terça-feira, março 20, 2007

Finalmente os 24 para Montevideu

No jornal O Jogo de hoje, Manuel Pinto Coelho publica quase uma página inteira sobre o grande jogo que se aproxima, e pelo meio são finalmente desvendados os 24 Lobos que vão conquistar a glória, são eles (no site da FPR nada):
Joaquim Ferreira, Gonçalo Malheiro, Marcelo d'Orey, Duarte Cardoso Pinto, Pedro Leal, Francisco Mira, Vasco Uva, Diogo Gama, Gustavo Duarte, Juan Severino, Luis Piçarra, Miguel Portela, Duarte Figueiredo, João Uva, Diogo Mateus, Gonçalo Uva, João Correia, Rui Cordeiro, André Silva, David Penalva, Pedro carvalho, José Pinto, Paulo Murinello e Diogo Coutinho.
Também nesta página um artigo de opinião de Barbedo de Magalhães dedicado ao rugby e ao Dia do Pai.

34 comentários:

Anónimo disse...

Porque será que o Cabral do CDUL não foi convocado para ir ao Uruguai.Está lesionado? Depois da triste exibição do par de aberturas utilizados no jogo de Lisboa o seleccionador deveria ter percebido que com aberturas sem centelha não poderemos ir muito longe.
António Penha e Costa

Anónimo disse...

O cabral esta na plenitude das suas capacidades....so n foi mm por o selecionador andar a dormir!


grd abr

Anónimo disse...

o q n se percebe e como n ta la o tiago girao. esse sim merecia tar la

miguel rodrigues disse...

Ranking IRB em 19 de Março de 2007
1(1) NEW ZEALAND 94.59
2(2) FRANCE 85.66
3(3) AUSTRALIA 85.55
4(5) IRELAND 85.31
5(4) SOUTH AFRICA 84.71
6(7) ARGENTINA 79.61
7(6) ENGLAND 79.35
8(9) WALES 76.26
9(8) ITALY 75.39
10(10) SCOTLAND 73.94
11(11) SAMOA 73.86
12(12) FIJI 73.15
13(13) USA 68.73
14(14) CANADA 68.52
15(16) ROMANIA 66.79
16(17) TONGA 66.66
17(15) GEORGIA 65.18
18(18) JAPAN 64.95
19(19) RUSSIA 63.98
20(20) PORTUGAL 63.43
21(21) URUGUAY 62.67

Anónimo disse...

Não falei no Tiago porque ouvi dizer que tem estado magoado.
Mas se não está claro que também deveria ter ido ao Uruguai. O ser do CDUL torna as coisas mais difíceis.
António Penha e Costa

Anónimo disse...

António Penha e Costa, essa mania da perseguição é desnecessária. O Pedro Cabral e o Tiago Girão são de facto dois belissimos jogadores, no entanto, não me parece que por agora são as melhores soluções para a Selecção Nacional. Recordo-lhe que no Uruguai, Portugal irá jogar um jogo muito complicado pelo que a experiência conta muito, e os jogadores que estão no lugar deles são mais experientes e neste momento são melhores.

Anónimo disse...

Voces do CDUL sao uma coisa incrivel. Pedro Cabral?? Nao pode um jogador ter um dia mau que começam logo a dizer que nao devia estar lá, o Duarte teve aquele dia mau nao é habito. E o malheiro tambem é um excelente jogador. o cabral ainda vai ter de comer muita papa, para cehgar la. Já Tiago Girao, lugar na 3 linha portuguesa? Andam a sonhar um bocadinho alto nao?
Vasco Uva, Joao Uva, Murrinello, Diogo Coutinho, Juan Severino... querem tirar que já agora?


Ah ja agora parabens pela noticia. Sao o unico site que tem os convocados para o Uruguay

Anónimo disse...

sai o coutinho vai o girão para 6

Anónimo disse...

Alguem conheçe este jogador que nasceu em Portugal em canedo ribeiro pena e jogou no stade français ate 2003.Foi internacional françes.

Anónimo disse...

http://fr.wikipedia.org/wiki/Arthur_Gomes

Anónimo disse...

Sai o coutinho? bah. Vergonhosos

Anónimo disse...

o coutinho é um borrao em jogos internacionais!!

Anónimo disse...

o cabral fazia de certeza melhor figura que o pipoca...e do malheiro nem vale a pena falar, os ultimos jogos que fez pela seleçao foi so mandar casas. o girao podia muito bem ir pelo joao uva, alem de ser maior e melhor que o gajo nao faz as faltas que o uva faz(que sao muitas).

