criação da equipa B era não poder haver jogadores a jogar pelas 2 equipas. Acredito que se soubesse não diria que quem decide quem joga pela A ou B é o Pedro, pois isso seria violar conscientemente as regras e não creio que o fizesse.

Como o Pedro disse :
Primeiro informe-se, conheça a realidade e depois sim, com total conhecimento de causa, emita uma opinião na "praça pública".

Como quero acreditar que não faltou conscientemente ás regras, só pode ter sido por falta de informação ... ....

JMCaupers

Anónimo disse...

Caro Duarte Foro,

Temos jogadores suficientes, até porque os 42 jogadores inscritos de que falei são dados do site da FPR, que nem sempre está actualizado...

O problema é que esta época tem sido marcada por MUITAS lesões, gripes, constipações, fins-de-semana fora (pais divorciados), etc...

Esta situação tem obrigado a trocas pontuais de jogadores entre a equipa A e a equipa B, por forma a evitar faltas de comparência ou comparência com 13 ou 14 jogadores. Só isso!

Isto é completamente diferente de fazer trocas de jogadores da equipa A para a equipa B para tentar ganhar os jogos a todo o custo, que é aquilo que estamos a ser acusados na "praça pública".

Por exemplo parece-me completamente rídiculo ter 22 jogadores convocados para a equipa A e comparecer com 12 jogadores num jogo da equipa B...

Não só o Belenenses tem jogadores suficientes, e daí ter participado em TODAS as jornadas até agora, como entendemos que, nesta etapa de formação os jogadores já devem jogar Rugby de XV e não Rugby de 8.

Cumprimentos,

Pedro Gonçalves

Anónimo disse...

Pedro Gonçalves

Na sua resposta ao Duarte diz :

Isto é completamente diferente de fazer trocas de jogadores da equipa A para a equipa B para tentar ganhar os jogos a todo o custo, que é aquilo que estamos a ser acusados na "praça pública".

ISSO É FALSO!!!!

Insurgi-me, e insurgir-me -ei sempre, contra o não cumprimento das regras, mas nunca disse que o que o Belenses fazia tinha como proposito :
... tentar ganhar os jogos a todo o custo... (palavras suas)

Conheço a qualidade das escolas do Belenenses há muito mais tempo que o Pedro!
Tenho tido imensas situações em que enalteço a qualidade das suas equipas e dos seus jogadores!

Não misture as 2 coisas! Não está correcto! As esquipas do Belenenses são muito boas (já se viu, mais este este ano, em iniciados, juvenis e juniores)e qualquer uma capaz de jogar excelente rugby e se baterem com qualquer adversário!
Essas equipas não precisam, nem merecem, estas situações!

Acho que ainda não me consegui explicar bem : o que está aqui em causa é o cumprimento de uma regra!Absolutamnete mais nada!

As regras , enquanto vigorarem, são para se cumprir, mesmo que se ache que são "ridiculas" (usando os seus termos)!
NADA JUSTIFICA O SEU ATROPELO!

Ou não concorda?

Se não se está de acordo com uma regra podemos fazer diversas coisas :
» não participar
» participar só com uma equipa como fazem outros clubes com numeros de jogadores inscritos semelhantes ao seus
» participat no Torneio de 8 para manter os jogadores em actividade
etc

"n" situações são possiveis, mas faltar às regras é que não. Não concorda?

As regras podem ser discutida junto da FPR, pode-se fazer sugestões para a sua alteração ... ..mas desrespeitá-las ?
Acho que não está certo, e o Pedro?

Anónimo disse...

José Maria Caupers,

Posso desde já garantir-lhe que realmente não me conhece mesmo ao afirmar e ACUSAR que eu incentivo o desrespeito pelas regras!

Agora eu não posso é ficar indiferente com as graves acusações de que o Belenenses e eu fomos alvo!

E se fosse ao contrário? Perante estes ataques calava e consentia?

A única coisa que me surpreende é esta "teoria da conspiração" que está por trás do seu post e a incompreensão de que o nosso principal objectivo foi - e é - apenas manter as duas equipas em competição no RUGBY DE XV. Só isso!

Porém, temos sido permanentemente fustigados por MUITAS lesões, gripes, constipações, fins-de-semana fora (pais divorciados) e tivemos que nos readaptar para manter as duas equipas em competição.

