sexta-feira, março 02, 2007

Jogos nos dias 3 e 4 de Fevereiro


Portugal joga no sábado, às 15.30 horas, no EUL contra o Montpellier, equipa profissional que joga no TOP 14 de França. O jogo faz parte da preparação da Selecção Nacional para a eliminatória contra o Uruguai.

Infelizmente, parece que não estavam pensados os vários cenários que podiam acontecer nesta corrida ao Mundial, e mais uma vez o Campeonato Nacional de Seniores - Divisão de Honra vai ser adiado.

O problema é que este vai ser o primeiro de vários adiamentos, pois a seguir jogamos contra o Uruguai, e depois os jogadores partem para um estágio na Argentina antes do jogo em Montevideu, depois os 7's no final de Março participam em mais 2 Torneios do IRB.

Como vários clubes já disseram que se recusam a jogar sem os seus internacionais, não se vê quando vai acabar o campeonato este ano (sofre Agronomia sofre, se calhar ainda não é este ano!). Os clubes querem salvaguardar a "verdade desportiva", mas vão levar um arromba nos seus orçamentos se quiserem manter os estrangeiros ou arriscam-se a não atingirem os seus objectivos, seja a manutenção na Divisão de Honra, o apuramento para a Final Four, ou a conquista do Campeonato.

É evidente que o objectivo do apuramento de Portugal para o Mundial é primordial, mas fica a sensação que tudo isto foi muito mal pensado e com uma planificação deficiente, o exemplo daquele célebre cartaz do Portugal - Marrocos é sintomático. Vamos ver como é que este problema se vai resolver.

Já agora era interessante ver alguma divulgação atempada do jogo Portugal - Uruguai, é mais um momento único da história do rugby português, tem que se tirar partido. Imprimam cartazes a tempo e horas de serem distribuidos e afixados, convoquem uma conferência de imprensa, façam press releases, mostrem que o rugby lá fora arrasta multidões e milhões, convidem gestores e empresários a assistir ao jogo, etc.

Os nossos Seniores vão estar por estes motivos inactivos, mas os Juniores e Juvenis vão disputar os 1/4 de finais dos respectivos campeonatos. Em ambos os escalões jogamos contra a Académica. Os Juniores vão a Coimbra, no sábado às 15 horas, e os Juvenis A recebem a Briosa no EUL4, no sábado às 14 horas. Os Juvenis B recebem o Vitória, sábado, às 11.00, no EUL4 para o Campeonato dos não apurados.

As 3 equipas de Iniciados vão estar em acção no EUL4, no domingo 4 de Março, entre as 11 horas e as 17 horas. O CDUL A que joga o Torneio Inter-Regional vai jogar às 14.00 horas, contra o Évora e às 15.00 horas contra o CDUP A. O CDUL B e C participam no Torneio da Primavera. O CDUL B joga às 15.30 horas contra o Caldas e às 16.30 horas contra o Vitória. O CDUL C joga às 11.00 horas com o Direito B e às 11.30 horas com o Santarém.

3 comentários:

Anónimo disse...

jogos de 3 e 4 de março

Anónimo disse...

Gostaria que não se insistisse no termo "momento único".
Portugal está a fazer em 2007 o que foi feito em 2009.
Desta vez, esperemos que o resultado não se repita!

Saudações!peoln

miguel rodrigues disse...

O que foi feito em 1999, foi único nas altura tal como esté agora também é único, as circunstâncias são diferentes e as consequências de uma ida ou não ida ao mundial também são diferentes, a meu ver são mais drásticas. Pode ser o impulso definitivo da afirmação do rugby em Portugal no primeiro caso, ou a manutenção do que existe, e que é a sobrevivência.

Mas concordo,"momentos raros" (até à data) é mais adequado.

Um abraço