Anónimo disse...

cambada de facciosos ! o Malheiro ninguém tem duvidas do seu talento. do "velho" tb creio q ng tenha! o pedro cabral é bom jogador sim sr, mas ainda n tem um lugar cativo na nossa selecção( espero q venha a ter pois tem muito talento) ja o pipoca, esteve MUITO melhor no jogo com o Uruguai, seguro e rato como nos habituou em exibições anteriores! o digo Coutinho, peço imensa desculpa mas é um jogador fundamental na equipe! pode não ter placado o capitão do Uruguai q nos fez valer 5 pontos.... mas deu-nos o segundo ensaio! pode nao ter a atitude do vasco, do muri ou do joao uva, mas é um bom 3a linha! tiago girao é um bom jogador mas ainda nao tem estofo pa um jogo deste calibre!é bom jogador de 7s. destaco a chamada do francisco mira, q fez um optimo jogo contra espanha e mereçe a sua chamada aos LOBOS. deixem se de dizer mal de todos os jogadores portugues e puxem nos para cima!! VIVA PORTUGAL e o GDD :P

miguel rodrigues disse...

Concordo com quase tudo o que o anónimo acima disse, menos no cambada de facciosos e no viva ao Direito.

De resto são opções do Tomaz Morais e como disse não é hora de criticar mas sim de apoiar.

O tempo dos nossos jogadores há-de chegar e se calhar mais depressa do que julgam, pois se Portugal for apurado para o Mundial não serão só 22 ou 24 convocados, mas muito mais.

Apesar de não ser do Direito, quero realçar a sua atitude competitiva neste campeonato desgraçado que vai sendo disputado aos tropeções, soluços e empurrões, tendo feito vários jogos bastante desfalcado.

Campeonato esse, que se conseguir chegar ao fim desta fase dentro do calendário, promete aquecer com algumas equipas a anunciarem nos mentideros a contratação de vedetas do Torneio das 6 Nacções, torneando assim a impossibilidade de inscreverem jogadores estrangeiros, pois são jogadores comunitários. Fala-se, entre outros, no Ramiro Pez, abertura italo-argentino!

Os argumentos jurídicos já se esgrimem, temo que os dirigentes da FPR entrem em depressão, tal a pressão que vai cair sobre eles exercida pelos notáveis da nossa praça.

Vai ser uma espécie de Verão quente de 1975 do rugby. O pessoal anda a ficar tão excitado que ainda acabam com o rugby em Portugal.

Enquanto estão todos entretidos a tentarem que a Agronomia ganhe pela primeira vez o campeonato, pode ser que o CDUL consiga atingir o seu objectivo de ir à Final Four e depois logo se vê.

Também já estamos no mercado comunitário, mas não vou desvendar nomes.

Um abraço e FORÇA PORTUGAL!!!

miguel rodrigues disse...

Queria dizer "entretidos a impedir que a Agronomia ganhe..."

Anónimo disse...

Miguel

Eu temo antes que os clubes entrem em ruptura financeira por não se quererem ficar atrás...

Fala-se de emblemas a viver muito acima das suas possibilidades, e eu que acompanho o Rugby do Belém sei bem que, numa modalidade sem receitas que não as dos patrocínios (todas as outras são inexistentes ou praticamente residuais) mandar vir jogadores como esse que referiu é «a morte do artista».

Penso também - e já o referi antes - que este modelo de campeonato, no qual tudo se decide apenas no fim - proporciona este tipo de loucuras.

Repare: no limite, uma equipa que ganhe todos os jogos da fase regular (pode acontecer com a Agronomia este ano, que vai muito bem lançada) pode ver-se colocada de fora da final do campeonato numa Final Four marcada por contratações de última hora.

Pessoalmente penso que, a acontecer, será MUITO NEGATIVO para o Rugby português.

Enfim, romantismos que não ganham campeonatos...

Um abraço
Rui Vasco

Anónimo disse...

Temos o exemplo do campeonato nacional de juniores do ano passado...onde uma equipa q ganhou 28 jogos consecutivos n foi campea...

estes sistemas de campeonatos da fpr n premeiam as equipas melhores e mais regulares ao longo do ano mas sim a equipa que esta melhor nos ultimos dois ou tres jogos...

assim n vamos a lado nenhum... jogar um campeonato inteiro sabendo que so contam os tres jogos finais.

assim n ha jogadores nos treinso...assim (e infelizmente pq n é assim que eu vejo as coisas pq para mim preder um jogo é uma derrota de morte) perder um jogo n tem importancia para muitos jogadores.

assim o campeonato vira quase taça de portugal...voltem ao antigo sistema de campeonato nacional!! ou esforcem-se por arranjar um melhor...Isto n é nd!

abr Zé Figueiredo

Anónimo disse...