Ora isso é completamente diferente de ser "manhoso" para ganhar os jogos todos, que é aquilo de que nos acusa, que me acusa, o que é uma acusação MUITO GRAVE e que eu não posso deixar sem resposta!

Uma vez que não pretendo alimentar mais polémicas para o entretenimento dos "voyeurs", deixo para uma conversa pessoal esta discussão.

A mim apenas me parece de BOM SENSO que, se pretende discutir este tema, que o faça comigo, com o Belenenses e com a FPR, e não via blog...

Parece-me bem mais sensato do que vir "julgar-nos" na praça pública.

Pedro Gonçalves

Anónimo disse...

Pedro Gonçalves

Aonde o acusei de alguma coisa a não ser pelo desrespeito de uma regra, o que o Pedro nunca negou ?

Nunca disse que o Pedro incentivava ; disse que é o que tem acontecido. Não é verdade?

Quais graves acusações : de não cumprirem a regra para a criação de uma equipa B? Não é uma acusação, é uma realidade!

Teoria da conspiração ... ...não é o meu género.O meu género é mais dizer as coisas às claras e sem receio. Não me conhece senão sabia que isso é um perfeito disparate!

Pedro, sei que o principal objectivo é manter 2 equipas de 15 em competiçao ; a questão é que existem regras para qualquer clube o puder fazer, não basta o clube ter essa intenção, tem que cumprir as regras.

Foi pelos motivos que aponta que o ano passado , para cumprir as regras, tivemos que abdicar da equipa B em 15 e passar para 8 .. ...era isso que o Belenenses devia ter feito para estar dentro da "legalidade"
Pelos vistos ambos os clubes sabem o que é essa dificuldade, só que reagiram de maneira diferente (nós mudámos para rugby "8" e vcs tornearam a regra ...)

Insisto :não acusei de serem manhosos, não ponha "na minha boca palavras que eu não disse".Constatei, reportei e lamentei o facto de não estarem a cumprir as regras.

Não chamo "julgar na praça publica" ao meu comentário ; relatei um facto e não fiz um julgamento!

Sabe qual é um dos problemas da nossa sociedade ? As pessoas terem medo de dizer as coisa, de relatar factos porque vão ferir susceptibilidades, de preferirem os paninhos quentes, de pactuarem com situações de imcumprimento ....
Eu sou contra isso, e, por mais que lhe custe admitir, o Belenenses relativemente a este assunto está em situação de imcumprimento (aliás, o que o Pedro nunca negou)

Trouxe o assunto para a praça publica pois penso que é um tema muito importante - cumprimento das regras.O que pretendo é discutir o tema de modo a que as regras sejam cumpridas ; não me parece que o bom senso mande que isso tenha que ser feito em privado.

Quanto à conversa pessoal ,como sempre, quando e onde quizer, desde que seja para discutir o tema "cumprir ou não cumprir" regras .Essa é a verdadeira questão.

Pedro : porque não responde à verdadeira questão em vez de falar em graves acusações, teorias da conspiração,etc : o Belenenses tem cumprido a regra que autoriza a ter 2 equipas em juvenis (os jogadores da "A" não podem jogar na "B" e vice-versa? Esta é a questão. Quer responder?

José Maria Caupers

Anónimo disse...

Sr pedro gonçalves pelo que eu consegui perceber ate agora o sr nao leu nada do que o caupers escreveu, limita se apenas a mandar bitaites pa tentar desculpar o assunto em questao.
Ora bem, se a regra diz que um clube pode ter 2 equipas do msm escalao (A e B) MAS que os jogadores desse clube apenas podem jogar numa das equipas ( ou na A ou na B)eu nao vejo qual e a dificuldade de compreender isto.Se tiverem jogadores pa fazer 2 equipas DISTINTAS entao tudo bem, faz se 2 equipas , mas se o nº de jogadores do clube nao da pa fazer 2 equipas DISTINTAS entao so se faz uma equipa. É assim muito dificil perceber isto??

Anónimo disse...

José Maria Caupers,

Este é o último post que coloco aqui sobre este tema.

A resposta à questão que me coloca já foi dada na minha resposta ao Duarte Foro.

Mas já que fala do respeito pelas regras: e o CDUL tem cumprido a regra que APENAS treinadores com formação podem orientar as equipas? Quer responder?

