sexta-feira, abril 04, 2008

Um dia a casa vem abaixo



Os alicerces do rugby luso ainda são muito frágeis e por isso a entidade máxima que regula e gere a modalidade, a FPR devia ter um cuidado extremo a nível da organização para evitar escandalos que podem comprometer o seu desenvolvimento. Infelizmente não é assim, problemas e dúvidas que há muito são postas pelos clubes continuam sem serem esclarecidas ou resolvidas e algumas situações tornam-se explosivas. Já lá vão os bons velhos tempos em tudo era gerido por amigos, agora o rugby começa a popularizar-se, a mexer com algum dinheiro e a entrar muita gente que não está para aturar determinadas formas de actuar.

Refiro-me concretamente ao caso Pedro Leal, se assim se pode chamar, parece que alguém resolveu denunciar a situação à IRB, podem ler toda a troca de correspondência no blog Pontapé de Ressalto, nos comentários do post que analisa a próxima jornada.

A ser verdade, o caso complica-se para a Direcção da FPR e caso não tenha um fim rápido poderá ter consequências mais drásticas para todos os implicados - neste momento existe Tolerância 0 para "manobras".

Este caso só existe porque teimosa e incompreensivelmente a FPR persiste em não reformular o Regulamento Geral de Competições!

Hoje vai haver uma Assembleia Geral da FPR, na qual um dos pontos é este caso. Esperemos que haja bom senso de todos os intervenientes para que tudo acabe definitivamente hoje, e principalmente que haja um mandato expresso para que o Regulamento Geral de Competições seja revisto de forma a acabar de uma vez por todas com estas trapalhadas, que poderão interessar a alguns mas não interessam nada ao desenvolvimento e à dignificação da modalidade.

Entretanto, joga-se amanhã a penúltima jornada da fase de grupos de um Campeonato que desportivamente está muito interessante, com 3 clubes a disputarem 2 lugares para a Final Four.

Esperemos que o público tenha um comportamento condizente com os principios da modalidade, criticar e pressionar o árbitro é uma coisa, ser ordinário é degradante, a excitação excessiva dos adeptos passa para dentro de campo aumentando a agressividade dos jogadores e a falta de respeito aos árbitros, com consequências normalmente negativas para os jogadores. Esperemos que os árbitros tenham personalidade suficiente para imporem a sua autoridade para bem do espectáculo.

21 comentários:

Anónimo disse...

miguel vai fazer missão fotográfica no jogo cdul de sub18 contra os ingleses de pullborough?

Anónimo disse...

Bom post, Miguel.

Acho que a imagem que está no post retrata fielmente o estado das nossas competições, do nosso rugby.

Há muito tempo que a FPR muda, faz e desfaz, altera, decide sózinha, sobre as competições dos diversos escalões, sem se preocupar em os 2regulamentar 1º e depis pôr em execução.
É um pouco como inventar um jogo e ir criando as regras à medida que o jogo se desenrola, ou seja, surrealista !

Só uns exemplos :
» temos regulamentos de campenatos de juniores e juvenis mas as competições são de SUB20 e SUB18. Onde estão os regulamentos para estas novas competições?

» o R.G.Competições prevê q um clube seja desclassificado da respectiva competição (a não ser que o regulamento especifico da competição em causa estabeleça algo em contrário, o que cá não acontece )se der uma falta de comparencia é automáticamente desclassificado
A FPR , já este ano, decidiu unilateralmente, que só seriam desclassificados se dessem 2 faltas de comparencia

» O RGCompetições diz que as 2 ultimas jornadas do CN devem ser jogadas no mesmo dia e à mesma hora (não venham atirar areia para os olhos das pessoas dizendo que as 2 ultimas são as 1/2 e a final) e, este ano, deu-se ao trabalho de , no dia 2/03/2008, publicar no site :
Noticia do site da FPR :

2008.3.28
13ª e 14ª JORNADAS - DIVISÃO de HONRA
Conforme Regulamento, os jogos das 13ª e 14ª jornadas da Divisão de Honra serão jogados à mesma hora e no mesmo dia.

Assim, os 4 jogos da 13ª jornada serão realizados todos no dia 5 de Abril ás 15H00.
Os 4 jogos da 14ª jornada serão realizados no dia 12 de Abril às 15H00.

Solicitamos a atenção dos clubes que marcam os seus jogos em casa, para o cumprimento das indicações anteriores.