Pois é Rui Vasco, mas deviam ganhar a legalidae, a lealdade, o fair-play, o desportivo, o espirito de cavalheiro ... ...ou estou para aqui a dizer uma série de disparates que já nada tem a ver com o rugby ?

Como é possivel alguem sentir-se bem em ganhar um campeonato quando em 3/4 dele foi inferior e depois, só porque consegue uma manobras e vai buscar 1 ou 2 jogadores XPTO,ganha 2 jogos e é campeão ?!
Como se sentirão os jogadores que são postos de lado ? É isso ganhar no campo ? Ou é ganhar em capacidade financeira/crediticia juntamente com um grande despudor desportivo e de formação humana?

Como pode a FPR optar por este tipo de campeonato sem se precaver contra uma "xico-esperteza" deste género????

A falta de vergonha é hoje uma das principais caracteristicas do nosso rugby : não se cumprem regras, ninguem zela pelo seu cumprimento, não se pune quem não as cumpre, fazem-se arranjinhos com a FPR, utilizam-se todos os meios e desculpas para alcançar o que não se consegue dentro da normalidade/legalidade, adia-se e antecipa-se o que se quizer (desde que se tenha força na FPR) mesmo que seja contra os regulamentos... ...

Isto vai muito mal.....vamos aguardar para ver os "proximos capitulos"!

Um abraço

Anónimo disse...

Tem a certeza que se fala no Ramiro Pez ou eu percebi mal??
Que surpresa.

Anónimo disse...

Antes de mais, quero dizer que sou jogador do GDD, relembro que o Direito foi o "principal" clube que se opôs ao actual modelo de competição do Campeonato Nacional.
Caso o Direito vá à Final Four e assim o espero, tenho a certeza de que não iremos contratar nenhum jogador. Os que estão cá são bons e para quê gastar verbas que não existem no rugby?! Enfim, se assim acontencer é lamentável mas cada um faz o quer e luta como quer.
Saudações

Anónimo disse...

"Também já estamos no mercado comunitário, mas não vou desvendar nomes."

O CDUL não devia entrar nisso. Se há dinheiro, usem-no mas é para pôr os sub13 a treinar 2 vezes por semana como na maior parte dos outros grandes clubes de Portugal.

miguel rodrigues disse...

Quando falei na contratação de jogadores para a final four foi baseado em conversas com responsáveis de outros clubes, às vezes existe muita intoxicação para perturbar os adversários, vale o que vale, averiguem...

Estou de acordo com o Rui e com o Zé Maria, que a acontecer é anti-desportivo e a seguir deve haver vários clubes a fecharem as portas ou os seus dirigentes a serem presos, ou então descobriram a árvore das patacas.

"O CDUL já está no mercado comunitário", tenha calma não consegui conter o meu humor negro...

Quanto à sua questão de pôr os sub 13 a treinar 2 vezes por semana, olhe que não sei se é a melhor opção, corremos o risco dos jogadores daqui a algum tempo já não poderem ver rugby à frente.

Um abraço

Anónimo disse...

Com franqueza vos digo: a única «contratação» que desejo para o Belenenses até ao fim do campeonato não é bem uma contratação, mas antes um regresso a casa...

Refiro-me ao Diogo Mateus!

Desejo-lhe TODA A SORTE do mundo na Irlanda... Mas se voltar, é muito bem vindo.

Tudo o que fuja a isto, parece-me um disparate! (no contexto Belenenses, claro).

Abraço,
RV

Anónimo disse...

o cdul pode ter jogadores so a treinar uma vez por semana mas nos escaloes de formaçao tem as melhores equipas a jogar em portugal

Anónimo disse...

"o cdul pode ter jogadores so a treinar uma vez por semana mas nos escaloes de formaçao tem as melhores equipas a jogar em portugal "

Pois tem. Agora imagine o que seria se, pelo menos, os infantis treinassem 2 vezes por semana....

Concordo que para os bambis pode ser 1 exagero (apesar de nos outros clubes terem treinos 2 vezes). Para os benjamins, não sei.

Mas para os infantis não acho exagero nenhum. É preciso ver que, compreensivelmente,os convívios são só de 15 em 15 dias ou ainda mais espaçados. À malta de 11/12 anos não fazia mal nenhum praticar desporto pelo menos 2 vezes todas as semanas. E não me parece que eles se fossem fartar... Se têm dúvidas, perguntem-lhes...

Anónimo disse...

Sou pai de um jogador juvenil e sempre me fez confusão o CDUL, nos escalões de formação, só treinar uma vez por semana. A verdade é que agora o núcleo duro da equipe vem do tempo dos benjamins e não há diferenças de qualidade de jogo para os outros clubes. Pelo contrário, é uma das equipes que tem um rugby mais evoluido, mais maduro. Não sei se fez falta dois treinos semanais, sei que enquanto miúdos tiveram tempo para experimentar outros desportos e concluir, naturalmente, que o rugby é o melhor desporto do mundo.
MV

Anónimo disse...