Ou a regra da FPR e do INSTITUTO DO DESPORTO DE PORTUGAL de que, para orientar qualquer equipa, TODOS os treinadores têm que ter formação é menos importante do que a regra das equipas A’s e B’s? Ou querem ver que afinal há regras que é preciso cumprir e outras que não faz mal se não forem cumpridas?

Citando-o “As regras, enquanto vigorarem, são para se cumprir, mesmo que se ache que são "ridículas". NADA JUSTIFICA O SEU ATROPELO!”…Nada!

Concordo plenamente que as regras são para cumprir, mas temos que ter bom senso e adaptarmo-nos às circunstâncias e à realidade do rugby e de cada clube, sob pena de acabarmos com os escalões de formação.

Caso contrário, cumprindo “escrupulosamente” as regras, no CDUL e em muitos outros Clubes, a maior parte dos escalões – dos Bambis aos Seniores – acabava… por falta de treinadores credenciados!

O que eu quero dizer é que se todos formos por este caminho, se todos ficarmos “amarrados” às regras, sem qualquer sensibilidade e flexibilidade, vamos acabar com o rugby de formação em Portugal. Cumprimos as regras e acabamos com o rugby!

Citando-o: "Acho que ainda não me consegui explicar bem: o que está aqui em causa é o cumprimento de uma regra! Absolutamente mais nada!"

Se é só isso que está em causa – e absolutamente mais nada - não percebo porque é que no 1º post não se limitou a dizer APENAS que a regra não foi cumprida, em vez de escrever um texto moralista, com mais de 120 linhas (!!!), falando em "formação", transmissão de "valores como o respeito pelas regras e não o contrário"…

De facto, só coloquei aqui um post por considerar que o meu nome e a minha idoneidade foram colocados em causa, quando no 1º post se referiu a "verdade desportiva", "transparência" no rugby, etc, o que me pareceu não só excessivo como despropositado.

Quanto ao anonymous,

Certamente que não é um verdadeiro HOMEM do rugby porque no rugby aprendemos sempre a dar a cara à luta; nunca, mas nunca, nos escondemos é atrás de um post anónimo...

Pedro Gonçalves

Anónimo disse...

Pedro
Tem toda a razão no que espeita aos treinadores (se há regras são para se cumprirem) mas isso não invalida em nada tudo o que escrevi.

Penso que o Pedro, como treinador de um escalão de formação, devia incentivar o cumprimento das regras em tudo o que estiver ao seu alcançe.Acho que não o fez.

Tambem achei o seu 1º comentário não só excessivo como despropositado.

jose Maria Caupers

Anónimo disse...

Cuidado que este rapaz é da Associação tão novos e ja sabem tanto.

caupers não vá tão baixo

Anónimo disse...

Não vale a pena!A questão está acabada!

Os que defendem que a lei só se deve aplicar em determionadas alturas,descriminatoriamente, levaram a deles avante e o vice-presidente da FPR acabou por destruir uma regra que a FPR criou e ele proprio defendeu no dia 28/12/2006!

Quando é um VICE-PRESIDENTE da FPR, quando é o RESPONSÁVEL PELA ÁREA DA ACTIVIDADE DESPORTIVA da FPR a alterar unilateralmente uma regra especifica de uma competição a meio da mesma , o que dizer? O que fazer ?

Nada ! Cada vez o espaço no rugby nacional para os que defendem a transparencia, o cumprimento das regras quer estejamos de acordo com elas ou não, é mais pequeno!

Peço desculpa aoa juvenis B do CDUL, mas nós vamos continuar a cumprir com a regras definida de inicio ! Nós somos nós, não somos pessoas para hoje dizer uma coisa e amanhã fazer outra!
Sei que vamos estar em desigualdade, mas o mais importante é podermos estar bem com a nossa consciencia, sabermos que aceitámos e cumprimos as regras que nos impuseram para participa numa competição, mesmo que a meio as mudem!

Nós estamos bem ; eles estão muito mal!

Jose Maria Caupers

Anónimo disse...

Curioso ... ...apesar do esforço da FPR, o CDUL-B x Belenenses-B não se realizou por falta de comparencia do Belenenses-B.

Uma palavra de agradecimento para a atenção que o Rui Muralha teve com o seu telefonema sexta-feira à noite.Se todos fossem como ele, o rugby em Portugal estaria certamente muito melhor!