FM

se formos ver as marcações para este fim-de-semana ... ..não é nada disto!

Estes são apenas alguns exemplos.

Penso que há sectores em que se notam melhorias, como a organização das selecções e do CNT em alguns escaloes (embora ache que os escalões das selecções deviam coincidir co os das competições e que devia haver maior diálogo Selecções/clubes em tofdos os escalões)e a arbitragem, mas de resto, em relação a competições, ao respeito pelas normas instituidas( sejam elas obsoletas ou não, são as que estão em vigôr, há que as cumprir até que sejam - urgentemente - alteradas) vamos de mal a pior.

Muitas mais coisas havia para dizer, mas acho que está lançado um debate interessantissimo !

Quanto ao "caso Pedro Leal" , estive a ler o que está no site do rui Vasco, mas mesmo assim prefiro esperar pelo que vai acontecer para ter uma idéia de todo o "caso".

Penso que um dos grandes problemas é a falta de "horas de trabalho de qualidade" disponiveis nos quadros da FPR.

A modalidade cresceu (se cresceu!!!) e o que se nota na parte organizativa/administrativa da FPR? Acompanhou quantitativamente ou qualitativamente ese crescimento ? Não! Se em anos anteriores os problemas já eram muito, é claro que tambem eles cresceram !

Mais uma vez, parabens pelo Post.

Um abraço,
josé maria caupers

Anónimo disse...

Miguel, duas gralhas

Amatori Catania Benetton Rugby Treviso 15-43

O Spachuk substituiu o McKenzie aos63 min.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

o quê? o ediffício da federação portuguesa de rugby vai cair? Façam uma remodelação nisso que isso ta tudo podre.

Anónimo disse...

O Zé Maria toca num ponto importante: Faltam horas de trabalho de qualidade na federação.

O grande problema é que nas últimas eleições não houve mais candidatos, ou seja, ninguém quer disponibilizar essas horas.
Temos a federação que merecemos e o rugby que (infelizmente, ou não) podemos ter.

Anónimo disse...

Bom post, Miguel.

Imagem melhor seria dificil encontrar!!!

O pubico estará BEM, este fds, pois o "caso Pedro Leal", não é mais que o resultado de UM JOGO onde o pubico não soube ESTAR e a Equipa de Arbitragem TAMBEM NÃO!

Para exigir que o TOPO mude as BASES irão dar o EXEMPlO!!!

Anónimo disse...

É uma casa Portuguesa concerteça!!!

Anónimo disse...

1-Ross
2-Paiva
3-Xuxa
4-Manu
5-Ribas
6-Machado
7-Nelo
8-Palamo
9-Cenoura
10-Penha e Costa
11-Afonso Belo
12-Pedro Megre
13-Vilafranca
14-Nuno Ferreira
15-Chaves

Anónimo disse...

Ao anónimo das 2.00PM :

É verdade, não apareceu mais nehuma lista pelo que temos o qye merecemos.

Falo à vontade pois quando já por 2 vezes esta FPR me convidou para colaborar, nunca disse que não, apenas pedi que me dessem um plano de trabalhos, com o grupo com quem iria trabalhar e quais as funções.

Ficaram de ne enviar um email, o que nunca aconteceu.

Penso que este problema não se põe só no que respeita à FPR ; mesmo nos clubes, e que cada um dale do que conhece, acontece o mesmo.Quantas pessoas já ouvi dizer : "para a semana contem comigo, vou começar a treinar escolas", "para a semana contem comigo, vou estar na reunião",ou "bom projecto, para a semana contacto", ou "vamos todos dinamizar o clube" ... ....e depois nada nem ninguem ?!

Penso que um dos problemas do rugby é a falta de organização, quer nos clubes quer na FPR.

Há muita gente a gabar-se, a dizer que faz, que desfaz, a dizer que foi isto, que foi aquilo, que se fosse com ele iam ver ... ....mas depois, se chamados para colaborar, para ajudar ... ..: tenho os fins de semana ocupados, ao fim do dia não me dá jeito, ocupa muito tempo, e a familia?, tenho uma vida muito ocupada ....etc, etc.

E os que lá estão? Não tem vida propria, pessoal, familiar, profissional ?

Falta , no nosso rugby, em muitos aspectos, SOLIDARIEDADE, ALTRUISMO, ESPIRITO DE SACRIFICIO (não me refiro, óbviamente aos jogadores.)

