sábado, julho 07, 2007

Transferências


O mercado de transferências português é praticamente inexistente, o amadorismo e o clubismo, reduzem as transferências praticamente às situações de mudança de morada por razões académicas ou profissionais, e a alguns casos de jogadores que saem de clubes porque não jogam, ou porque têm amigos noutras equipas, ou porque acham que vão evoluir mais e ter outro tipo de oportunidades noutros clubes, mas o peso da camisola ainda é muito forte. Existem ainda as contratações de estrangeiros para colmatar lacunas nos planteis que o mercado nacional não resolve.

Obviamente que a principal razão é financeira, a maioria dos clubes têm orçamentos muito pequenos, que mal dão para suportar as despesas de funcionamento. Mas as coisas estão a mudar, há mais empresas a olhar para o rugby como um meio de publicidade, temos todos que continuar a promover a modalidade que vai ter um grande aumento de praticantes. Para isso é necessário continuar a apostar na formação de treinadores, árbitros e também de dirigentes.

Se existir profissionalismo, as empresas confiam e investem. O "negócio" rugby é rentável e move quantias fantásticas nalguns países, veja-se o artigo publicado num jornal francês:

"La Ligue nationale de Rugby (LNR), réunie en assemblée générale, a voté jeudi la répartition des 12 millions d'euros versés l'an dernier par la Fédération française de rugby (FFR) dans le cadre de la mise à disposition des Internationaux pendant le Tournoi des Six Nations et la Coupe du monde 2007. 40 joueurs avaient été retenus pendant 7 semaines lors du dernier Tournoi, et 30 le sont depuis le 1er juillet, en préparation du Mondial. Les employeurs de ces joueurs toucheront 3 millions d'euros, alors que les 9 autres iront à l'ensemble des clubs de Top 14 (5 M) et de Pro D2 (4 M) en raison de l'absence de compétition jusqu'au 26 octobre.

Par ailleurs, l'assemblée générale a voté le budget de la saison 2007-2008. Pour la première fois, la barre des 50 millions d'euros est franchie (52, 4 M) avec une hausse de 20% des reversements pour chaque club de Top 14 (1,2 M euros et de 19% pour ceux de Pro D2 (650 000 euros)."


Para se ter uma iéia do orçamento dos clubes de topo veja-se o Clermont-Auvergne, vice-campeão francês e vencedor da Challenge Cup, que tem um orçamento de 14,2 milhões de euros!!!

Provavelmente o rugby em Portugal nunca chegará a estes números, mas podemos e devemos fazer muito melhor, para isso há que aumentar o número de profissionais na gestão do rugby, seja nas instituições oficiais, seja nos clubes.

Bom, mas a minha ideia não era descambar para este tipo de divagações, mas sim desafiar os adeptos dos clubes a falarem sobre 3 jogadores (a jogarem actualmente em Portugal) que gostavam de ver nos seus clubes, em vez de estarem a inventar transferências inexistentes.

Por exemplo em vez de inventarem que o Duarte Cardoso Pinto ia para o Direito, porque é que não assumem que era um dos jogadores que gostavam de ver jogar no vosso clube. Eu, como adepto do CDUL gostava de ter no meu clube o Juan Murré, o Conrad e o Diogo Mateus (só!), acho que iriam dar grande consistência ao plantel.

14 comentários:

Anónimo disse...

"só!" eheh

Anónimo disse...

Murre é uma fraude
Tantos Pilares melhores no pais
Mas as escolhas são suas por isso...... boa sorte

Anónimo disse...

Eu gostava de ter no Cdul o Xixa, o Marcelo e o João Uva

Anónimo disse...

no direito, diogo mateus, cardoso pinto e jack le roux

Anónimo disse...

para vossa tristeza, o cardoso pinto, conrad, michael estao na agronomia mais um ano, ou melhor dois anos assinaram os ultimos, e o cardoso pinto é agronomo de gema nao vejo qual o beneficio de ir para o gdd. os mateus acho que é verdade a saida para o gdd, mas mais contrataçoes nao decorreram e o jogo sabe la o que diz ou que deixa de dizer. se fosse como os jornalistas escrevem, o benfica tinha o tevez, o cristiano ronaldo e figo. É a mesma coisa que por o Cardoso Pinto na rota do vice campeao...

Anónimo disse...

Ninguém está a querer roubar nenhum jogador, estão é adeptos a dar a sua opinião de quais os jogadores que gostariam de ver contratados para as suas equipas, trata-se de um forum tal como é feito noutros países mais evoluídos em que estes temas são dsicutidos por centenas de adeptos.

Anónimo disse...

pipoca no arco de valdevez!

Anónimo disse...

taful, pipoca, aguilar e portela no arcos e ainda fezas vital e bravo na academica. ah e luis salema no cdul, afonso freitas nos crusaders e vasco barreiros nos blues

Anónimo disse...

cardoso pinto e diogo mateus no gdd

Anónimo disse...

o comentario das 8.27( 9 julhso) é ridiculo , nao percebes que isto e so uma ideia do que as pessoas gostariam que fosse e não transferencias ou possiveies tranferencias?! antes de escreveres le o que o miguel escreve!

Anónimo disse...

No CDUL, Gustavo Duarte, Joe Gardner, Le Roux

Anónimo disse...

quanto a isso do conrad.. acho q é melhor informarem-se porque nao me cheira que vai ficar cá.. e o direito vai ter de se reforçar visto muitos jogadores irem jogar la pra fora. casos de aguilar, kiki, vasco uva...

Anónimo disse...

Joe Berardo investe no Vilamoura e leva para lá irmãos mateus, kiki uvas aguilar pipoca, macaco e girão e promete dos Neo zelandeses de nome, tá no ojogo

Anónimo disse...

Lecas acabou de assinar pelo blue bulls!!