A maioria dos infantis que começaram nos bambis ou nos benjamins já experimentaram outros desportos e já sabem que o rugby é o melhor desporto do mundo.

miguel rodrigues disse...

Outro dos problemas das escolas, é que os "atletas" ainda são muito pequenos e dependentes dos pais para irem aos treinos.

Anónimo disse...

Realmente é muito bonito de dizer que o rugby é o melhor desporto do mundo (quanto a isso nao discordo)
Agora digam-me uma coisa...a uma equipa como o cdul, que nas camadas mais jovens tem problemas com excesso de jogadores, que são seguidamente campeoes ou vice de juvenis e juniors não se deveria exigir mais do que a luta por um lugar na final four de seniors? o que é que acontece aos jogadores "fantasticos" que brilham nas camadas jovens? n haja duvidas que tem as melhores escolas do pais... mas n é isso que os torna uma grande equipa.
a equipa senior é a grande representante de um clube... assim visto será o cdul assim tão grande??

miguel rodrigues disse...

O CDUL teve uma fase muito dificil que levou à descida de divisão na época 1999/2000, que é sempre muito complexa para qualquer equipa. Há sempre muitos jogadores que abandonam porque não estão para jogar na 2ª divisão, apesar de no ano seguinte o CDUL ter vencido o campeonato da 2ª divisão só com vitórias (tal como está a acontecer com a Académica este ano), esta descida deixa marcas dificeis de ultrapassar, a integração dos jogadores mais novos é mais dificil, mas a equipa desde 2001/2002 tem vindo a melhorar e hoje apresenta um plantel bastante jovem, mas de qualidade e que começa a lutar pelo acesso à Final Four.

Vamos dar tempo ao tempo.

Um abraço

Anónimo disse...

Tão grande ?! Não só é assim "tão grande" como é o maior e com mais rico historial de Portugal !

Quanto às escolas estamos de acordo, quanto ao resto tens que ver um pouco mais aprofundamente.Relativamente ao historial, os numeros falam por si, relativamente ao passado mais recente, se está no rugby há algum tempo e acompanhas a modalidade com profundidade, deves saber que o CDUL passou por algumas vicissitudes, chegou a estar na 2ª, e, com base nas escolas e nos seus ENORMES jogadores seniores, tem vindo a levantar-se.
Neste ano já se nota o efeito da chegada aos seniores, desde há algumas épocas, de jovens campeões,que são enquadrados por aqueles que souberam manter o clube e recolocá-lo na 1ª (alguns deles tambens campeões).

Os resultados começam a aparecer ... ...e em breve perceberás porque o CDUL é assim tão grande! Ou se calhar não percebes, pois o tamanho do CDUL e dos seus jogadores, principalmente daqueles que nunca o abandonaram quando o extremamente dificil era ficar, pois tinham qualidade para jogar em qualquer outro clube da 1ª, é maior do que possas alguma vez imaginar!

Não te cingas à história recente (aí todos conhecemos que as dificuldades tem existido), mas para falares da dimensão de um clube, analisa o seu passado e perspectiva o seu futuro !

Se o fizeres relativamente ao nosso GRANDE CDUL, vais perceber que ele é muito maior que "assim tão grande" !

Anónimo disse...

Por mais que não queiram, todos mas todos, estão muito longe do CDUL. Têm ainda que ganhar muita coisa para chegarem aos calcanhares do CDUL!
António Penha e Costa

Anónimo disse...

Mais uma vez digo que tudo isso que voces dizem é muito bonito. Mas será essa a realidade? ou é assim que todos querem "pintar" a realidade do cdul?
lembro-me de anos e anos seguidos que as equipas de juniors ganhavam campeonatos sem qualquer oposiçao digna. Alturas em que o rugby da cidade universitária nao tinha igual em lado nenhum... mas o que é feito dessas equipas? como é que se justificam as classificaçoes da equipa senior nos ultimos anos?
E ja agora falemos tambem dos juniores. Que na segunda fase do campeonato ficam em 6º e agora se preparam para ganhar o campeonato? Seram eles os justos vencedores? por ganharem tres jogos? por voltarem os grandes jogadores so para jogarem a fase final? Digam-me agora que grande equipa é essa? esse tão grande cdul assim não parece tão grande. Podem criticar a federaçao pelos modelos de campeonato a que nos sujeitam. Mas a atitude que demonstraram este ano não é certamente de um grande clube, muito menos de quem se diz a melhor clube de portugal.
abraço