Aos que só vão aos jogos (e poucas vezes, em muitos casos) mas muito criticam tudo e todos, aos que assistem passivamente das bancadas vociferando contra tudo e contra todos, aos que observam outros colaborar mas não se mexem ... ...dá me vontade de dizer o que digo a quem não vota : então não se queixem da politica, da crise, do País em que vivem!!

jose maria caupers

Anónimo disse...

BEM DITO, Jose Maria Caupers!!!

C AZEVEDO

Anónimo disse...

Concordo JMC, mas no entanto como em tudo na vida existem responsáveis.

Haver vamos se eles assumem as suas responsábilidades.

Não havendo regulamentos .....

o ex-director de competições foi se embora ao fim de 3 semanas por algum motivo...

um abraço e boa sorte para o CDUL.

nc

Anónimo disse...

E com tudo isto posto, o jogo CDUL-Académica é no sábado às 14h ou às 15h???

Anónimo disse...

Então isto não se aplica?

"Noticia do site da FPR :

2008.3.28
13ª e 14ª JORNADAS - DIVISÃO de HONRA
Conforme Regulamento, os jogos das 13ª e 14ª jornadas da Divisão de Honra serão jogados à mesma hora e no mesmo dia.

Assim, os 4 jogos da 13ª jornada serão realizados todos no dia 5 de Abril ás 15H00."

Anónimo disse...

Sr Caupers então acha que o CNT e as selecções estão a funcionar melhor?

Então digo-lhe só se for na Bélgica e na Alemanha que já nos conseguem vencer no escalão sub 18, escalão que pela primeira vez ficámos em 12º lugar(!!!), honroso 12º lugar para esta equipa maravilha que é para o Prof Tomaz MOrais o futuro do Rugby Português, ou nos Estados Unidos que dão "banho" de 34 pontos à "mandilha" do Prof. H.Rocha. Pois bem as selecções nunca estiveram tão mal. Talvez o Sr. Caupers ainda continue a pensar que tudo vai bem(!!!) e que o Centro de Treino está a funcionar melhor. Talvez. Melhor mas não o suficiente.

E então, em relação ao Centro de Treino, as perguntas são: está a funcionar melhor? Quais são os jogadores que pertencem ao Centro de Treino? Quais os objectivos gerais e específicos? Há objectivos e metas para cada um atingir? A resposta é simples NÃO. NÃO. NÃO

Se dúvidas ainda existirem acho que os resultados das selecções são reveladores do que se passa.

Os melhores cumprimentos,
Miguel Duarte

Anónimo disse...

Sr.Miguel Duarte

O Sr. disse:
Talvez o Sr. Caupers ainda continue a pensar que tudo vai bem(!!!) e que o Centro de Treino está a funcionar melhor. Talvez. Melhor mas não o suficiente.

Como pode ler no 1º comment que fiz é precisamnete isso que eu digo :
» que as coisas não vão bem (porque interpreta de modo contrário se até dou exemplos em como o nosso rugby, de uma forma geral, continua a funcionar mal???)
» que há 2 aspectos que MELHORARAM ... ...sendo um dos que refiro o CNT.

Não lê em sitio nenhum escrito por mim "que funciona bem", mas sim que está a melhorar pelo menos em alguns escalões.

Agradeço que leia com mais atenção o que escrevi, mas folgo que estejamos de acordo :
»o nosso rugby, como pode ver pelos vários exemlos que dão, vai muito mal.
» há aspectos em que estamos a melhorar, entre eles o CNT

Cumprimentos,
jose maria caupers

Anónimo disse...

ha granda zé caupers!

miguel rodrigues disse...

O jogo CDUL - Académica é às 15 horas e não às 14 horas como estava anunciado.

Anónimo disse...

miguel, apague os ultimos 3 comentários sff.

Anónimo disse...

Deveriam ter mais atenção ao deixar aqui os v/ comentários, princiamente num post como este.

Um dia a casa vem abaixo!!!




Meus Senores:
Cresçam e vão brincar para um outro blog!!!

Anónimo disse...

Obrigado miguel, por ter apagado os 3 comentários, continue a fazer uma boa gestão do seu blog!

Ana

Anónimo disse...

o tio isla ainda vai sacar umas canitas á pala do blog...cheira me