Um abraço,
Jose Maria Caupers

Anónimo disse...

Não queria tar a "ressustitar" uma conversa que já gerou algum conflito mas gostava só de esclarecer uma coisa como jogador juvenil do belenenses!

Nós no belenenses não vemos a equipa A e a equipa B como dois clubes diferentes (até agora não conhecia a lei que dita isso)mas eu acho que isso não põe em causa as boas intenções do nosso clube.

Em primeiro lugar os juvemis do belem representam um grupo e não duas equipas distintas. este grupo compete com duas equipas que lutam da mesma maneira, que se esforçam da mesma maneira e que entram em campo com o desejo de representar e dignificar o seu clube.

Acho que o senhor exagera quando fala dos jogadores que ora jogam pela equipa A ora jogam pela equipa B. São casos pontuais como o Pedro já explicou e o objectivo dos nossos dirigentes e treinadores é apenas o de proporcionar a todos os jogadores a oportunidade de jogar, pois só assim podemos evoluir como deve ser e aplicar o que aprendemos nos treinos.

Por fim estamos a falar de um escalão de formação. Será a vitória e o sucesso a meta mais importante nesta altura? Será que os clubes devem procurar obsessivamente estas vitórias? Não é esse o espírito do belenenses.

Acredite que qualquer jogador que vista a camisola belenense entra em campo para dar o seu melhor, para se entregar ao jogo e aos seus companheiros e para se divertir. A maior preocupação surge no criar um excelente grupo de trabalho, excelentes bases para o futuro e proporcionar aos atletas as melhores condições para a sua aprendizagem e progressão.

Eu próprio joguei este ano com a equipa B do cdul e apesar do resultado tão desnivelado, no fim do jogo os jogadores do cdul não me pareceram insatisfeitos, pois fazem o que gostam - jogar!!

No belenenses passa-se o seguinte. Será que por faltarem 2 jogadores na equipa B, e existirem jogadores que os possam substituir, os outros jogadores que todas as terças e sextas treinam e se esforçam, não possam fazer o que mais gostam? será essa a solução? Como dizia o Pedro, em muitas situações da nossa vida temos de nos adaptar e em casos tão insignificantes como estes devíamos ser mais flexíveis e compreensivos. Pense nisso...

Deixemo-nos de polémicas e de apontar o dedo aos outros e vamos fazer deste desporto de que tanto gostamos uma verdadeira "escola de Vida".

Espero que continuem o bom trabalho com os juvenis e a malta encontra-se uma dia destes em campo!

Abraço,
Pedro Rocha e Melo

Anónimo disse...

Pedro Rocha e Melo

Em 1º lugar queria que ficasse bem claro que admiro, já há anos, as escolas do Belenenses (entenda-de de Bambis a juniores) e nada me move contra elas, antes pelo contrário.

A questão não se põe do mdo como a pôs ; eu até posso concordar com tudo o que diz, mas essa não é a questão.

A questão é se há uma regra para se inscrever equipas B , se os clubes já sabem que têm que sujeitar a ela, das 2 uma : ou aceitam, inscrevem e cumprem, ou não aceitam e não se inscrevem!
Increver-se aceitando, e não cumprir não me parece opção.Especialmente por se tratar de um escalão de formação.

Nós o ano passado inscrevemo-nos e como após o torneio de abertura vimos que não conseguiamos manter 2 equipas de 15, disputámos o torneio de 8 para manter os jogadores em actividade.O que não fizemos foi faltar a regra previamente aceite.

Nunca disse se estou de acordo ou não com a regra, isso não é importante, o que defendo é que as regras são para todos, sem excepções.

Se a regra está mal, pois discuta-se e altere-se para a proxima época ; agora, Pedro, se não se concorda, não se inscreve, e procura-se a melhor alternativa possivel, que é o Torneio de 8.
Aceitar entrar numa competição que tem uma regra propria e não a cumprir, é que não.Mesmo que não se concorde.

não tem a ver com "vitorias" ; ai estou 100% de acordo consigo e se não esrtivesse óbviamente que não teriamos criado a equipa B e joagavamos só com a A.

Infelizmente, as regras nem sempre são "boas" e nem sempre concordamos com elas, mas se aceitamos e se respeitam a uma competição em que estão outros envolvidos, temos que as cumprir.

Boa sorte para o resto do CN, um abraço,

Jose Maria Caupers